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Potencia nao eh nada .... Torque eh o que vale ...

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  • 11/01/2008, 23:23
    murilloaquino
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não é bem assim. O torque é bom sim mas o que faz as picapes novas serem tão boas é justamente a potência que só os motores de diesel de alto regime de rotação são capazes. Prova disso eram as picapes antigas (D20 F1000) como motor de trator agrícola. Cheios de torque em baixa rotação e não andavam quase nada.


    X2!!!!!
    A silverado em comparação com a f-250, vc tem q levar em conta tambem o peso das camionetes...A silverado é uns 500kg mais leve...
    É so vc andar em uma ranger com chip e mais de 200 cv, que veráa diferença de mais potencia, principalmente quando numa acelerada, vc passa das 3000 rpm e o carro ainda tem mais folego...
  • 11/01/2008, 23:26
    dalmolin
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não é bem assim. O torque é bom sim mas o que faz as picapes novas serem tão boas é justamente a potência que só os motores de diesel de alto regime de rotação são capazes. Prova disso eram as picapes antigas (D20 F1000) como motor de trator agrícola. Cheios de torque em baixa rotação e não andavam quase nada.

    a S10 eh o melhor exemplo , do 2.8 mecanico pro 2.8 eletronico , com potencia na mesma faixa de giro , relaçao igual ,, mudou o que??? anda a mesma coisa ....
  • 11/01/2008, 23:32
    murilloaquino
    Tecnicamente, o motor 2.8 da s-10 é meio atrasado e eles foram mais conservadores na potencia.NO antigo site da MWM, tinha o 2.8 da s-10 eletronico com aproximadamente 160 cv.Os motores da ranger e da hilux, por exemplo são motores mais modernos, 16 v e com uma litragem maior.Tanto que estão subpotenciados, pois concerteza o consumo e a durablidade, alem da condição de rodagem e do combustivel brasileiro, eles redmensionaram...É facil chegar perto dos 200 cv nos motores mais novos...
  • 11/01/2008, 23:33
    Edintruder
    A Ranger 2.5 dá 100km/h em 3a e está muito longe de ser um bólido! O desempenho está diretamente relacionado com a relação peso x potência (cv).
  • 11/01/2008, 23:36
    dalmolin
    eh obvio que o hsd na relaçao curta anda mais que o lsd na longa ....

    eu comparei o mesmo veiculo , com 2 motores de potencial igual e torque diferente.... o que nao existe cada um tem sua relaçao e etc ...

    mas por exemplo o motorzin do 1618 na F250 fazia ela arrancar em 4ª:shock: ! ou nao ??
  • 11/01/2008, 23:45
    dalmolin
    MUrilo , vc jah andou numa F250 simples?

    Faz o peso/potencia da ranger 3.0 e o da F250 .... se nao me engano a ranger dah menor....

    agora anda com as duas , e vc ve qual vai melhor....

    sem conversa que aki tbm tem renger 3.0 e hilux tbm
  • 11/01/2008, 23:57
    murilloaquino
    Já andei...ela puxa muito, mais o prob é que tem q jogar a marcha muito rapido.Então, as vezes vc perde tempo na troca de marchas.Alem disso, os cambios não são esportivos e por isso ´´demoram`` de entrar.EU falei da ranger pq ela tem a relação longa com um motor chipado, com mais de 200 cv e aproximadamente 44 kg de torque em 2000 kg.O que se ver, é que o motor não enxe tão rapido como da f-250 porque a relação é mais longa, mais percebe-se q ele anda muiiiito....
    A tocada é parecida com a de um carro a gasolina turbinado, com as devidas proporções...
  • 11/01/2008, 23:59
    Homero
    Dalmolin

    Potencia = torque X rotação X 1,4

    Se voce pegar uma curva de torque e potencia de um motor e voce multiplicar o torque em kgf pela rotação/1000 e multiplicar por 1,4 voce verá que o resultado cai encima da curva de potencia.

    Então não existe potencia com torque zero pois o resultado seria zero.Então torque é importante.Mas para maior performance a potencia é quem resolve desde que não haja nenhuma anormalidade com a curva de torque.Para a maioria dos motores de carro com cambio razoávelmente bem escalonado a arrancada mais rápida é conseguida esticando as marchas até um pouco acima da rotação de potencia máxima pois assim o motor trabalha sempre próximo a potencia máxima e resulta numa potencia média maior durante a arrancada.Motores com maior torque em baixa para uma mesma potencia máxima arrancam mais rápido porque ao trocar de marcha e a rotação cai a potencia nesse instante é maior (do que um com menor torque em baixa) e então durante a arrancada o motor trabalha com a media de potencia maior.
    Se existisse um motor com curva de potencia plana por exemplo a mesma potencia de 2000 até 6000 rpm significaria que o torque a 2000 rpm seria igual a 3x o torque a 6000 rpm e ai bastava esticar as marchas até que a proxima não caisse abaixo de 2000 rpm.Não conheço nenum motor assim.

