Postado originalmente por
aareal
Como todo bloqueio automático, ele tem sim o "alívio em curvas", mas a coisa não é tão simples assim.
É necessário um piso com bastante aderência para que a roda externa a curva "solte", permitindo a compensação de rotação entre as rodas. E isso só se dá aliviando o pé do acelerador.
Em lama ou pisos de baixa aderência, raramente ocorrerá a compensação e o jipe terá a tendência de andar reto. Com o uso apenas no eixo traseiro esse efeito é bem menos sentido, mas vc sente o jipe saindo de traseira a todo o tempo.
Em uma arrancada em curva, sem as devidas malandragens do motorista (após conhecer o equipamento, dando um pequeno embalo e aliviando o pé), ele arrastará a as rodas. Isso também pode acontecer em manobras, mesmo em asfalto (comigo acontece direto dentro da garagem).
Além disso, a transição entre permitir a compensação e voltar a ter tração não é nada suave. É tudo ou nada, muitas vezes dando trancos e fortes estalos.
Se der uma olhada no link, perceberá melhor seu funcionamento:
http://www.ensimec.com/PDF/AXLE_bloqueio_FULLLOCK.pdf
O bloqueio FullLock da Ensimec é um excelente produto. Tenho 2, uso e aprovo. Apesar disso, exige mudanças na forma de dirigir o veículo e, mesmo depois de certa experiência do condutor, fica longe do comportamento do veículo original.
Para jipes de trilha, considero o melhor custo benefício, mas para carros do dia a dia EU não usaria, daria preferência por um selecionável.
Abraços,