com ja falei aqui,tenho uma hilux 3.0 do modelo antigo,e semana passada fui á fazenda de um amigo meu,onde para entrar tem uma travessia de rio,mas no dia em que cheguei a correnteza estava bem forte.eu como de costume engatei a primeira e fui,mas acontece que,mesmo a água não passando do meio da roda,a correnteza conseguiu levar o carro,que caiu num buraco e foi arrastado uns 15 metros rio abaixo,por sorte o carro enganchou em algo e pude levar até a margem de onde tive que chamar um trator para cavar e tirar o carro de lá.
depois desse episodio fiquei com medo de atravessar rios,e vim perguntar pra os usuários mais experientes como devo proceder para crusar rios com correnteza em pickups,e qual a altura maxima que a água deve atingir?
com ja falei aqui,tenho uma hilux 3.0 do modelo antigo,e semana passada fui á fazenda de um amigo meu,onde para entrar tem uma travessia de rio,mas no dia em que cheguei a correnteza estava bem forte.eu como de costume engatei a primeira e fui,mas acontece que,mesmo a água não passando do meio da roda,a correnteza conseguiu levar o carro,que caiu num buraco e foi arrastado uns 15 metros rio abaixo,por sorte o carro enganchou em algo e pude levar até a margem de onde tive que chamar um trator para cavar e tirar o carro de lá.
depois desse episodio fiquei com medo de atravessar rios,e vim perguntar pra os usuários mais experientes como devo proceder para crusar rios com correnteza em pickups,e qual a altura maxima que a água deve atingir?
Normalmente isso acontece porque a picape chega flutuar e perde a aderência. Quando isso acontece a solução seria abrir as portas e deixar a agua entrar ou levar lastro.
Segundo a revista Troller&Cia a altura máxima para travessias em água da Hilux 3.0 2001 é de 600 mm no entanto, seria melhor confirmar esta informação com alguém que tenha o manual da pick-up em mãos.
Normalmente isso acontece porque a picape chega flutuar e perde a aderência. Quando isso acontece a solução seria abrir as portas e deixar a agua entrar ou levar lastro.
Confirmo essa dica do colega Walter. Passei por um caso parecido e o que nos ajudou foi abrir as portas do veículo. Isso foi na minha primeira L200.
abrir a porta e deixar a agua entrar e molhar tudo?
Dependendo do local tbm pode haver aquele tipo de líquen nas pedras por baixo da agua, ou barro mesmo, aí a picape não tem aderencia e desce o rio mesmo...
desde ja agradeço a todos
Caro conterraneo, com certeza o correto é abrir a porta e deixar a agua passar por dentro mesmo que molhe tudo. A proposito onde seria esta fazenda?
pelo que eu sei, sempre que atravessar rio com corenteza além de saber se a profundida max. esta de acordo com o seu veículo seja ele preparado para isto ou não,
é sempre na diagonal porém no sentido da correnteza ja que com isso não forçará tanto o motor, facilita o deslocamento, ja que é bem mais fácil patinar ou atolar quando estiver indo contra a correnteza além de água de pendendo da altura subir no capô e possivelmente na entrada de ar.