    Imagina um veiculo com cambio cvt que pudesse escolher em qual rotação o motor iria trabalhar.Para máxima arrancada seria a rotação de potencia máxima assim como a velocidade máxima também.A FIA proibiu o uso de cambio CVT na formula 1 , passou há alguns anos uma reportagem no Discovery Channel sobre cvt .
    Em motores a gasolina geralmente a rotação de torque máximo costuma estar associada a maior economia.
  • 12/01/2008, 00:02
    dalmolin
    Citação:

    Postado originalmente por murilloaquino Ver Post
    Já andei...ela puxa muito, mais o prob é que tem q jogar a marcha muito rapido.Então, as vezes vc perde tempo na troca de marchas.Alem disso, os cambios não são esportivos e por isso ´´demoram`` de entrar.EU falei da ranger pq ela tem a relação longa com um motor chipado, com mais de 200 cv e aproximadamente 44 kg de torque em 2000 kg.O que se ver, é que o motor não enxe tão rapido como da f-250 porque a relação é mais longa, mais percebe-se q ele anda muiiiito....
    A tocada é parecida com a de um carro a gasolina turbinado, com as devidas proporções...

    +- por ae a F250 com a bomba aberta , numa ultrapassagem eu passo um marea aspirado 5 cil , na real atropela tudo , logicamente depois eles me passam , mas torque eh isso....
  • 12/01/2008, 00:05
    murilloaquino
    É...se vc reparar, o torque conjugado com um cambio curto como a f-250, faz ela ser muito rapida na ultrapassagem.
    So como comentario, o motor 2.5 da l-200 tem 141 cv(diz a fabrica né), mas tem SOMENTE 30.6 kg de torque.Então, o artificio que a mit utilizou pra dar um desempenho razoavel pra andar com as ranger e s-10 2.8 foi manter a mesma relação de marchas da 2.5 com 87 cv!!!...O carro retoma bem, anda a 60 por hora de quinta, mas tem como incoveniente o alto consumo, aumento de ruido, menor durabilidade do motor e menor vel maxima...
  • 12/01/2008, 00:07
    dalmolin
    Citação:

    Postado originalmente por Homero Ver Post
    Dalmolin

    Potencia = torque X rotação X 1,4

    Se voce pegar uma curva de torque e potencia de um motor e voce multiplicar o torque em kgf pela rotação/1000 e multiplicar por 1,4 voce verá que o resultado cai encima da curva de potencia.

    Então não existe potencia com torque zero pois o resultado seria zero.Então torque é importante.Mas para maior performance a potencia é quem resolve desde que não haja nenhuma anormalidade com a curva de torque.Para a maioria dos motores de carro com cambio razoávelmente bem escalonado a arrancada mais rápida é conseguida esticando as marchas até um pouco acima da rotação de potencia máxima pois assim o motor trabalha sempre próximo a potencia máxima e resulta numa potencia média maior durante a arrancada.Motores com maior torque em baixa para uma mesma potencia máxima arrancam mais rápido porque ao trocar de marcha e a rotação cai a potencia nesse instante é maior (do que um com menor torque em baixa) e então durante a arrancada o motor trabalha com a media de potencia maior.
    Se existisse um motor com curva de potencia plana por exemplo a mesma potencia de 2000 até 6000 rpm significaria que o torque a 2000 rpm seria igual a 3x o torque a 6000 rpm e ai bastava esticar as marchas até que a proxima não caisse abaixo de 2000 rpm.Não conheço nenum motor assim.

    Imagina um veiculo com cambio cvt que pudesse escolher em qual rotação o motor iria trabalhar.Para máxima arrancada seria a rotação de potencia máxima assim como a velocidade máxima também.A FIA proibiu o uso de cambio CVT na formula 1 , passou há alguns anos uma reportagem no Discovery Channel sobre cvt .
    Em motores a gasolina geralmente a rotação de torque máximo costuma estar associada a maior economia.

    nooo interessante .... logico , as duas curvas de torque e potencia sao importantes , o problema eh que soh se fala na potencia , enquanto o torque eh muito importante ...
  • 12/01/2008, 00:09
    murilloaquino
    É, na realidade, o que mais chama a atenção e meche com a emoção dos compradores de automoveis, e na maioria das vezes leigos, é a potencia...Mas não adianta nada ter muita potencia e não ter torque.O ideal é um motor diesel com bastante potencia, como o da ram....Mesmo sendo low speed, ele tem muito torque e ainda uma potencia elevada...
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