Caro companheiro, por incrível que pareça e como já dizia o velho ditado "santo de casa não faz milagres" apesar de assíduo na região, ainda não me aventurei pela reserva de Macaé. Minha esposa vive cobrando isso, mas gosto de fazer as coisas na hora e lá tem uma certa burocracia junto ao IBAMA,para a marcação de visitas. No entanto, já fizemos com um fiatizinho a subida da região do Imbé, depois cortamos por Cantagalo e entramos no Estado de MG sempre fuçando novos caminhos.
No mês passado estivemos na Serra do Ibitipoca e fizemos todo o tour por lá.
Na volta demos carona para um caminhoneiro que nos indicou um caminho alternativo, para entrarmos no RJ por Valença. Daí que retornamos e entramos no tal caminho, que foi literalmente uma belíssima dica, estradinha boa, obstáculos razoáveis, paisagem exuberante e muita história do ciclo do café que conhecemos nas diversas fazendas que cortamos. Passamos por Rio Preto, Santa Bárbara...,enfim...ao invés de pegarmos o caminho para o RJ em Valença, pegamos sentido contrário e pelo mato chegamos a Conservatória (Cidade da seresta) para um ajantarado. Este seria um trajeto muito interssante para marcamos um passeio e aproveitar para conhecermos o grupo.
PS> vou tentar me organizar e fazer algumas rotas no nordeste, pelo qual fomos em 5 anos desbravando vias alternativas. Já fizemos RioXBahia via sertão (minha mulher com a história do Guimarães Rosa) e conhecemos todas as cidades do litoral. Outra pedida é o caminho de Parnaíba no PI até Jericoacoara e de lá para Lençois Maranhenses que fizemos mas gostaríamos de rever. Fizemos tbm td o Rio S Francisco...ô blz!!!
Enfim...temos muita história, um pouco de poeira, conhecemos muitas pousadas por preços melhores que camping, já dormimos em alguns muquiços é verdade, rsrs. alguns milhares de KM rodados e nosso lema é: "Passear em casa e morar na Estrada". Estamos aki abertos pra trocar dicas de roteiros, pousadas, hotéis mecânicos e o que for preciso para facilitar pra turma que gosta de chão a fazer disso o seu melhor.