Eita, forum de quimica aqui agora!
Eu tb já ouvi mta besteira sobre o Biodiesel, e li mais ainda aqui nesse topico.
Olha o tipo do cara que botou óleo de soja refinado no motor! E ainda achou ruim pq queimou a bomba de combustível! Kkkkk, devia ter quebrado mais coisas para esse expert aprender que óleo vegetal, seja de soja, girasol ou qualquer outro, nada tem haver com biodiesel. Biodiesel é um óleo de origem vegetal que atravez de uma reação quimica com o alcool gera o biodiesel.
Ao usar óleo vendido em supermercado, você cria um acumulo de residuos no sistema, danificando a bomba, os bicos e etc...
Óleo vegetal puro, NÃO É BIODIESEl!
Eu uso biodiesel a um bom tempo, sem perda de desempenho, sem problemas na bomba, sem nada de anormal.
Rudofh Diesel, quando inventou nosso motores a Diesel, o combustível não era nada menos que óleo de baleia, figado de bacalhau e betume (auhauha, isso não tem nada haver com o topico, mas deixa para lá)
Biodiesel nada mais é que processar um óleo vegetal com alcool, e depois reprocessa-lo para tirar tudo que for indesejado, como a glicerina resudual, ácidos livres, sabões metálicos, borras e etc.
Isso não é um processo simples e exige um controle rigorozíssimo, para garantir que nenhuma substancia indesejada fique no biodiesel.
É por ai. Pesquisem mais sobre ele.
Eu pesquisei muito, e sei que, usando o biodiesel, A NATUREZA AGRADEÇE!
Pessoal, desculpa a intromissão, mas uma informação que acho não foi citada por ninguém no fórum. Os pioneiros no desenvolvimento de um combustível de fonte renovável para substituição do Óleo Diesel, foi a Cocamar, cooperativa de Maringá, que desenvolveu um aditivo à base do óleo de soja, que adicionado ao álcool carburante, substitui o diesel sem nenhuma necessidade de adaptação. Esta mistura foi testada por dois anos, se não me engano, em dois ônibus da Cia.de Transporte de Curitiba-PR. Segundo um artigo que li a muito tempo sobre estes testes, o produto foi aprovado pelos técnicos daquela empresa de transporte. A questão toda levantada sobre o Biodiesel neste momento, é nada mais do que marketing do governo federal, para que pensemos que o "Lula" ou o PT são os "anjos da guarda" da economia brasileira. Basta alguém que tenha contato direto com o pessoal da Cocamar, pesquisar e certificar sobre o produto que eles desenvolveram.
"... O mérito de nosso presidente reside no fato de ter acreditado e posto para frente o desenvolvimento comercial da mesma ..."
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio durante a campanha eleitoreira e não eleitoral em rede nacional por várias oportunidades, requerer para si e para seu governo a criação dos programas de desenvolvimento de biocombustíveis, bem como a conseqüente descoberta do biodiesel
Da maneira tonitruante que fez, seria mais ou menos como se, por exemplo, o presidente da Telemar saísse por aí dizendo que ele teria sido o criador do sistema de telefonia móvel no Brasil. Um absurdo! Eu não sei exatamente quais foram os critérios adotados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação à veiculação de mentiras desse quilate, mas essa propaganda presidencial de Lula foi pior do que o que se conhece como propaganda enganosa, pois prometeu resultados e desempenhos que não se pode cumprir nem oferecer – portanto, mentiu, mas acima de tudo, não teve o mínimo de respeito sobre direitos autorais, e ainda por cima concretizou a absoluta certeza que tinha acerca da ignorância de quem assistiu à propaganda política.
Como estamos no Brasil (mais especificamente no Brasil do PT) o Tribunal Superior Eleitoral comodamente preferiu não se pronunciar a oposição não se manifestou e nenhuma emissora de TV fez sequer uma matéria sequer sobre esse tema. Ainda bem que na imprensa escrita e na Internet as coisas são um pouco diferentes... Por enquanto.
Então Dieselboy, nem sei te dizer quando foi realizado este teste. Apenas tenho a questão em memória, porque achei muito interessante que a Cocamar tenha se empenhado em desenvolver tal produto. Mas dá uma conversada com o pessoal mais velho (pelo menos 10 anos) da cooperativa, que eles podem confirmar.
Sou do ramo de agronegócio, porém no ramo frigorífico. Trabalho na Palmali Alimentos (antigo Frigorífico Central).
A propósito, não fugi não. Fui dar um rolé de moto.
Recebu minha mensagem sobre "fazer uma caminhonete sobre medida".
P.S. Tb não sei dizer qual a fórmula de processamento do aditivo no álcool, para que possa ser utilizado. O que me chamou a atenção no resultado dos testes, é que não precisa de adaptação, e que os ônibus utilizados, não sofreram nenhum tipo de desgate ou problemas em função do novo combustível. Acredito, na minha idéia particular, é que o lob do petróleo, não tinha interesse que isto fosse divulgado na época.
"... A propósito, não fugi não. Fui dar um rolé de moto ..."
Fala Jairo não me leve tão a sério, ok?? é só para "quebrar o gelo" e descontrair um pouquinho ... e essa voltinha foi lá pela Tiradentes??? Rapaz, o que tem de gatinha ali é brincadeira, hein?? Quanta fartura meu Deus
Postado originalmente por Jairao
"... Recebu minha mensagem sobre "fazer uma caminhonete sobre medida ..."
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio durante a campanha eleitoreira e não eleitoral em rede nacional por várias oportunidades, requerer para si e para seu governo a criação dos programas de desenvolvimento de biocombustíveis, bem como a conseqüente descoberta do biodiesel
não sei porque o espanto.... hehehe
Nós, os Portoalegrenses, que tiveram 16 anos de governo PT em Porto Alegre sabemos muito bem a cantilena e propaganda stalinista....
Quem vinha visitar Porto Alegre na época do PT ficava impressionado como se CONSTRUIA uma cidade grande em tão pouco tempo, pois pela propaganda, não passavamos de um vilarejo pequeno ANTES deles assumirem... hehehehe
O Bio-diesel, logicamente, foi id~eia do PT e sem eles não haveria como isso prosperar heheheh
Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012