x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 50
    Usuário Avatar de Pablo RR
    Entrada
    27/07/2009
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimento: 1

Tio Eddie,

Vou falar da minha experiencia com pickup com diferencial aberto e bloqueio selecionavel (L200 sport) e com LSD na traseira (frontier attack). Mas ja vou adiantar que em situaçoes on-road os dois sao praticamente os mesmo. Vou explicar melhor:

Ja usei o bloqueio da L200 em duas situações:
    1. na fazenda, quando o pneu dianteio desceu numa vala e um dos pneus traseiros ficou suspenso. Funcionou muito bem o Bloqueio (nao sei a marca e nem o funcionamento).
    2. Foi na praia, litoral piauiense. Tinha uma areia muito fina. Um dos pneus estava numa areia ainda umida e outro caiu nessas areias finas. O carro começou a cavar de um soh lado. Puxei um pouco da areia, liguei reduzida, apertei o RD Lock e saiu tranquilo.

Nessas duas situações a picape já tinha mais de 50.000km rodados e eu nunca tinha usado. Na verdade se nao fosse o Mitsubishi Experience que eu participei quando morava em brasilia. Nem ia saber pra que serve o botao.heheeh.

Comparando:

Dirigi a L200 por mais de 60.000km e foi a primeira picape que realmente dirige bastante (mas o carro é do meu velho). Sempre achei a estabilidade da L200 incrivel para uma picape. Freia bem, e faz curvas muito bem. nao vejo a falta de um LSD para melhora-la e vejo o bloqueio selecionavel como um "tira de aperreio"

Comprei recentemente a frontier que veio com o tal LSD. Em situacoes on-road normais, vou explicar o porque do "normais" adiante, nao vejo utilidade para o LSD.
    A L200 anda muito bem sem sair de traseira nem nada. A frontier tambem é muito estavel e o carro esta sempre nao mao. Mas nao acho que isso seja pelo LSD e sim o setup da suspensão.

O unico momento que vejo a diferença entre elas em uso on-road, É quando arranco fazendo curva (o tal do zerinho.. mas eu nao faço isso nao, é como se arrancasse num sinal virando a direita por exemplo...) A L200 perde a traseira e fica rodando tranquilo (mas ai eh soh tirar o pe q ela volta a trajetoria). A frontier começa a derrapar e quando ta saindo de traseira de repente ela para um pouco e tenta se manter reta..mas logo volta a derrapar de novo... Ou seja.. eh soh arrancar com o pe mais moderado em algumas curvas... Em viagens pro exemplo andando a 120km/h faço curvas normalmente..as duas nao pendem e nem derrapam.

Em situacoes off-road eu vou deixar pra outras pessoas opinarem, pois eu ainda to aprendendo (lendo o forum e juntando grana.heeheh).. pra depois ir ter minhas proprias experiencias.

Abraçoos
    Ex - Frontier Xe Attack 2.8 Eletronic 4x4

Angelo, o FLock tem alivio em curvas?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Agradecimentos: 0
    Amigos;

Minha Dakota originalmente era equipada com o Track Lock.

Putz, como eu adorava aquele diferencial. Podia arrancar numa boa que não ficava patinando. Na chuva tinha que cuidar um pouco pra não ficar saindo de trazeira, mas mesmo quando isso ocorria era de uma forma previsível e perfeitamente controlável.

No off road, estando as duas rodas no chão também funcionave perfeitamente.

Depois que troquei os eixos, e adotei um trazeiro de troller antigo, que não tem nada além das planetárias e satélites confesso a todos que o carro mudou muito de comportamento.

Qualquer coisinha a roda de dentro tá patinando. Quando sai de trazeira é duma vez, e ao dar pá pra tentar controlar, a roda mais leve acaba ficando com todo o torque e o carro não responde ao comando. Até nas frenagens ficou pior, pois antes com o auxílio do bloqueio, dificmente travava apenas uma das rodas, e agora se freiar dentro da cruva é rabeada na certa.

Eu sou fã de diferencial que atua exatamente quando você precisa, e isso não quer dizer que os 100% são os melhores. Ainda não isei um desses, mas por tudo que converso vejo sempre ressalvas.

