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Convex Datacenter
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  • #13



    Citação Postado originalmente por lucasam Ver Post
    Eu tenho granjas de suinos e biodigestores.
    Optei por usar um motor gasolina associado ao biogás. Conheco algumas pessoas que trabalham com diesel.
    Ambos funcionam relativamente bem.
    A conversão do diesel-gas é feita na minha região somente com um redutor de pressão.

    Para veiculos convencionais a bosch ja desenvolveu um sistema de ignição eletronica flex (diesel-gnv)
    http://www.bosch.com.br/Imprensa/Rel...idRelease=4103
    pois é, lucas... mas nesse caso da adaptação diesel-gnv feita na tua região ainda se misturam esses combustíveis pq o gnv precisa da faísca para a ignição, a ser promovida pelo diesel... se fosse diesel/gás aí precisaria de um sistema de ignição e injeção como num motor que opera no ciclo otto para poder usar só o gnv... se usar biodiesel, que pode ser feito até com banha de porco solubilizada em álcool, aí fica bom...

  • #14
    lucas, tu negocia os créditos de carbono?

  • #15
    Gente, eu estou achando este papo de conversao do diesel para o gas muito legal do ponto de vista ecologico mas a questao é que, com toda a tecnologia desenvolvida para os kits de conversao da gasolina para o GNV (kit de geraçao 5 etc..) o sistema deixa muito a desejar.
    Nomeu caso estou em breve abandonando o GNV e retornando para o bom e velho diesel.

  • #16
    esses piaggio ape chegam a fazer 35km/l com diesel, não passando dos 60km/h... eu ja pensei em tentar importar um (produzido na índia) para rodar com óleo de mamona, e o motor lombardini é produzido sob licença pela agrale, então reposição de peças não seria um problema tão sério... se tivesse acesso a biogás talvez fizesse a conversão... para o trânsito de porto alegre estaria suficiente...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -piaggio-ape-calessino-com-loura-do-lado.jpg   -piaggio-ape-taxi-da-costa-rica.jpg   -piaggio-ape-da-ups-da-costa-rica.jpg   -piaggio-ape-para-servicos-de-seguranca.jpg  

  • #17
    Citação Postado originalmente por GRACIELA SOUSA FERNANDES Ver Post
    Gente, eu estou achando este papo de conversao do diesel para o gas muito legal do ponto de vista ecologico mas a questao é que, com toda a tecnologia desenvolvida para os kits de conversao da gasolina para o GNV (kit de geraçao 5 etc..) o sistema deixa muito a desejar.
    Nomeu caso estou em breve abandonando o GNV e retornando para o bom e velho diesel.
    o gás trabalha melhor com taxas de compressão mais altas e turbo, ítem praticamente obrigatório em motores a diesel modernos... talvez por isso em motores a diesel o desempenho fique mais próximo do original... a propósito: ja existem projetos de motores flex a diesel e hidrogênio...
    http://www.galpinautosports.com/

  • #18

    Talking

    Pessoal, pode ter certeza que a merda das pessoas, que muitos nem se preocupam para onde vai, e muitas vezes até consomem por tabela (falta de higiene, etc.), ainda que lentamente devido a ignorância e o preconceito, já pode ser aproveitada (lodo de esgoto das cidades) nas Estações de Tratamento, após seca e desinfectada como adubo na agricultura. Lembra que os fertilizantes só este ano tiveram um aumento de 50%. Os interessados poem consultar as Resoluções do CONAMA sobre o lodo de esgoto. !!!
    LUCASAM, gostei da iniciativa. Após a fermentação e utilização do gás, não esqueça de aplicar o resíduo sólido em algo útil.
    Na natureza tudo se transforma e pode ser reaproveitado, o que não é inteligente é jogar o "lixo" no terreno do vizinho.
    Abração
    Antho
    4X4 Brasil

  • #19
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    o gás trabalha melhor com taxas de compressão mais altas e turbo, ítem praticamente obrigatório em motores a diesel modernos... talvez por isso em motores a diesel o desempenho fique mais próximo do original... a propósito: ja existem projetos de motores flex a diesel e hidrogênio...
    http://www.galpinautosports.com/
    Concordo com voce, mas em quanto tempo teremos preços competitivos e tecnologia confiável?...
    Até hoje nao conseguimos nacionalizar alguns componentes do kit GNV tradicional, dependemos de alguns itens lá de fora, já que os nacionais ainda nao sao bons.

