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  • #1
    Usuário Avatar de evertonsilva
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    Dakota V6 Sport ou V8 R/T ?




    Boa noite pessoal, é o seguinte sempre tive a vontade de comprar uma caminhonete, e sem sombra de duvidas a escolhida é a Dodge dakota isso já esta decidido não vem ao caso, lembrando que vai ser meu terceiro carro, pois já temos um particular e um da empresa ao qual trabalho e que rodo 100% do meu tempo, porem minha maior duvida é a seguinte, ultimamente venho pesquisando sobre Dakotas e procurando uma que se encontre em boas condições para compra, inicialmente a minha ideia era comprar uma V6 porem andando em lojas acabei me encantando com a V8R/T, mais tenho um colega aqui que é mecanico e o mesmo me disse que se for para comprar posso comprar a V6 de olho fechado, porem a V8R/T é problema por questões de peças e transmissão automática, tenho encontrado algumas R/T em otimo estado em minha região (Curitiba -Pr), então se alguem aqui conseguir me dar dicas ou opiniões sobre a mecanica das duas e suas complexidades eu ficaria muito grato, pois estou muito afim da R/T mais com um pouco de medo de entrar em fria...

  • #2
    Usuário Avatar de phmatheus
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    Opa everton, seja bem vindo, se vc tem bala na agulha e vai ser um carro para passeios no final de semana vai de V8 sem duvidas, a caixa automatica das V8 é a mesma das cherokee e vc encontra peças sem problemas, procure uma bem conservada e com historico de manutenções, veja detalhes de uso e manutenção, dono que é relaxado com itens "esteticos" é um alto indicativo de que era relaxado com a mecanica.

    Dakotas são carros extremamente fortes e dificilmente dão problemas, mas quando o ex dono é relaxado é dor de cabeça na certa, peças para a DAK tanto na V6 quanto na V8 são faceis de encontrar e não divergem muito em preço de um sedã medio, se não achar no brasil pode comprar na internet importando, facil rápido e indolor.

    Qualquer dúvida posta ai!!

    Grande Abraço e boas compras

    Cordialmente
    Pedro H. Matheus
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #3
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    meu pai sempre me disse :
    Filho, se vc vai fazer uma cagada. Pare, respire fundo. E FAÇA A MAIOR CAGADA DA SUA VIDA! Pisa em cima, senta nela, mostra pra todo mundo, espalhe pelo ventilador, tira fotos e ainda arrume briga com quem reclamar ou for contra. Por que se for pra fazer merda, que seja uma merda épica. Algo que vc pode ter orgulho dela. Pois se for pra fazer um cocozinho de nada, não compensa.

    Logo, vai de v8 !

  • #4
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    primeiramente agradecer pela atenção a minha duvida, e quero dizer que estou muito propenso a pegar a R/T minha duvida maior mesmo era quanto a peças, mais se me dizem que as peças são de facil acesso, e tambem não altera muito o preço isso ja me conforta, porque o maior problema que vejo na R/T e referente ao cambio... mesmo assim muito obrigado por enquanto.

  • #5
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    Concordo, se for para fazer uma cagada, então que a mesma valha a pena... rsrsrsr
    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    meu pai sempre me disse :
    Filho, se vc vai fazer uma cagada. Pare, respire fundo. E FAÇA A MAIOR CAGADA DA SUA VIDA! Pisa em cima, senta nela, mostra pra todo mundo, espalhe pelo ventilador, tira fotos e ainda arrume briga com quem reclamar ou for contra. Por que se for pra fazer merda, que seja uma merda épica. Algo que vc pode ter orgulho dela. Pois se for pra fazer um cocozinho de nada, não compensa.

    Logo, vai de v8 !

  • #6
    Usuário Avatar de phmatheus
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    Citação Postado originalmente por evertonsilva Ver Post
    primeiramente agradecer pela atenção a minha duvida, e quero dizer que estou muito propenso a pegar a R/T minha duvida maior mesmo era quanto a peças, mais se me dizem que as peças são de facil acesso, e tambem não altera muito o preço isso ja me conforta, porque o maior problema que vejo na R/T e referente ao cambio... mesmo assim muito obrigado por enquanto.
    Everton se só o cambio te preocupa, vá na fé pq para esse cambio quebrar só se o cara for muito, mas muito bom, pq ele é quase indestrutivel, é só trocar o óleo e o filtro dele se não me engano a cada 50Mil Km, e se ele estiver com os discos gastos um master kit não custa mais de 2500 reais, mas como disse para trocar o master kit ou o cara era muito porco ou a pickup foi usada pra kct e tá com alta kilometragem, do contrario vc não vai ter problemas.