É por isso que sou fâ dos ELECTRAC. Atuam como LSD mas quando necessário aciona um botão e ele trava 100%.

Ainda vou usar um desses.

Abraços

Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Full Lock

Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Angelo, o FLock tem alivio em curvas?
    Como todo bloqueio automático, ele tem sim o "alívio em curvas", mas a coisa não é tão simples assim.

É necessário um piso com bastante aderência para que a roda externa a curva "solte", permitindo a compensação de rotação entre as rodas. E isso só se dá aliviando o pé do acelerador.

Em lama ou pisos de baixa aderência, raramente ocorrerá a compensação e o jipe terá a tendência de andar reto. Com o uso apenas no eixo traseiro esse efeito é bem menos sentido, mas vc sente o jipe saindo de traseira a todo o tempo.

Em uma arrancada em curva, sem as devidas malandragens do motorista (após conhecer o equipamento, dando um pequeno embalo e aliviando o pé), ele arrastará a as rodas. Isso também pode acontecer em manobras, mesmo em asfalto (comigo acontece direto dentro da garagem).

Além disso, a transição entre permitir a compensação e voltar a ter tração não é nada suave. É tudo ou nada, muitas vezes dando trancos e fortes estalos.

Se der uma olhada no link, perceberá melhor seu funcionamento: http://www.ensimec.com/PDF/AXLE_bloqueio_FULLLOCK.pdf

O bloqueio FullLock da Ensimec é um excelente produto. Tenho 2, uso e aprovo. Apesar disso, exige mudanças na forma de dirigir o veículo e, mesmo depois de certa experiência do condutor, fica longe do comportamento do veículo original.

Para jipes de trilha, considero o melhor custo benefício, mas para carros do dia a dia EU não usaria, daria preferência por um selecionável.

Abraços,
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Rabeada em Frenagens

Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Amigos;

Minha Dakota originalmente era equipada com o Track Lock.

Putz, como eu adorava aquele diferencial. Podia arrancar numa boa que não ficava patinando. Na chuva tinha que cuidar um pouco pra não ficar saindo de trazeira, mas mesmo quando isso ocorria era de uma forma previsível e perfeitamente controlável.

No off road, estando as duas rodas no chão também funcionave perfeitamente.

Depois que troquei os eixos, e adotei um trazeiro de troller antigo, que não tem nada além das planetárias e satélites confesso a todos que o carro mudou muito de comportamento.

Qualquer coisinha a roda de dentro tá patinando. Quando sai de trazeira é duma vez, e ao dar pá pra tentar controlar, a roda mais leve acaba ficando com todo o torque e o carro não responde ao comando. Até nas frenagens ficou pior, pois antes com o auxílio do bloqueio, dificmente travava apenas uma das rodas, e agora se freiar dentro da cruva é rabeada na certa.

Eu sou fã de diferencial que atua exatamente quando você precisa, e isso não quer dizer que os 100% são os melhores. Ainda não isei um desses, mas por tudo que converso vejo sempre ressalvas.

É por isso que sou fâ dos ELECTRAC. Atuam como LSD mas quando necessário aciona um botão e ele trava 100%.

Ainda vou usar um desses.

Abraços
    Renato,

Tive duas Dakotas e achei que o ABS traseiro fosse de série. Você deve estar tendo algum problema com o seu ABS para sentir rabeadas em frenagens. Dá uma olhada nisso, pois acho realmente um perigo pickups que não tenham ABS pelo menos na traseira ou aquele sistema da Ranger, acho que o nome é LSV.

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por aareal Ver Post
    Como todo bloqueio automático, ele tem sim o "alívio em curvas", mas a coisa não é tão simples assim.

É necessário um piso com bastante aderência para que a roda externa a curva "solte", permitindo a compensação de rotação entre as rodas. E isso só se dá aliviando o pé do acelerador.

Em lama ou pisos de baixa aderência, raramente ocorrerá a compensação e o jipe terá a tendência de andar reto. Com o uso apenas no eixo traseiro esse efeito é bem menos sentido, mas vc sente o jipe saindo de traseira a todo o tempo.

Em uma arrancada em curva, sem as devidas malandragens do motorista (após conhecer o equipamento, dando um pequeno embalo e aliviando o pé), ele arrastará a as rodas. Isso também pode acontecer em manobras, mesmo em asfalto (comigo acontece direto dentro da garagem).

