Pessoal resolvi criar este tópico para quem também tiver interesse em picapes médias híbridas PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle), ou seja, que possuem motor a combustão e que também podem ser carregadas na tomada. A ideia é apenas ir concentrando informações e opiniões. Eu acredito que picapes 100% elétricas ainda não serão viáveis por um bom tempo, mas que as híbridas podem sim pegar boa parte do mercado das versões diesel. Elas prometem um consumo aceitável com um bom torque preenchendo a lacuna que faltava nas picapes apenas a gasolina. Se for PHEV melhor pq tem a opção de rodar somente no modo elétrico por um tempo, ou usar o modo híbrido e quando a bateria acabar o motor a combustão carrega. Ideal para quem tiver acesso a uma fonte de energia barata (como placas solares ou biogás).
Já adianto que existe muita divergência nos números informados na internet e que não sou especialista no assunto então, se tiver algo errado, fiquem a vontade para corrigir. Só saberemos os números exatos quando elas forem homologadas aqui e o pessoal começar a usar de verdade. Também não pretendo comprar nada agora, somente depois que algumas marcas mais tradicionais como Toyota, Ford, Mitsubishi e Nissan tiverem opções.
BYD Shark
Motores: gasolina 1.5 turbo 192 cv, dianteiro elétrico 228cv, traseiro elétrico 201cv (potência combinada 430 cv).
Câmbio: automático 1 marcha
Torque: nao divulgado (estimado na casa de 70 mkgf)
Bateria: Blade 29.6 KWh
0 a 100 km/h: 5.7 segundos
Autonomia modo elétrico: 100km (deve baixar no Inmetro)
Autonomia modo combinado: 840km
Consumo: 13,3 km/l
comprimento: 5.457 mm de e
distância entre eixos: 3.260 mm
capacidade reboque: 2.500 kg
capacidade carga: 835 kg
volume de carga: uns dizem 1.200 outros 1.450 litros
peso: 2655kg
tanque: 57 litros
supensão: independente nas 4 rodas
Freios: disco nas 4 rodas
Pneus: 265/65 R18
garantia: 6 anos na Austrália…aqui ainda não sabemos
Primeira picape da BYD e estão prometendo produzir o modelo aqui no Brasil…mas o negócio é aguardar para ver e tbm qual será o nível de nacionalização. O design é inspirado, pra não dizer copiado, da F150.
A potência combinada é absurda sendo mais rápida que a Ranger Raptor. Não tem marchas e a tração é feita diretamente pelos motores elétricos. O motor a gasolina é basicamente um gerador para carregar a bateria. Uma coisa interessante: parece que a bateria nunca fica totalmente descarregada então não se torna “amarrada” quando está teoricamente com 0% de carga.
Com um peso de quase 2.7 toneladas fazer 13.3 km/l até que não é ruim (falta ver na vida real). Já a capacidade de carga de 835kg e reboque em 2500kg é menor que a concorrência e a velocidade máxima é 160km/h…não que seja pouco, mas é estranho para toda essa cavalaria.
Tem sido muito elogiada pelo acabamento e a lista de itens é grande: painel com 10.25 polegadas, multimídia com 12.8 polegadas, câmera 540 graus (360 graus ao redor + 180 graus sob o veículo), carregador wireless para smartphones, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de mudança involuntária de faixa, monitor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, Heads-Up Display, farol alto automático, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado automático de duas zonas, assentos com aquecimento e ventilação, 7 airbags, possibilidade de usar a energia da bateria para alimentar outros equipamentos.
Por aqui ainda não divulgaram quais seriam disponibilizados e tbm resta saber como se comportam todos esses sistemas de auxílio à condução. Se são bem calibrados ou se na prática é usar uma vez e depois deixar desligado. Tem tbm a questão da durabilidade disso tudo que ainda não se sabe.
Estão dizendo que o preço será em torno de 300k…menos que uma Hilux SRX ou Ranger Limited. Ainda tem que se provar, mas acho que, SE não der problema, SE o pós venda for pelo menos aceitável e SE for realmente fabricada aqui (vários SEs) pode roubar mercado de quem usa apenas no asfalto.
GWM Poer PHEV
Motores: gasolina 2.0 turbo 255 cv e 2 motores elétricos somando 163 cv (potência combinada 408 cv).
Torque: 76.5 kgfm
Bateria: 19KWh, 37KWh ou 59 KWh
Câmbio: Automático 9 marchas, 4x4 com bloqueio e reduzida
0 a 100 km/h: nao informado
Autonomia modo elétrico: 150km
Autonomia modo combinado: 800km a 1000km
Outra chinesa com previsão de ser produzida aqui até o fim de 2025. A GWM diz que vai tornar o motor flex. Parece que nas clínicas com os consumidores o design não foi muito aprovado pelos brasileiros então iam dar uma “retocada”.
Ranger PHEV
Motores: gasolina EcoBoost de 2.3 litros e elétrico de 102cv (potência combinada 279cv)
Torque: 70.3 kgfm
Câmbio: 10 velocidades
Bateria: 11.8 kWh
Autonomia modo elétrico: 45 km (ciclo WLTP)
capacidade reboque: 3.500 kg
capacidade carga: 1000 kg
Mais potente que a Ranger V6. Nesta o motor elétrico fica dentro da transmissão então é tudo mecânico. Não é uma abordagem nova como a Shark mas ao mesmo tempo me parece uma opção mais simples e já validada. Por enquanto confirmada para 2025 apenas na Europa, Austrália e Nova Zelândia e alguns rumores que tbm vêm para o Brasil. Mas por lá vai ter preço acima da Limited (talvez uns 400k aqui).
Na Toyota, por enquanto, dizem que na nova geração da Hilux existirá a opção PHEV com até 200 km de autonomia.
E a Mitsubishi e Nissan vão compartilhar uma plataforma com opção PHEV na próxima geração da L200 e Frontier.