Olá pessoal, sou proprietário de uma Dodge Ram 2500. (ainda na garantia da fábrica).
Ela teve um problema na caixa de cambio, estava indo em uma reta a uns 100km/h e mesmo eu mantendo na mesma aceleração ela trocou de marcha duas vezes sozinha, deu um barulho de alguma coisa quebrando em baixa e fui parando no acostamento já que ela não respondia as trocas no cambio.
Fui de guincho pra concessionária, pois ela ficou trancada em uma marcha e não tinha nem como liga-la pois ficou engrenada.
Ai que vem os problemas com a garantia.
A Ram é novinha nunca carregou uma caixa na caçamba, nunca viu barro, nada, simplesmente novinha, só rodou no asfalto.
Dai coincidentemente tinha acabado de colocar os pneus BF 37x12,5. Pneus estes recomendados pela loja do mesmo grupo da concessionária. (segundo gerente e funcionários já colocaram em mais de 10 Ram este pneus e nunca deu problema).
A questão é que a fabrica esta negando a Garantia da Caixa acusando os pneus...Dai eu rebati a fabrica informando que eu tinha acabado de trocar os pneus e tinha rodado exatos 236 km com os pneus novos. E realmente foi apenas os 236 km que eu rodei, tenho prova da nota fiscal e do painel da Ram, comprovando os km, e mais um detalhe fazia dois dias que tinha colocado os pneus e ainda estava com os pneus velhos na caçamba da Ram.
Agora estou neste dilema a Fabrica se nega de dar garantia por causa dos pneus, informei setor responsável que fazia dois dias da troca dos pneus e mostrei nota fiscal dos pneus e a prova dos km rodados e pedi pro gerente da loja dos pneus entrar em contato confirmando tudo isso, mas a resposta que tive foi curta e grossa: não importa o tanto que andei como o carro, poderia ter só virado a esquina ou rodado um ano que ia perder a garantia de qualquer jeito.
Segundo a concessionaria e qlqr outra pessoa com bom senso sabe que este defeito não tem nada a ver com os pneus, até pq 236 km nem tem como estragar alguma coisa. Até os próprios mecânicos da concessionaria falaram que não tem nada a ver com o defeito. Mas a fabrica esta negando a garantia.
Agora não sei o que fazer...
no outro topico da ram, diversos proprietarios da ram 2012 foram avisados pelas concessionarias para nao trocar os pneus por medidas maiores justamente para nao perderem a garantia, pois houve muitos relatos de quebra do cambio nos modelos 2006-2009. e claro, as concessionarias colocavam a culpa nos pneus e negavam a garantia.
os pneus maiores forçam muito mais todo o conjunto motor, cambio e diferenciais, mas no seu caso, com apenas 236km, nao foram os pneus com certeza.
no outro topico da ram, diversos proprietarios da ram 2012 foram avisados pelas concessionarias para nao trocar os pneus por medidas maiores justamente para nao perderem a garantia, pois houve muitos relatos de quebra do cambio nos modelos 2006-2009. e claro, as concessionarias colocavam a culpa nos pneus e negavam a garantia.
os pneus maiores forçam muito mais todo o conjunto motor, cambio e diferenciais, mas no seu caso, com apenas 236km, nao foram os pneus com certeza.
A Ram é 2009, mas esta com 60 mil km rodados. Estava com os pneus de fabrica até dois dias antes do problema, nunca pegou estrada de chão, nunca coloquei mais do que malas na caçamba....
Mas mesmo falando em pneus maiores forçar mais, eu imagino que força mais mesmo, mas ai eu pergunto, e quando se usa o 4x4 num atoleiro? e tbm quando se reboca um trailer? Ou então em outros países onde se usa até correntes nos pneus para andar no gelo ou no barro? Ou simplesmente imagine quem sempre usa toda capacidade de carga? ..........
Que acontecimento triste.
Vc percebeu alguma anomalia no cambio anteriormente? Algum embaralho em trocas, ficar subindo e descendo marcha sucessivamente ou algo do gênero? se n tinha nenhum sintoma e ter ocorrido isso é de assustar.
Tenho uma 2009 tb, com 50 mil km, e me arrepiou de imaginar ouvir um barulho desse dentro do cambio.
Que acontecimento triste.
Vc percebeu alguma anomalia no cambio anteriormente? Algum embaralho em trocas, ficar subindo e descendo marcha sucessivamente ou algo do gênero? se n tinha nenhum sintoma e ter ocorrido isso é de assustar.
Tenho uma 2009 tb, com 50 mil km, e me arrepiou de imaginar ouvir um barulho desse dentro do cambio.
Eu percebi que por ex. estava rodando em 4° ai pisava para uma ultrapassagem, ela reduzia pra 3° e subia de novo pra 4° marcha para dai andar, sendo que ela poderia ter mantido a 4º e puxado apenas no torque. Inclusive tem dois registros desta reclamação na concessionária. Que me informaram ser normal....
