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Potencia nao eh nada .... Torque eh o que vale ...

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  • 12/01/2008, 00:10
    shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não é bem assim. O torque é bom sim mas o que faz as picapes novas serem tão boas é justamente a potência que só os motores de diesel de alto regime de rotação são capazes. Prova disso eram as picapes antigas (D20 F1000) como motor de trator agrícola. Cheios de torque em baixa rotação e não andavam quase nada.

    X3...........................

    Lembrando que a Ranger 3.0 acelera mais rápido que a 2.8, mesmo com um câmbio muito mais longo (4,10 e 3,73 nas 2.8 versus 3,54 nas atuais 3.0).

    Completo o cometário do Walter afirmando que, citando o caso do MWM TD229, em 2800rpm´s ele entrega os 122cv na F-1000. O TD 229/4 agrícola tem 105cv a 2300rpm´s e 37,9kgf.m a 1500 rpm´s. O mesmo NGD 3.0 oferece 163cv a 3800rpm. Mas em 2000rpm´s o NGD tem apenas 108,7cv e o torque dele, segundo dados da International é de 38,7kgf.m a 1600rpm´s.

    Se o torque é o fator preponderante, então uma Ranger 3.0 e uma F-1000 com motor 229 deveriam acelerar igualmente, certo? Mas não é isso que ocorre...

    Abraços
  • 12/01/2008, 00:13
    Homero
    o que importa para performance é a potencia
  • 12/01/2008, 00:18
    Homero
    Citação:

    Postado originalmente por murilloaquino Ver Post
    É, na realidade, o que mais chama a atenção e meche com a emoção dos compradores de automoveis, e na maioria das vezes leigos, é a potencia...Mas não adianta nada ter muita potencia e não ter torque.O ideal é um motor diesel com bastante potencia, como o da ram....Mesmo sendo low speed, ele tem muito torque e ainda uma potencia elevada...

    O motor da Ram se fosse HS e de mesma potencia faria a mesma coisa , desde que o cambio casasse para a nova situação.

    Com mais torque em baixa principalmente certamente aumenta o conforto de dirigir mas a performance precisa de potencia.
  • 12/01/2008, 00:19
    murilloaquino
    E sobre o comentario, o interessante no motor da hilux, e que mesmo ele tendo 35 kg de torque, ele mantem esse torque por uma faixa de rotação muuito grande, prova de que o motor foi bem projetado em comunhão com o tgv.O motor 2.8 da s-10 tem 34.7kg de torque, mas esse torque é atingido somente em 1800 rpm...Em 1400 por exemplo, ele tem 21, supondo e em 2800 ele tem 29.COnjugado com o cambio automatico q ainda tem o conversor de torque, que duplica o torque nas acelerações , faz com que a hilux seja um carro automatico muito gostoso de dirigir, porque o carro auto precisa de muito torque e o carro a diesel tem naturalmente, conjugado com um motor em que ele ´´fica`` por mais tempo...
  • 12/01/2008, 00:20
    dalmolin
    Citação:

    Postado originalmente por Homero Ver Post
    o que importa para performance é a potencia

    a potencia do PS 3.0 eh perto dos 180 cv da F250 .... e um 3.0 na F250 seria um desastre!!.... explica ae homero...
  • 12/01/2008, 00:24
    Homero
    Não seria desastre com um cambio adequado
  • 12/01/2008, 00:27
    dalmolin
    o negocio eh comprar uma biz ,,, que a gente nem sabe quantos cv tem ...:mrgreen:
  • 12/01/2008, 00:27
    murilloaquino
    Depende do uso proposto.Com um cambio curto, um TGV e os 185 cv.O torque seria um pouco menor(45 kg), mas se manteria por uma faixa maior, o que faria com que a condução fosse mais agradavel e ainda não tão cansativa....
  • 12/01/2008, 00:38
    Homero
    Porque tem gente que coloca turbo em carro a gasolina?O torque em baixa geralmente piora mas a potencia sobe(aumenta o torque em alta)e normalmente o carro arranca mais rápido
  • 12/01/2008, 00:41
    Homero
    Dalmolin


    O que aconteceu com o motor da sua f250?
  • 12/01/2008, 00:49
    shimomoto
    Homero...

    Ele tá querendo trocar por um Cummins Max Power!!!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

    (brincadeira Dalmolin!!)

    Abraços
  • 12/01/2008, 10:12
    ojaneri
    Potência é proporcional ao torque...

    Então, eu acho que a afirmação inicial que é o torque que importa é furada, pois sem ele não haveria potência....E potência não existe sem torque. Existe configurações, como explanados pelos colegas Daniel e Homero que atendem melhor determinadas situações.
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