continuo favorável aos motores a diesel mas o preço do seguro assusta... para o meu perfil fica até inviável fazer seguro de caminhonete a diesel, mesmo morando num bairro bom...
Versão Imprimível
continuo favorável aos motores a diesel mas o preço do seguro assusta... para o meu perfil fica até inviável fazer seguro de caminhonete a diesel, mesmo morando num bairro bom...
O Spacefox da minha esposa só abastece com gasolina.
Carro gosta de gasolina
http://gaspoint.blogspot.com/2009/10...-gasolina.html
Comercial Petrobras - Sonhos de consumo[ame="http://www.youtube.com/watch?v=5om2FxHlHLM"]YouTube - Comercial Petrobras - Sonhos de consumo[/ame]
Essa é a nova propaganda da Petrobrás, uma sacada espetacular.
Gosto de explicar para os clientes na oficina que carro gosta mesmo é de gasolina. As vezes isso soa estranho, afinal aqui faz-se conversão para gás natural e álcool, e o normal seria que eu puxasse a sardinha para os combustíveis alternativos acima de qualquer coisa. Mas eu sei e você sabe que não é bem assim. Conversão significa adaptação, significa alterar as características originais do carro, significa modificar aquilo que foi desenhado para funcionar de um jeito, para funcionar de outro. Seria no mínimo mentiroso dizer que o carro fica "ótimo". A gasolina é um combustível nobre, com características exclusivas que tornam o funcionamento de qualquer motor muito melhor. Com gasolina você pode ter cabos velhos, velas estragadas, vazamentos, distribuidor rachado e mais um monte de problemas que é só dar partida que o carro funciona.
Nem os carros flex funcionam tão bem. Tenho um Ford Ka zero km, ele nunca ficou 100% rodando no álcool, experimenta colocar gasolina e todos os problemas terminam.
Se você tem planos de converter seu carro para rodar com GNV ou com álcool, muito bem, vá em frente, mas fique atento; álcool é mais econômico, GNV é muito mais econômico, mas converter é adaptar e se não for muito bem feito você pode não gostar do resultado, apesar da redução do peso no bolso.
Ele foi muito honesto, o que é bom é de fábrica....é necessário pensar 10 vezes antes de converter pra GNV e principalmente pra Alcool....não é uma simples mudança de chip q vai fazer um motor aceitar alcool, todos os lugares por onde o alcool passa é preparado no projeto do motor, pois é um combustível corrosivo e que agride as peças, isso só se faz na fábrica!
Gasolina e Diesel são lubrificantes....principalmente o Diesel....
Abs!
Vc está certo quando os motores não vêm modificados de fábrica, mas o motor à gasolina da Ford Ranger fabricados desde 2007 vem modificado de fábrica para receber GNV.
http://www.gnceros.com.ar/phpBB/view...ranger#p174901
"...
Te cuento que yo trabaje en FORD y una partida de 2500 motores en Mayo del 2007 salieron preparado para GNC, ahora no se si para este pais o algun otro http://www.gnceros.com.ar/phpBB/imag...on_mrgreen.gif Les haciamos una modificasion al mazo motor original, colocabamos un tipo de filtro a un empalme. Porque no lo se pero tengo entendido que andaban bien.
El motor era de procedencia EEUU y el mazo motor se fabricaba en Portugal.
..."
No manual da Ford entregue ao proprietário do veículo "Sistema de Gás Natural Veicular - GNV", escrevem o seguinte:
"... A garantia de durabilidade para a utilização do Sistema de Gás Natural veicular só é válida para os veículos com motorização de 150 cv de potência, ou seja, as versões anteriores não estão incluídas ..."
"... Além do novo desempenho, o motor possui inovações que o permitem utilizar o gás natural veicular (GNV), sem comprometer a garantia original do veículo ... uma vez que este motor foi especialmente construído, utilizando materiais que suportam as condições mais severas geradas pela utilização do combustível gás. Dessa forma é possível atingir a mesma longevidade de quando se opera com o combustível gasolina ..."
Até hoje não li nada que contradiga a respeito do motor à gasolina da Ford Ranger vendida aqui preparado para o GNV.
No meu caso, o problema com o GNV são as convertedoras. Aqui em BH, não existe nenhuma autorizada pela Ford.
Pelo contrato com a White Martins (Praxair) o kit a ser instalado era o BRC Sequent & Drive. A Ford estaria testando o kit mais moderno BRC Plug & Drive, mas pela sistemática como tais mudanças são introduzidas pela Ford só deve vir em 2010.
