Olá pessoal, apesar de o carro em questão ser um Suzuki Grand Vitara(geração 2) resolvi postar neste grupo "Picapes" pelo fato de que os foristas que entendem mais de tecnologia de câmbio frequentarem mais este grupo e tb de o problema tratar-se mais de câmbio automático do que de um modelo específico de carro.

O fato aconteceu com a viatura de um amigo meu, abaixo segue seu relato com a ordem cronológica dos fatos:

1- O carro estava com um vazamento de óleo proveniente do retentor do volante do motor, que deveria ser trocado;

2 - No procedimento de troca do retentor o mecânico desconectou a bateria, tirou todos os parafusos que prendiam o conversor de torque na carcaça do bloco do motor, retirou todos os parafusos de fixação do câmbio, desconectou todas as mangueiras e conectores elétricos do mesmo e, por fim, retirou o cambio utilizando um macaco hidráulico de sustentação, não forçado o câmbio em momento algum.
Após a sua retirada, trocou o retentor e, na pressa, conectou rapidamente os conectores elétricos e as conexões hidráulicas. Nesta hora, já estava escuro e a oficina era mal iluminada.

3 - Após baixar o macaco, ao dar a ré para retirada o veículo, ele(meu amigo) notou, de cara, um forte tranco, o que se repetiu na posicão D.

4 - Ao sair da oficina, notou que o carro não passava as marchas a frente, permanecendo como se estivesse apenas na primeira marcha. No painel, nenhuma luz de advertência acendeu ou piscou.

5 - Voltando a oficina, o mecânico constatou que não havia conectado corretamente dois conectores: o que informa a rotação do motor p/ troca das marchas e o que realiza o sincronismo das mesmas. Essa reconexão foi feita com a bateria ligada.

6 - À partir daí, as marchas começaram a ser passadas corretamente e no tempo certo, tanto para frente como nas reduções e retomadas, porém o tranco de R e D permanecem, apenas na hora de engatar essas marchas.. Ao sair com o carro ou parar, esse tranco não ocorre.

7 - O mecânico suspeita que houve um dano (folga) no diferencial traseiro, devido ao esforco feito na hora que os conectores estavam mal encaixados.

Logo, ele gostaria de saber, se isso realmente procede, ou se não teria mais algum conector solto ou mal encaixado que influenciaria nisto ou se não ficou algum erro na central e como fazer para ressetá-la.

Agradeço antecipadamente a qualquer informação que possa ajudar na solução do problema.

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...