O que acho complicado é que a loja dos pneus pertence ao mesmo grupo da concessionária e me indicaram os pneus, o chefe de oficina tbm afirmou que nunca teve problemas com este pneus e que inclusive poderia coloca-los se problemas. Então com este avais eu coloquei os pneus.
Ta difícil esta situação e a concessionaria não me explica ao certo os acontecimentos, simplesmente negaram a garantia e pronto...
Eu abri uma reclamação pelo 0800, mas até agora nada....
De fato não tem nada a ver com os pneus, o problema e que a Concessionária nem quis olhar o que é, apenas passaram o scaner e viram que esta tudo certo na parte eletrônica.
Tenho uma 2009 tbm e a minha faz isso mesmo,, ela da aquela reduzida mas volta em seguida pra mesma marcha,,,, so falta tbm quebrar o cambio pois o pivo da barra de direçao quebrou eu fazendo uma manobra,,,vou levar pra concecionario que fica a 230km da minha cidade mas duvido muito que eles vao fazer algo
Eu percebi que por ex. estava rodando em 4° ai pisava para uma ultrapassagem, ela reduzia pra 3° e subia de novo pra 4° marcha para dai andar, sendo que ela poderia ter mantido a 4º e puxado apenas no torque. Inclusive tem dois registros desta reclamação na concessionária. Que me informaram ser normal.... O que acho complicado é que a loja dos pneus pertence ao mesmo grupo da concessionária e me indicaram os pneus, o chefe de oficina tbm afirmou que nunca teve problemas com este pneus e que inclusive poderia coloca-los se problemas. Então com este avais eu coloquei os pneus. Ta difícil esta situação e a concessionaria não me explica ao certo os acontecimentos, simplesmente negaram a garantia e pronto... Eu abri uma reclamação pelo 0800, mas até agora nada....
De fato não tem nada a ver com os pneus, o problema e que a Concessionária nem quis olhar o que é, apenas passaram o scaner e viram que esta tudo certo na parte eletrônica.
Ate então tudo normal, a minha faz exatamente isso, de alguns meses para cá começou a fazer com maior frequência (esta redução para ultrapassar), antes ela de 4º ia so no motor numa ultrapassagem. Isso andando com o Bully Dog (A minha tem Bully Dog) em Tow (380cv), no extreme (beirando 500cv) não ocorreu esta baixa na marga.
Segundo conversa com tecnicos em cambio, é sintoma de as cintas do cambio perderem carga, da para reapertar, porém tem que abrir o cambio. Tem que ser alguem que entenda para fazer isso, se apertar de mais fica estrangulado.
Em Dez conversei com um conhecido do RJ e a Ram dele começou a não passar mais as marchas, baixar e subir marcha. Inspecionou e era simplesmente os conectores elétricos do cambio que estavam úmidos pós lavação do carro.
Porém como você ouviu barulho foi grave, por favor, nos avise do desfecho do seu problema no cambio, muito interessa aos donos de Ram.
Quando comprei a minha RAM perguntei várias vezes na concessionária se tinha problema com garantia ao trocar os pneus originais. A resposta era sempre que não tinha problema, inclusive estimulando a troca, explicado pelo fato da revendedora de pneus também ser do grupo da concessionária. Sempre fiquei preocupado com isso, pois o manual do carro dizia uma coisa e a concessionária dizia outra. Na última revisão um mecânico abriu o jogo. Se mandar o retrato da pickup para a fábrica com pneu diferente do original vai perder a garantia. No caso específico, a concessionária sabe disso e alerta o proprietário antes de tirar as fotos, inclusive emprestando os pneus originais para a pickup sair bem na foto. Ps: Não me perguntem o nome da concessionária porque eu não vou dizer... rsrs
Eu percebi que por ex. estava rodando em 4° ai pisava para uma ultrapassagem, ela reduzia pra 3° e subia de novo pra 4° marcha para dai andar, sendo que ela poderia ter mantido a 4º e puxado apenas no torque. Inclusive tem dois registros desta reclamação na concessionária. Que me informaram ser normal....
O que acho complicado é que a loja dos pneus pertence ao mesmo grupo da concessionária e me indicaram os pneus, o chefe de oficina tbm afirmou que nunca teve problemas com este pneus e que inclusive poderia coloca-los se problemas. Então com este avais eu coloquei os pneus.
Ta difícil esta situação e a concessionaria não me explica ao certo os acontecimentos, simplesmente negaram a garantia e pronto...
Eu abri uma reclamação pelo 0800, mas até agora nada....
Tive uma dodge ram 2008, e na hora da ultrapassagem se pisar no fundo do acelerador é normal ela se reduzir ,em relaçao a garantia, quando comprei a 2008 nao me falaram nada sobre perca da garantia,ja na dodge 2012 fui orientado a nao colocar pneus maiores ,senãoperderia a garantia.Esses dias ja com a dodge 2012 a alavanca do cambio ficou solta e nao conseguia engatar e desengatar as marchas ,dai descobri que tinha escapado uma borboleta que segura o cabo que faz as mudanças antes de entrar na caixa,da uma olhada na sua se nao aconteceu o mesmo.