Os motores atuais à gasolina da Nova Ford Ranger já vêm também com velas NGK Iridium de maior durabilidade.
A dúvida que eu tenho é se nestes testes com o novo kit da White Martins já estão testando o motor Flex.
Correto Carioca, salvo engano os únicos modelos preparados pela fábrica pra queimar GNV são o Siena Tetra Fuel, a Ranger 2.3 e o Astra MultiPower (esse nem sei se ainda é fabricado)...esses sim são preparados. Mesmo com a preparação, sei q o Siena perde um bom rendimento quando utilizado o GNV, o que ainda, mesmo de fábrica, gera um desgaste precoce do equipamento...mas tem a garantia da fábrica né? Então tá valendo...
A diferença entre o Siena, Astra e a Ranger é que os dois primeiros já vêm "plug and play" de fábrica hehehe...já montado e pronto pra usar, fácil prático e menos custoso. Já a Ranger só vem com o motor preparado, para a instalação do GNV é necessária a participação de um terceiro, no caso a White Martins...tudo bem que autorizado e garantido pela Ford, mas com um custo absurdamente caro, chagando a ser mais que o dobro de uma outra empresa não autorizada pela Ford.
Sem futuro....
Abs!!
Na minha opinião, e, respeito a sua, o custo do kit se dilui na economia de combustível rapidamente. O kit Plug & Drive é mais fácil de configurar que o anterior.
Para mim, o pior da Ranger GNV é a perda de volume do bagageiro e a escassa rede de oficinas convertedoras autorizadas (em MG não existe nenhuma convertedora autorizada).
Para mim, a maior satisfação que me proporciona uma picape é o seu bagageiro: "quem tem bagageiro, tem poder".
Cara...o custo do kit se dilui rapidamente se o cara andar MUITO.....MUUUUITO mesmo....pq o kit da Whit Martins é MUUUITO caro, mais q o dobro das demais convertedoras.
Sobre a caçamba concordo, a perda de espaço é inevitável e isso é uma mer**. Pelo menos aqui em Maceió, as convertedoras (que depois da alta do preço do GNV tiveram que fazer mágica para não falirem) começaram a instalar o cilindro embaixo do veículo. Já vi Dakota, Uno, Doblo, EcoSport, Saveiro....vários modelos com o cilindro embaixo, isso deve resolver alguns problemas (como o do espaço), mas deve gerar outros problemas (como o da estrutura)...
Enfim....sendo em cima ou embaixo o GNV continua sendo uma gambiarra, e desse tipo de serviço eu quero distância. Gambiarra eu só aceito se for na parte elétrica (iluminação, som, etc), na parte mecânica jamais....
Lembro bem de uma amiga que tinha um Fiesta Sedan Flex 1.6, instalou um kit GNV pouco tempo depois de tira-lo da loja 0km. Depois da experiência de perder mais da metade da mala, do barulho que o cilindro fazia na mala, os problemas mecânicos que o carro teve pelo uso do GNV e o custo maior de mantenção....ela concluiu que a economia na hora de abastecer não compensa todos os contras citados...
Pra vc ter uma idéia, o GNV perdeu tanta "moral" por aqui, que as lojas (seja de carros 0km ou Semi-Novos) não aceitam carros com GNV na troca...a pessoa que se vire pra vender o carro de forma particular...
O preço de uma boa instalação e equipamento de qualidade se recupera, nisto permita-me discordar.
Para mim, em primeiro lugar GNV tem que obedecer e ser regulamentado pela montadora.
Além da economia de combustível, vantagem do GNV em certos Estados pela redução do IPVA para 1%. Aqui em MG o IPVA de picape é 3%: só 2% de "vantagem" se emplacasse no RJ.
Para mim, não faz sentido esta discussão, porque não existe convertedora que instale kit de 5a. geração existe em MG e também por perder espaço no bagageiro.
Discussões quando envolvem gostos pessoais são sempre longas. Eu evito certos falsos "paradigmas", tipo "contra fatos, não há argumentos", com "contra os argumentos, inúmeros são os fatos".
E nós vamos ficar empilhando fatos para sustentar os nossos argumentos.
E hoje é feriado, :dance:!
Dê uma gogglada e veja quantas besteiras se "sustentam" com "contra fatos, não há argumentos".