  • #20
    Graciela. Seja Bem-Vinda ao Fórum. Não são bons porque não existem medidas governamentais efetivas para a nacionalização (proteção dos empreendedore brasileiros) de muitos produtos, e os fertilizantes são um exemplo. Vamos ver se vai haver nacionalização mesmo.
    Aliás, o que é comum é a constante é a desnacionalização das empresas de brasileiros, inclusive de tecnologia, que muitas vezes são compradas, ou absorvidas, por estrangeiras, só para fecharem as suas portas (para não haver competição).
    Antho
    4X4 Brasil

  • #21
    Usuário Avatar de Kim
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Pessoal, pode ter certeza que a merda das pessoas, que muitos nem se preocupam para onde vai, e muitas vezes até consomem por tabela (falta de higiene, etc.), ainda que lentamente devido a ignorância e o preconceito, já pode ser aproveitada (lodo de esgoto das cidades) nas Estações de Tratamento, após seca e desinfectada como adubo na agricultura. Lembra que os fertilizantes só este ano tiveram um aumento de 50%. Os interessados poem consultar as Resoluções do CONAMA sobre o lodo de esgoto. !!!
    LUCASAM, gostei da iniciativa. Após a fermentação e utilização do gás, não esqueça de aplicar o resíduo sólido em algo útil.
    Na natureza tudo se transforma e pode ser reaproveitado, o que não é inteligente é jogar o "lixo" no terreno do vizinho.
    Abração
    Antho
    Galera!

    Aqui na minha cidade a SANEPAR (saneamentos do paraná) oferece gratuitamente a "lodo", já pronto para fertilização.

    Está sendo muito usado para plantios de mandioca, sendo aqui, o polo no Brasil na produção desta raiz.

    Os resultados estão sendo significativos.

  • #22
    Abração Kim, sinceramente gostaria de estar morando, hoje, no Paraná. Está de dar inveja ao resto do país. O desenvolvimento de toda essa tecnologia, tive a oportunidade de acompanhar na CETESB-SP na década de 70.
    Fala pro Dú que estou mandando uma abração. Espero que ele ja tenha equacionado a CT na CJotinha.
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #23
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    Acho que a pesquisa de combustiveis são um cenário classico onde é necessário alguma forma de subsidio.

    O pro-alcool subsidiou o alcool por muitos anos, o fim do subsidio quase acabou com o combustivel e hoje é uma matriz energetica perfeitamente viavel, eficiente e barata.

    Acredito que a mistura diesel - GNV, assim como o biodiesel ainda são tecnologias em desenvolvimento, e somente são economicamente viaveis em casos particulares.

    No meu caso eu utilizo o gas dos biodigestores para bombear o próprio degeto atraves de uma rede de distribuição para pastos.
    Só se tornou viavel porque a tecnologia é estacionária, os biodigestores foram construídos pela Sadia em uma possivel parceria de trocas de creditos de carbono.
    Se fosse retirar os biodigestores do meu bolso o projeto não seria viável.

    Também, no meu cenário, não foi viavel a produção de energia pois a tecnologia para acelerar e desacelerar o motor em função das variações de tensão ainda não apresentam uma relação custo-durabilidade-beneficio aceitáveis para a demanda de energia que eu tenho na fazenda.
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #24
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    lucas, tu negocia os créditos de carbono?
    Agora sobre creditos de carbono eu acho o projeto uma ótima idéia de implementação horrível.
    O projeto de biodigestores da fazenda foi pago pela Sadia com a expectativa de comercializar créditos de carbono.

    Infelizmente a burocracia envolvida tanto por parte da ONU quanto do governo brasileiro que tem que homologar o projeto é bizarro.
    A Sadia em parceria com a Price Watherhouse Coopers está tentando aprovar esse projeto a 3 anos e ainda não conseguiram.
    Infelizmente tudo no mundo gira em torno de dinheiro, vou te dar um exemplo dos absurdos.
    1 - A ONU exige que o gás produzido pelo biodigestor seja queimado entre 500 e 800 graus em queimadores homologados pela ONU.
    Em principio parece justo, visto que a ONU irá pagar pelo gás queimado.
    Agora tudo o que é homologado para esse projeto tem um custo absurdo.
    Os queimadores custam horrores.
    Um gerador de energia de 90KVa preparado para biogás homologado custa no brasil R$ 150 000,00.
    O mesmo gerador construido pela Universidade Federal de Uberlandia custa aproximadamente 10 000,00. A diferença é que o gerador da UFU não tem carimbo da ONU, portanto eu não posso utiliza-lo na propriedade.

    No meu caso o gás que eu consumo na irrigação passa por fora do relogio da ONU e, se a ONU pagasse pelo meu gas, não pagaria pelo gas que eu consumo na irrigação.
    Energeticamente falando consumir o gás na irrigação é o dobro melhor, porque alem de realizar a queima prevista do gás eu ainda não consumo petróleo para tocar os motores.
    Mas a ONU prefere não me remunerar por ele ou me obrigar a comprar um produto de R$150.000,00 que é basicamente um motor AP2000 de Santana um kit gás comum e um gerador padrão de mercado.
    Esse me parece o caso "Na corrida do ouro ganha dinheiro quem vende as picarretas".
    Frontier SE 4x4 - 2006

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