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  • #1

    Pressão Ideal dos pneus




    Pessoal

    Li algo a respeito de pressão dos pneus mais baixa em algum topico, mas o assunto não se estendeu para onde eu estou levantando agora que é o seguinte:

    Concordamos ser bom abaixar a pressão dos pneus, reduzindo o impacto na suspensão, mas pra quem ja experimentou isso a minha pergunta é, como fica o consumo? Pois pela logica deveria freiar o rolar do carro, e se tem este aumento no consumo ele é significativo?

    Mudando de assunto mas continuando em pneus uma dica : um borracheiro me ensinou que os pneus tem as letras na qual um lado é uma borracha igual a do pneu, preta, e do outro é uma borracha branca, e se esta estiver para fora, que era o meu caso, voce com agua morna e sabão consegue limpar deixando a sua camionete com um visual bem legal.

    Bem por enquanto é só

    Abraços

    Marcelo

  • #2
    ... assunti que suscitou já várias polêmicas.. é só pesquisar nos links....

    meu resumo de todas as histórias e estórias:
    a) a pressão é a recomendada pelo fabricante;
    b) quanto maior o pneus, menor a pressão;
    c) uso na hilux o pneu 265x70x15. a concessionária recomendou 32;
    d) o manual recomenda menos (não me lembro quanto);
    e) uso 28, frente e trás. Quando vou fazer viagens longas, subo 2 libras (indo para 30). Com peso atrás, coloque até 35 na traseira (peso máximo);
    f) pneus se calibra FRIO. besteira rodar e calibrar... vai dar número maior... meça a pressão antes de sair rodando e depois calibre (se acha aparelho de medir até em loja de R$ 1,99);
    g) se calibrou a mais: protege mais a "roda" mas pode estourar mais fácil o pneu (lonas), economia de combustível, carro pula mais - sacrificando a suspensão - pneu tem vida mais longa, pois esquenta menos, dirigibilidade pior em chuva, areia e lama, etc...
    h) se calibrar a menos: pneus mais sujeito a cortes em pedras, maior consumo de combustível, pneu dura menos e esquenta mais, fica mais macio de rodar, melhor dirigibilidade em chuva, areia e lama....

    ... se esqueci algo favor lembrarem....
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

  • #3
    [QUOTE=MarBO;391314]Pessoal

    Li algo a respeito de pressão dos pneus mais baixa em algum topico, mas o assunto não se estendeu para onde eu estou levantando agora que é o seguinte:

    Concordamos ser bom abaixar a pressão dos pneus, reduzindo o impacto na suspensão, mas pra quem ja experimentou isso a minha pergunta é, como fica o consumo? Pois pela logica deveria freiar o rolar do carro, e se tem este aumento no consumo ele é significativo?

    Mudando de assunto mas continuando em pneus uma dica : um borracheiro me ensinou que os pneus tem as letras na qual um lado é uma borracha igual a do pneu, preta, e do outro é uma borracha branca, e se esta estiver para fora, que era o meu caso, voce com agua morna e sabão consegue limpar deixando a sua camionete com um visual bem legal.

    Rodar com pneu murcho na frente eh fria , nem sei quanto pesam as medias na frente , mas a F-250 pesa 1400 kg eu ando com 40 lbs.

    Atras eh mil klinho soh , então vai com 28 lbs.

    Se rodah soh com os de tras murchos nao muda muito o consumo , agora com os 4 ae jah complica.
    RAM 2500 - 2017

  • #4
    Citação Postado originalmente por ramonpoa Ver Post
    ... assunti que suscitou já várias polêmicas.. é só pesquisar nos links....

    meu resumo de todas as histórias e estórias:
    a) a pressão é a recomendada pelo fabricante;
    b) quanto maior o pneus, menor a pressão;
    c) uso na hilux o pneu 265x70x15. a concessionária recomendou 32;
    d) o manual recomenda menos (não me lembro quanto);
    e) uso 28, frente e trás. Quando vou fazer viagens longas, subo 2 libras (indo para 30). Com peso atrás, coloque até 35 na traseira (peso máximo);
    f) pneus se calibra FRIO. besteira rodar e calibrar... vai dar número maior... meça a pressão antes de sair rodando e depois calibre (se acha aparelho de medir até em loja de R$ 1,99);
    g) se calibrou a mais: protege mais a "roda" mas pode estourar mais fácil o pneu (lonas), economia de combustível, carro pula mais - sacrificando a suspensão - pneu tem vida mais longa, pois esquenta menos, dirigibilidade pior em chuva, areia e lama, etc...
    h) se calibrar a menos: pneus mais sujeito a cortes em pedras, maior consumo de combustível, pneu dura menos e esquenta mais, fica mais macio de rodar, melhor dirigibilidade em chuva, areia e lama....

