Não nenhum tipo de explicação plausível para a cobrança de preços de autopeças, tão fora da realidade brasileira, como os que são praticados nas concessionárias brasileiras.
A coisa é estratosférica e beira a insanidade.
Fui à busca do filtro de combustível para minha S10 (motor MWM 2.8l), procurei em algumas concessionárias sem sucesso até que em uma delas o vendedor prontificou-se a mandar trazer de uma filial, pois também não havia no estoque. Aliás, peça que anda sumida.
Pois bem, só ai é que fui saber o preço da geringonça: R$ 385,00
Pasmem! Ele ainda disse que era preço antigo e já estaria subindo (só se for para Plutão ou outra galáxia).
Já que estaba lá perguntando preços como um idiota, resolvi saber os preços dos filtros de ar e óleo.
A concessionária cobra, R$ 276,00 pelo de óleo e R$ 104,50 pelo de ar.
Fui a uma autopeãs em São Cristovão (bairro aqui no Rio tradicional em venda de peças de autos) e tive os seguintes preços.
Filtro de combustível (mesma marca): R$ 85,00
De óleo: R$ 54,00
De ar: 32,00
Estes últimos eu já comprava em autopeças no meu bairro, mas o de combustível seria o primeiro que eu trocaria, dai o espanto ante o absurdo do preço.
Das duas uma. Ou eles estão ou eu é que estou maluco.

Só com mensalão se pode comprar algo em concessionária.
Fico imaginando quem possa precisar de peças para a Mitsubishi ou a Hilux. Deve ser algo até anedótico, se não fosse trágico.