meu resumo de todas as histórias e estórias:
a) a pressão é a recomendada pelo fabricante;
b) quanto maior o pneus, menor a pressão;
c) uso na hilux o pneu 265x70x15. a concessionária recomendou 32;
d) o manual recomenda menos (não me lembro quanto);
e) uso 28, frente e trás. Quando vou fazer viagens longas, subo 2 libras (indo para 30). Com peso atrás, coloque até 35 na traseira (peso máximo);
f) pneus se calibra FRIO. besteira rodar e calibrar... vai dar número maior... meça a pressão antes de sair rodando e depois calibre (se acha aparelho de medir até em loja de R$ 1,99);
g) se calibrou a mais: protege mais a "roda" mas pode estourar mais fácil o pneu (lonas), economia de combustível, carro pula mais - sacrificando a suspensão - pneu tem vida mais longa, pois esquenta menos, dirigibilidade pior em chuva, areia e lama, etc...
h) se calibrar a menos: pneus mais sujeito a cortes em pedras, maior consumo de combustível, pneu dura menos e esquenta mais, fica mais macio de rodar, melhor dirigibilidade em chuva, areia e lama....
... se esqueci algo favor lembrarem....