    ... se esqueci algo favor lembrarem....

    uso o 265/70/16 e uso 30 em estrada asfalto, fim de semana que ando na terra, uso 26 senao pula demais ta loco...

    Tbem TEM que ser a frio a regulagem, vai devagar ate o posto mais proximo e calibra, senao da diferenca mesmo na regulagem...

  • #5
    BF 33"Mud sem carga, cidade estrada, 28.
    Com carga, até 35
    Off road muuuuuuito pesado, 23-25

    My 2 cents
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #6
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Esse assunto é controverso e depende do pneu, do peso do veículo da temperatura e da aplicação.

    Mas no CJ5 com os 35" uso 25 libras para on road e 17 libras no off road, já cheguei usar 10 libras mas quando voltei da trilha estavam com apenas 4 libras.

    Na Rural com os 37" estou com 23 libras no on road ainda não testei baixar no off road mas provavelmente sem bead lock tentarei 15 libras.

  • #7
    Na ranger uso 28 libras na frente e 27 atras, em qualque situaçao...A calibragem ideal para o correto desgaste do pneu na minha camionete é essa...Usei com 30, mais o centro estava gastando mais q as laterais, sinal de excesso de libras.Quando viajo apenas, coloco 28 e 28
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #8
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Na minha velhota sempre calibrei com exagero... por ignorância, metia 30 ou 31 lbf/pol2! E olha que nã ando carregado... geralmente somente eu e a "muié" e pouca bagagem. Vivendo e aprendendo... depois que passei a ler as opiniões e dcas aqui no fórum, mudei a pressão nos YOKOHAMA A/T 31x10.50 R15 LT 190S para 28 libras!

    Murillo, temos pneus similares, né? Tô me guiando por você... he, he, he. Os YOKO já estão calçando a L200 por uns 50 mil kms... acho que ainda vai uns 10 mil!
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #9
    pneus 33x12,5x15 MUD na Ranger, calibrados com nitrogênio: 30 na frente e 28 nos traseiros. No começo usava mais ainda, estou pensanod em reduzir pra 28 e 26 pra fazer uma experiência... o consumo muda sim, mas varia de carro pra carro e de pneu pra pneu, além é claro de quantas libras vc usava e quanto está usando. Ex. reduzir de 35 pra 31 libras não vai mudar muito o consumo, mas de 28 pra 25 vai mudar bastante... hehe
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #10
    Ola Pessoal

    Tive uma Ranger 02 xlt aro 15 que rodava na pressão recomendade de fabrica, usava um firestone fsr e acontecia o mesmo que o Murilo relatou, acabava comendo o meio e as laterais continuavam la, mesmo os da frente.
    E agora com esta 06 aro 245/70/16 ja estava começando a acontecer o mesmo e resolvi testar e reduzir em duas lbs dos recomendados 30, esta com o pneu mais arredondado mas parece que esta mais uniforme o contato com o chão, vou acompanhar durante os proximos alinhamentos e passo aqui juntamente com o consumo de combustivel

    Murilo

    Esta calibragem sua é pro pneu que voce esta usando atualmente certo?

    Abraços
    Marcelo

  • #11

    Calibragem de Pneu...

    Galera,

    Quanto a isto, eu que tenho pneus 265/70R16 eu calibro bem baixo para andar em estradas pedregosas e esburacadas...uso até com 22 libras...todavia, é lógico que se não pula muito o pneu danifica mais...em viagens sem carga pesada calibro 26 nas quatro...mas ouvi falar que se tiver carga mais pesada tem que calbrar com 33 libras...o bom mesmo é seguir a recomendação do fabricante dos pneus...abraços

  • #12
    Na Ranger, BF AT 265/75 R16 rodava com 28/26 no dia a dia...
    No off-road, variava desde 16/14 até 12/10...

    No Troller BF AT 31" R15 rodo com 26/26 no dia a dia...
    No off-road, entre 15/15 e 09/09...

    Abraços.

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