    Grande abraço
    Pedro H. Matheus
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #7
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    Olá, agora fico mais tranquilo, a grande sacada agora é procurar um RT em boas condições, mais acho que isso não vai ser dificil... obrigado pela ajuda amigo...
    Citação Postado originalmente por phmatheus Ver Post
    Everton se só o cambio te preocupa, vá na fé pq para esse cambio quebrar só se o cara for muito, mas muito bom, pq ele é quase indestrutivel, é só trocar o óleo e o filtro dele se não me engano a cada 50Mil Km, e se ele estiver com os discos gastos um master kit não custa mais de 2500 reais, mas como disse para trocar o master kit ou o cara era muito porco ou a pickup foi usada pra kct e tá com alta kilometragem, do contrario vc não vai ter problemas.

    Grande abraço
    Pedro H. Matheus

  • #8
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    Se bem que você disse se só o cambio te preocupa, você saberia me informar se a Dakota RT e problemática em algum aspecto? ou se devo tomar algum cuidado especifico com alguma peça?
    Citação Postado originalmente por evertonsilva Ver Post
    Olá, agora fico mais tranquilo, a grande sacada agora é procurar um RT em boas condições, mais acho que isso não vai ser dificil... obrigado pela ajuda amigo...

  • #9
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    Citação Postado originalmente por evertonsilva Ver Post
    Se bem que você disse se só o cambio te preocupa, você saberia me informar se a Dakota RT e problemática em algum aspecto? ou se devo tomar algum cuidado especifico com alguma peça?
    As Daks em geral tem um problema com buchas da suspensão e com Pivos, nada caro de reparar, mas que exige um certo cuidado do dono.

    A minha por exemplo fui relaxado e acabei perdendo dois pneus dianteiros que desgastaram de forma irregular, a cambagem é um ponto de atenção e bem chatinho de acertar, pq se vc acerta a cambagem sai o caster se vc acerta o caster sai a cambagem, então o povo das lojas de pneus costuma fechar ou abrir o alinhamento para corrigir esse problema, e fazendo isso alem de gastar mais, seus pneus vão embora.

    Outro problema comum das DAKs é o modulo que costuma dar solda fria e ela começa a morrer e não pegar do nada, o povo gasta um dindin ferrado em sensores e na verdade é o modulo.

    Veja se os conectores do modulo estão bem encaixados e se não estão "amarrados" com enforca gato, veja se não tem emendas ou gambi ali na parte do modulo, a marcha lenta tem que ser estavel e ela quente ou fria tem que pegar de primeira, não pode ratear para pegar.

    Verifique o Ar condicionado, pois o meu faz 4 anos que bato cabeça, já troquei todas as peças e ainda tenho perda de gás apos alguns meses.

    Se tiver GNV verifique a instalação do GNV, tem muito cara porco por ai que para economisar 100 a 200 reais deixa de instalar alguns sensores vitais, ou peças do kit como o venturi (preferem furar a mangueira do ar e enfiar um cano la dentro para despejar o gás).

    Não vi daks com trincas no chassi, mas é uma boa dar uma olhada no chassi da DAK a procura de trincas.

    As pastilhas de freio costumam ter folga na pinça e o pessoal coloca uma chapinha dessas de calha para calçar a pastilha e não ficar batendo, essa é uma forma de consertar o problema a outra é tirar a pinça e mandar encher em um torneiro. Ande com ela em uma rua de paralepipedo e veja se faz barulho se fizer pise no freio de leve se o barulho sumir são as pastilhas com folga, se não podem ser os pivos ou buchas.

    Esse problema das pastilhas é bem chato pois os mecanicos em geral não conseguem descobrir e quando descobrem não sabem como resolver, falam que o disco tá empenado, que as pastilhas estão gastas, e nisso vc vai trocando pastilha, disco, e nada de resolver o barulho. Aqui no forum tem um passo a passo para resolver esse problema o tópico foi criado pelo Dr. Chrysler.

