Postado originalmente por
fpandur
Olá pessoal, sem querer vi esse tópico por aqui. Estive algumas vezes na Canastra e desde que fui a 1ª vez tenho como "meta" que pelo menos 1 vez por ano temos de ir para lá, tamanho o gosto que pegamos pela região. Daqui até lá é cerca de 600 a 750 Km, dependendo se vamos para Delfinopolis ou S. Roque Minas, então não dá para ir a quantidade de vezes que gostaríamos, em função do tempo necessário para a viagem. Nesse ano ainda não estive por lá, devo ir para lá em Setembro, aproveitando um feriado municipal daqui. De forma geral, acabei aprendendo que por lá sempre se leva (muito) mais tempo que o previsto por planejamentos por Google ou GPS, devido as distâncias, condições dos caminhos de terras/trilhas e também, a distância a pé até as cachoeiras. Por exemplo, pelo roteiro sugerido: "Dia 28: na manhã, Casca d'Anta, parte alta; retorno passando pelas cachoeiras (Vento, N. Antônio, Ricardo, nascente do São Francisco, Cerradão, Rolador)." Para chegar a Casca D´Anta parte alta vocês já vão ter de passar pela nascente S. Francisco (tudo isso dentro do PN). Para as cachoeiras do Vento e Ricardo vão ter de sair do parque, voltar até S. Roque de Minas e pegar outra estrada para contornar a Serra pelo lado norte e chegar nessas cachoeiras. O detalhe é que não é simplesmente chegar de carro e pronto, tem que andar (e muito) para chegar nessas 2 cachoeiras, com um forte trecho de subida, são cerca de 6 Km de caminhada no total. Para terem uma idéia, cheguei por volta de 10 ou 11 Hrs e retornei por volta de 16 Hrs (nesse tempo contando o trajeto a pé e o tempo para aproveitar as cachoeiras). Se o "rolador" que estão se referindo seria a Serra do Rolador que sai de S. José do Barreiro, demora um pouco também, última vez que passei por lá havia um trecho cujo piso era todo formado por pedras grandes e soltas, tinha que ir muito devagar. Enfim, a não ser que estejam considerando apenas chegar na cachoeira, olhar, tirar foto e ir embora, acho que seria legal uma reavaliação do tempo x trajeto. E quanto maior a quantidade de viaturas, mais atrasos acabam por ocorrer, o que é natural. Acho que é interessante fazer uma roteiro mais enxuto e deixar algumas atrações "na manga", se der tempo então estica até elas. Desculpem o pitaco e longo texto ...