Caramba,
Mesmo com apenas 4 marchas a relação da L200 automática é mais longa do que a manual com 5.
A minha fica nos 2750 RPM quando está a 100KM/H (L200 HPE MT).
Já estou achando que o consumo rodoviário da L200 AT é menor do que a MT!!!
Versão Imprimível
3000 giros esta a 140 km/h
A minha a 120 está a pouco menos que 3100.
Abs,
É que o conversor permite uma relação de marchas mais longas. Não sei a explicação fisica do porquê (envolve uma porção de coisas que não estamos, digamos, acostumados), mas sei que permite.
Entretanto baixas rpm´s em carros automáticos não significa menores consumos.
Abraços
O conversor de torque permite essa relação mais longa desde a primeira marcha ou um diferencial mais longo pois não existe um desgaste mecânico entre as peças. É movido apenas pelo fluxo do óleo no interior do conversor, entre a bomba o reator e as aletas do corpo do conversor. Ao acelerar o óleo faz uma quantidade de voltas entre as palhetas e páram o reator aonde é ligado o eixo piloto da caixa. O único desgaste que existe é o retentor do conversor, dessa forma pode patinar à vontadebuscando uma relação de marchas mais longa, o que não pode ser feito com a embreagem por desgaste mecânico acentuado nessa condição...
L200 sport HPE AT
100km/h +- 2100rpm
No meu caso, Ranger CD xls 2.3, rodando no GNV, a 100km/hora, 2.500 rpm.
abço.
km/h e o conta_giro varia de carro para carro, normalmente não significa que um carro com o giro do motor mais baixo seja mais econômico que o outro com giro mais alto.