Pois bem, você mesmo respondeu. Sua F250 é um caminhão tal como está descrito no seu documento. Por via de regra, têm sim que respeitar inclusive locais e horários de circulação específicos para caminhões , mas ao que parece,nesta questão ao menos, policiais e outros agentes de fiscalização fazem vista grossa para esses caminhões travestidos de Pick ups tal como a sua F250 e Dodge Ram 2500.
E Anthon,
Entenda que não existe equivalência nenhuma de CAMINHONETES com caminhões perante a lei. Se for levar a ferro e fogo essa questão, nossas pick ups não só serão equivalentes a um caminhão, mas também a CICLOMOTORES, CHARRETES, CARRO DE MÃO, BONDE, MOTONETAS, TRICÍCLOS, e todos os outros tipos de veículos que o parágrafo primeiro do atrigo 61 do CTB não especifica.
Essa questão só é válida para os limites de velocidade. E nada mais.
No caso da F250 4x4, nominalmente seu PBT é maior que 3500kg, o que a torna um veículo de mesma categoria de uma F4000, mas com capacidade de carga bem inferior. Por isso usa rodagem simples na trazeira, mas a razão mais clara para tal classificação é enquadrar o veículo numa tributação bem mais baixa.
Lembre-se da época em que F250 era só 4x2, a XL ou a XLT eram caminhonetes (PBT< 3500kg), mas existia a HEAVY DUTY que na prática era exatamente o mesmo carro, porém nominalmente com PBT> 3500kg, e então a tornava mais barata que sua semelhante XLT, porém com as exigências típicas de um caminhão tal como a atual F250 4x4.
Portanto, cada veículo tem sua classificação.
Mais uma vez CAMINHONETE é caminhonete e CAMINHÃO é caminhão.
E de uma vez por todas, tributação de IPVA não segue a mesma regra de limites de velocidade. Pra falar a verdade nem quero procurar saber o que tem direito a ter imposto menor e o que não tem. Como já disse antes, em São PAulo, caminhonetes com capacidade para mais de 3 passageiros pagam 4% de IPVA ao passo que as demais pagam 2%. Isso é regra da Secretaria Estadual da Fazenda e não do Denatran.
Sem mais
Abraços