Eu acho que a híbrida será mais uma opção, e bem interessante.
Versão Imprimível
Eu acho que a híbrida será mais uma opção, e bem interessante.
Nova geração da Toyota Hilux chega ainda este ano e deve estrear com versão híbrida que pode mudar tudo - Notícias Automotivas
Lançamento previsto para o Salão do Automóvel de Bangkok entre 28 de novembro e 10 de dezembro de 2025.
Uma versão híbrida, não se sabe se leve ou convencional, deve ser a grande atração do lançamento. Já a versão PHEV (híbrida plug-in) está programada para março de 2026.
Estou bastante curioso para ver como vai ficar a eletrificação das caminhonetes e a aceitação do mercado.
A GWM preferiu lançar a Poer a diesel convencional. O que você acha? Pega aqui?
A BYD Shark foi um fracasso, apesar de que o preço estava bem fora da realidade.
Uma opção híbrida pode ter mais aceitação, eu acredito.
A GWM ao lançar agora apenas a versão diesel tem mais chance de diminuir a rejeição do modelo. Além disso, o "impacto" causado pelos preços da diesel poderia ser reduzido caso tivessem colocado junto a versão híbrida. Ela é mais luxuosa e ainda com a bateria certamente custará mais.
Sobre as híbridas acho que o mercado ainda tem muito preconceito com picapes "não diesel" pq as flex eram mancas (Hilux 2.7 Flex 163cv) e/ou consumiam absurdos (Triton 3.5 V6 Flex 200cv). A mais acertada nesse ponto era a S10 Flex. Mas, mesmo assim, não é qualquer um que consegue conviver com um consumo de 5km/l na cidade e 7km/l na estrada...e ainda com falta de força. A Triton tinha 31 kgfm, que não é ruim, mas cobrava muito por isso no posto.
As híbridas trazem uma perspectiva totalmente diferente. Por exemplo, se a Toyota lançar uma híbrida convencional, pode fazer sentido em termos de escala (ignorando a plataforma utilizada), pegar o mesmo trem de força que já equipa modelos como a Tacoma, Land Cruiser e 4Runner: motor 2.4 turbo + elétrico de 48 cv integrado à transmissão, total de 326 cv. Isso tudo com uma bateria pequena de apenas 1.87 kWh.
Resultado: consumo girando em 10km/l com 64kgmf de torque...impensável até um tempo atrás.
Com esse consumo o comprador teria que avaliar (e muito bem) se vale a pena continuar no diesel. No meu caso certamente valeria a pena pegar uma híbrida como essa. Além disso, desde aqueles anos das flex, ocorreram várias mudanças/problemas nos motores diesel (bombas, filtros, dpf, arla,...) e no próprio combustível com a adição do biodiesel. Tudo isso adicionando mais peso em um lado da tomada de decisão.
E isso que nem estou falando de uma PHEV, que, para quem tem usina solar na fazenda, poderia permitir o uso praticamente "sem custo" com combustível dentro da propriedade e/ou no deslocamento até cidade/trabalho.
Então, eu acredito que quando surgir uma opção que atenda os requisitos do consumidor (custo, consumo, força, marca, assistência,...) as híbridas começarão a ganhar mercado.
Excelente avaliação, Maguba :palmas: Considerações bem interessantes e muito coerentes.
Oficial: Ford Ranger híbrida plug-in será fabricada na Argentina já em 2027
Quando a Ford Ranger híbrida vai chegar?
Ford investe R$ 1 bilhão para fazer Ranger híbrida plug-in na América do Sul
"Muito provavelmente a Ford Ranger poderá ser a primeira picape híbrida plug-in de uma fabricante de origem ocidental na região. Atualmente, a única representante com propulsão semelhante é a BYD Shark. Para 2026, a GWM deve trazer a versão P500 da caminhonete Poer."
Primeira ocidental mas com boa parte feita de componentes chineses. Não tem como não depender da China hoje, a não ser que seja algo muito diferenciado, o que poucos fabricantes estão se atrevendo hoje.
Ontem eu estava olhando umas vagas para carregamento aqui no shopping, e notei que não foram preparadas para picapes. Você já percebeu algo assim em algum lugar? Fica num espaço com manobra limitada e com risco de atrapalhar a passagem.
Já vi lugares mais amplos, mas também nada muito confortáveis para uma picape.
Pois é, provavelmente nem teria como postar estas mensagens sem um equipamento que não tenha componentes feitos na China!
Na verdade nunca reparei nessas vagas. Não pretendo usar esses carregadores públicos, minha ideia é carregar em casa ou no sítio com um wallbox pois tenho energia barata (usina solar). Em viagens nem penso em ficar parando para carregar a bateria. Essa é a grande vantagem do PHEV: liberdade de viajar sem se preocupar! Bastaria configurar o modo de condução para manter a bateria quase carregada e sempre vai ter energia para ultrapassagens. É claro que desse jeito vai consumir mais na estrada. Mas para quem usa a maior parte do tempo apenas na cidade ainda é uma enorme vantagem.
Nissan Frontier hibrida e 'Sentra eletrico' estao em estudo para o Brasil
Outra que deve aparecer por aqui para 2027!