    Acho que é isso, o Maior problema das DAKS no meu ver é o modulo, que é uma caixinha de surpresa e para do nada, deixando vc na rua. E não fica por menos de 1500 o conserto do danado!!

    Grande Abraço e boa sorte

    Cordialmente
    Pedro H. Matheus
    4X4 Brasil Razão: Acrescentar informação sobre pastilhas
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #10
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    Sem palavras meu querido, primeiramente muito obrigado pelas dicas, nada melhor do que conversar com quem tem uma é teve que quebrar a cabeça para descobrir os problemas e macetes, vou me atentar a tudo isso que escreveu aqui beleza, quanto ao modulo ja havia lido algo sobre, e tambem vi que e possivel refazer as soldas que resolve certo? no mais são problemas de DNA mesmo e não tem oque fazer a não se ficar de olho mesmo...

    Citação Postado originalmente por phmatheus Ver Post
    As Daks em geral tem um problema com buchas da suspensão e com Pivos, nada caro de reparar, mas que exige um certo cuidado do dono.

    A minha por exemplo fui relaxado e acabei perdendo dois pneus dianteiros que desgastaram de forma irregular, a cambagem é um ponto de atenção e bem chatinho de acertar, pq se vc acerta a cambagem sai o caster se vc acerta o caster sai a cambagem, então o povo das lojas de pneus costuma fechar ou abrir o alinhamento para corrigir esse problema, e fazendo isso alem de gastar mais, seus pneus vão embora.

    Outro problema comum das DAKs é o modulo que costuma dar solda fria e ela começa a morrer e não pegar do nada, o povo gasta um dindin ferrado em sensores e na verdade é o modulo.

    Veja se os conectores do modulo estão bem encaixados e se não estão "amarrados" com enforca gato, veja se não tem emendas ou gambi ali na parte do modulo, a marcha lenta tem que ser estavel e ela quente ou fria tem que pegar de primeira, não pode ratear para pegar.

    Verifique o Ar condicionado, pois o meu faz 4 anos que bato cabeça, já troquei todas as peças e ainda tenho perda de gás apos alguns meses.

    Se tiver GNV verifique a instalação do GNV, tem muito cara porco por ai que para economisar 100 a 200 reais deixa de instalar alguns sensores vitais, ou peças do kit como o venturi (preferem furar a mangueira do ar e enfiar um cano la dentro para despejar o gás).

    Não vi daks com trincas no chassi, mas é uma boa dar uma olhada no chassi da DAK a procura de trincas.

    As pastilhas de freio costumam ter folga na pinça e o pessoal coloca uma chapinha dessas de calha para calçar a pastilha e não ficar batendo, essa é uma forma de consertar o problema a outra é tirar a pinça e mandar encher em um torneiro. Ande com ela em uma rua de paralepipedo e veja se faz barulho se fizer pise no freio de leve se o barulho sumir são as pastilhas com folga, se não podem ser os pivos ou buchas.

    Esse problema das pastilhas é bem chato pois os mecanicos em geral não conseguem descobrir e quando descobrem não sabem como resolver, falam que o disco tá empenado, que as pastilhas estão gastas, e nisso vc vai trocando pastilha, disco, e nada de resolver o barulho. Aqui no forum tem um passo a passo para resolver esse problema o tópico foi criado pelo Dr. Chrysler.

    Acho que é isso, o Maior problema das DAKS no meu ver é o modulo, que é uma caixinha de surpresa e para do nada, deixando vc na rua. E não fica por menos de 1500 o conserto do danado!!

    Grande Abraço e boa sorte

    Cordialmente
    Pedro H. Matheus

  • #11
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    Citação Postado originalmente por evertonsilva Ver Post
    Sem palavras meu querido, primeiramente muito obrigado pelas dicas, nada melhor do que conversar com quem tem uma é teve que quebrar a cabeça para descobrir os problemas e macetes, vou me atentar a tudo isso que escreveu aqui beleza, quanto ao modulo ja havia lido algo sobre, e tambem vi que e possivel refazer as soldas que resolve certo? no mais são problemas de DNA mesmo e não tem oque fazer a não se ficar de olho mesmo...
    Opa Everton Blz ?

    Então quanto ao modulo realmente se refizer as soldas o problema some por algum tempo mas volta, o problema de refazer a solda é remover uma massa que envolve a placa de circuitos do modulo, tem que aquecer com soprador térmico, limpa, aquece, limpa, aquece, limpa aquece, e assim vai tem que ter paciência para remover essa pasta.