Além disso, a transição entre permitir a compensação e voltar a ter tração não é nada suave. É tudo ou nada, muitas vezes dando trancos e fortes estalos.

Se der uma olhada no link, perceberá melhor seu funcionamento: http://www.ensimec.com/PDF/AXLE_bloqueio_FULLLOCK.pdf

O bloqueio FullLock da Ensimec é um excelente produto. Tenho 2, uso e aprovo. Apesar disso, exige mudanças na forma de dirigir o veículo e, mesmo depois de certa experiência do condutor, fica longe do comportamento do veículo original.

Para jipes de trilha, considero o melhor custo benefício, mas para carros do dia a dia EU não usaria, daria preferência por um selecionável.

Abraços,
    Minha explicação sobre o funcionamento do Full Lock:
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Nunca o jeep saiu de trazeira nas curvas em dias de chuva o full lock é bastante sensível à isso, é uma questão de aprender usar o acelerador, acelerou(em marcha) ele aciona, desacelera ele desacopla.

A mesma coisa para a segunda pergunta, na hora de virar(curvas) ele desacopla legal(imediato) independente da velocidade e condições do terreno, basta tirar o pé do acelerador, agora se entrar de pé em baixo nas curvas a coisa muda pq no molhado vc vai rodar e no seco vai passar direto...

As vezes a galera(leigos) pergunta o porque dos estalos, daí eu tenho que explicar que trata-se de um mecanismo anti-derrapante e que os estalos são o sistema de alívio, acontecem quando o equipamento não é exigido(curvas, etc).

Bom, acho q é isso aí.

[]'s
    Tem mais relatos meus sobre o Full Lock postados em outros tópicos:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...116#post433116
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...814#post428814
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...725#post424725

[]'s

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por aareal Ver Post
    Renato,

Tive duas Dakotas e achei que o ABS traseiro fosse de série. Você deve estar tendo algum problema com o seu ABS para sentir rabeadas em frenagens. Dá uma olhada nisso, pois acho realmente um perigo pickups que não tenham ABS pelo menos na traseira ou aquele sistema da Ranger, acho que o nome é LSV.
    Meu ABS está funcionando perfeitamente.

O fato é que o sensor fica na coroa, ou seja, deferentemente dos ABS mais eficientes, ele não interpreta quando existe uma difeença significativa de rotação entre uma roda e outra. Nessas, se uma roda apenas trava, e a outra continua girando, a coroa também gira e o sistema não interpreta bem. Por isso que a adição do bloqueio colabora muito com a sua atuação.

Pra falar a verdade, esse sistema de ABS trazeiro que equipa algumas pick ups tem a principal função de equilibrar a força do freio trazeiro de acordo com o peso transportado.
    Se mais pesada, maior força pode ser enviada aos freios e vice versa.

As Hilux mais antigas possuem apenas a válvula equalizadora que na minha opinião acabam funcionando melhor. Entenda que numa frenagem forte a trazeira levanta e acaba transmitindo menos peso para os pneus facilitando o travamento. O fato da válvula ser uma sistema mecânico, a atuação é imediata. Porém em curvas, pode acontecer exatamente o problema que descrevo na minha.

Também tive outra Dakota, uma 98 que não tinha o track lock e ao "pular" para a atual, 99 notei uma diferença absurda no comportamento do carro em várias cituações.

Em tempo, alguns projetos não preveem esse tipo de diferencial nas pick ups, mas endoço o que já foi dito que é um dispositivo de incremento na estabilidade e segurança.

E esse ABS traseiro, por mim eu substituiria por uma válvula mecânica.

Abraços

Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post

Renato,

Gostei desta ideia, vou pesquisar mais a respeito!

[]s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Eletrac é da Eaton eu acho...

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Renato,

Gostei desta ideia, vou pesquisar mais a respeito!

[]s
    The Detroit Electrac functions as a heavy-duty limited-slip differential and as a driver-actuated fully locked performance differential.
    http://www.rockcrawler.com/features/...r/electrac.asp

[]'s

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Opa Tio!!!

A coisa aqui tá boa!!!!

Planetárias são helicoidais tb e são 6!
    Tem isso aqui para vender?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem