Os motores diesel antigos eram melhores p/ entrar na água, c/ snorkel e um escapamento mais alto dava p/ ir bem fundo. Hj os motores eletronicos são mais sensíveis. Pode não dar calço mas pode dar curto....rsrsrsss!!!
Versão Imprimível
Os motores diesel antigos eram melhores p/ entrar na água, c/ snorkel e um escapamento mais alto dava p/ ir bem fundo. Hj os motores eletronicos são mais sensíveis. Pode não dar calço mas pode dar curto....rsrsrsss!!!
Alguns meses atrás quando voltava de viagem com meus piás caiu uma chuva muito forte, que alagou vários pontos da cidade. E justamente um deles eu tinha de cruzar pra chegar em casa.
Éra uma baixada, onde a quadra de uns 200 mts começa alta e termina alta, formando uma forte depressão no meio. Não havia referencia pra profundidade, pois de um lado tem um extenso muro branco e alto e de outro um terreno baldio.
Tracionei a Ranger e, bem devagar, começei a travessia (pra alegria dos guris). Nossa, lá no meio a água já quase tinha tapado os pneus. Fiquei até apreensivo, mas passei.
O fato inusitado é que veio um Golf a mil atrás de mim e entrou a toda a velocidade na água. Acho que o cara não percebeu que a caminhonete era levantada e perdeu a noção da profundidade. A água fez uma onda que passou por cima do teto e dava pra ver os faróis iluminando a água por baixo dela. Deu até pena.
Me ofereci pra puxar o carro com a cinta, mas o cara disse que nunca na vida ele ia mergulhar naquela água fétida pra prender ela, acho que com razão até. Aí meia dúzia de malucos empurraram o carro pro seco.
Ab's!
Fleck;
Já vi isso acontecer. E inclusive eu era passageiro! Meu pai tinha um Vectra 94 e passando pela estrada que vai para a Fazenda havia uma poça d´agua rasa, onde todo mundo passava (inclusive eu mesmo já tinha passado em condições muito piores, com um Gol). O danado do Vectra entrou na água, deu um calço hidráulico no motor e abriu um buraco de uns 5cm de diametro (biela torta) no bloco.
Carro tem que tomar cuidado com a entrada de ar do filtro.
Abraços
Walter vc que é um cara entendido me mata uma curiosidade... eu vejo esses vídeos na net e fico encucado, ja vi uns que os caras passando com as portas abertas a água ia na altura de onde começa o volante, era água de mais.... no meu troller por exemplo tem umas coisinhas (sou péssimo em mecanica) eletronicas ali perto do gancho que desprende o capô sabe? se molhar aquilo ali o carro não da um tilti não?
Abraço.
Pois é. todo mundo acha que é só colocar o snorkel e pronto. Não é não, um veiculo pra fazer essas incursões tem que ser bem preparado. Se você fizer uma coisa dessas com o seu Troler original, vai perder um monte de funções que depende da eletrônica com controle dos vidros, som, painel de instrumentos e parar até o motor se tiver controle eletrônico também.
Um amigo meu parou a Cherkee Sort dentro de um rio com a agua ainda abaixo da porta desceu pra molhar as canelas. Nesse exato momento e estava entrando ao lado com um Samurai que tinha e onda que se formou fez a agua entrar na Cherokee e imediatamente ele fechou a porta. Até então tudo bem tiramos o excesso de agua e fomos embora. No dia seguinte quando ele tentou sair com a Cherokke ela não deu mais sinal de vida. Teve que troicar um módulo que fica instalado justamente em baixo do banco do motorista.
é.... o meu não tem snorkel, as vezes acho até bom pois limita a minha vontade de passar dentro dos riachões... assim a chance de me danar com a parte elétrica e eletrônica diminui bastante, pois se tivesse snorkel acho que a vontade seria maior e não conseguiria me segurar.
É um dos fatores que valem a pena ter o assoalho recoberto por borraha em vez de forração e ter pouca eletrônica embarcada. A Ranger já deixa a desejar com o módulo do 4x4, mesmo sendo na altura do painel, não dá pra dar moleza. O Snorkel pra mim seria mais estético do que realmente útil.
O próprio manual do troller recomenda abrir as portas em situações extremas. Mas tem se não me engano 4 ''tampinhas'' no assoalho para que a água saia.
A tampinha que me refiro é igual as tampinhas de tanque e o assoalho é de plástico, tipo uma borracha.
Interessante esse detalhe no Troller. Disso eu não sabia. Porém agora sendo Ford, devem tirar isso para poder justificar que travessias em alagados com o "mau uso"...