    O pessoal costuma trocar o modulo mesmo, mas hoje é muito dificil achar um modulo novo então vc vai acabar pegando um recondicionado de qualquer forma.

    Haaaa uma coisa que lembrei hoje quando peguei minha dak para dar um role, olhe bem as bananinhas da alavanca de regulagem do encosto dos bancos, elas são de plastico e quebram com uma facilidade tremenda e NÃO ACHA PARA REPOSIÇÃO, eu uma vez achei no ebay mas o cara queria 30 doletas cada uma mais o frete, desisti e acabei adaptando uma outra, na parte de traz do banco também tem uma alavanca para liberar o banco para os passageiros de traz saírem a moldura que segura ela no banco quebra nos parafusos ou a ponta do cabo de aço quebra e elas deixam de funcionar. São besteirinhas mas são coisas que no dia a dia incomodam.

    A Dak em sí não tem problemas graves, a maioria dos problemas com um pouco de paciência e boa vontade você resolve em casa mesmo. Do mais é como qualquer carro, antes de comprar verifique se não há vazamentos (motor, cambio, diferencial) se o os itens do carro funcionam adequadamente, se os pneus estão em bom estado, se os engates do cambio são suaves e sem trancos, se o veiculo não tem barulhos estranhos (roncos, batidas, etc).

    O resto é comprar e ir acertando aos poucos como você disse são problemas de DNA que qualquer carro com mais de 10 anos vai ter

    Boa sorte na caça de sua R/T

    Grande Abraço
    Pedro H. Matheus
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  • #12
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    Boa noite amigo, seguinte ando procurando uma caminhonete legal para a compra, como ja falamos aqui minha preferencia e pela V8 porem a diferença de preço entre a V8 e a V6 por aqui esta ficando na média de R$8mil, se analisarmos as diferenças são poucas, podemos dizer que a diferença maior e o motor certo? porem tambem gosto muito da roda da RT com pneu grande, e caso eu pegue uma V6 para investir na roda da RT mais pneus vou ter um custo de R$5mil na média... estou na duvida cruel de onde investir porque nunca tive um caro V6 ou V8, sempre andei de 1.0 a 1.8 no maximo, então se eu optar pela V6 estarei deixando a desejar no quisito de ser um Dodge? e se pegar a V6 estarei com uma manutenção teoricamente mais em conta? Valeu...

    Citação Postado originalmente por phmatheus Ver Post
    Opa Everton Blz ?

    Então quanto ao modulo realmente se refizer as soldas o problema some por algum tempo mas volta, o problema de refazer a solda é remover uma massa que envolve a placa de circuitos do modulo, tem que aquecer com soprador térmico, limpa, aquece, limpa, aquece, limpa aquece, e assim vai tem que ter paciência para remover essa pasta.

    O pessoal costuma trocar o modulo mesmo, mas hoje é muito dificil achar um modulo novo então vc vai acabar pegando um recondicionado de qualquer forma.

    Haaaa uma coisa que lembrei hoje quando peguei minha dak para dar um role, olhe bem as bananinhas da alavanca de regulagem do encosto dos bancos, elas são de plastico e quebram com uma facilidade tremenda e NÃO ACHA PARA REPOSIÇÃO, eu uma vez achei no ebay mas o cara queria 30 doletas cada uma mais o frete, desisti e acabei adaptando uma outra, na parte de traz do banco também tem uma alavanca para liberar o banco para os passageiros de traz saírem a moldura que segura ela no banco quebra nos parafusos ou a ponta do cabo de aço quebra e elas deixam de funcionar. São besteirinhas mas são coisas que no dia a dia incomodam.

    A Dak em sí não tem problemas graves, a maioria dos problemas com um pouco de paciência e boa vontade você resolve em casa mesmo. Do mais é como qualquer carro, antes de comprar verifique se não há vazamentos (motor, cambio, diferencial) se o os itens do carro funcionam adequadamente, se os pneus estão em bom estado, se os engates do cambio são suaves e sem trancos, se o veiculo não tem barulhos estranhos (roncos, batidas, etc).

    O resto é comprar e ir acertando aos poucos como você disse são problemas de DNA que qualquer carro com mais de 10 anos vai ter

    Boa sorte na caça de sua R/T

    Grande Abraço
    Pedro H. Matheus

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