Tracker Spoilers ("Saias") e Manga de Eixo Direita ("Manga da Suspensão").
Pessoal, segue uma dica importante para os proprietários de Tracker: "Cuidem bem dos seus Spoilers ("Saias") lateriais".
Explicarei o por quê dessa dica:
Perdi o Spoiler Lateral Direito na Trilha de Castelhanos. Trata-se de uma peça de plástico, pintada na cor da viatura e fixada por baixo com pequenas travas plásticas, isto mesmo, travas plásticas "sem-vergonha" que saem facilmente. Na parte de trás do Spoiler, há apenas um parafuso, reforçando a fixação da peça na Tracker.
Pois bem, após ter perdido, fui em algumas oficinas especializadas em 4x4 ver se alguém tinha o tal Spoiler para substituição, mesmo que não fosse na cor do veículo. Ninguém sabia onde consguir a tal peça de plástico. Então, uns colegas de uma oficina que fazem preparação em viaturas 4x4 para trilhas me indicaram um desmanche especializado em veículos 4x4, onde por sorte haviam visto uma Tracker já batante desmontada, mas ainda com os Spoilers.
Chegando lá, fiquei contente, pois a peça era praticamente da mesma cor da viatura. Após avaliar a peça, o dono do desmanche veio com a notícia ruim: R$ 250,00 (isto mesmo, 250 "paus") em uma peça plástica usada, com alguns riscos, mas que não encontraria em outro lugar, a não ser em desmanches, e como a Tracker não é um carro muito comum em desmanches, o cara literalmente me "extorquiu" taxando o Spoiler em R$ 250,00.
Depois disso, passei na oficina especializada em preparações de viaturas 4x4 e negociei com eles a confecção de Rock Sliders, para evitar danos tanto aos Spoiler, quanto também às portas da Tracker.
A Manga da Suspensão Direita que entortei em Castelhanos, também não se encontra tal peça nova, apenas recondicionada de Tracker batida ou arrematada de leilão por apreensão. Nesta peça mecâmica que sustenta a roda dianteira direita, paguei R$ 300,00 em uma peça usada e recondicionada na Alternativa 4x4, mais a mão-de-obra de R$ 150,00 para instalação, ficando em R$ 450,00 apenas esta peça danificada.
Fiz outros serviços de Revisão Geral, Lift 2" na Suspensão, Troca dos 4 Amortecedores, entre outras peças de menor valor substituída, deixando com os caras uma grana razoávelmente alta entre peças e serviços de mão-de-obra especializada.
Fica ai as dicas para não "doer no bolso" depois.
Abraço a todos!