x
Convex Datacenter
  • #2065
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8



    Bom, resolvi dar umas voltas, agora a noite, com garoa e asfalto molhado, pra testar os modos 2WD e AUTO.

    Realmente as vezes dá essa dúvida se não é só "efeito placebo"...

    Mas minha impressão foi de que o AUTO atua sim, distribuindo tração, mesmo quando a dianteira não patina.

    Fiz o mesmo circuito, forçando a barra civilizadamente, nos dois modos. O circuito incluía uma curva 270º (entrada de viaduto).

    Tive a nítida impressão de que em AUTO o carro ficou bem mais "no chão".

    Outra coisa que percebi é que em saídas/retomadas vigorosas (mas sem patinar) no modo AUTO o carro "empina" menos a frente, sugerindo que o alguma tração atuou na traseira, mesmo sem que a dianteira tenha patinado.

    E ainda, relendo o manual, tem lá a frase:

    "O modo “AUTO” distribui automaticamente o torque do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, em função das condições de circulação e velocidade do veículo. Esta posição otimiza a estabilidade"

    Então, no fim das contas, tá dito lá...

    Mas seria ótimo saber mais detalhes do sistema.

  • #2066
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Outro achado. A (pouca) informação sobre o sistema de "bloqueio virtual do diferencial" foi "ripada" do manual da gente junto com as descrições sistema de controle de estabilidade ESC, que não temos. No manual em inglês (usa) do carro com ESC lê-se o seguinte na parte que descreve o sistema:

    Electronic stability program andtraction control when driving off-road
    (vehicles equipped with ESC)
    When driving on soft ground (sand,mud, deep snow), we recommend thatyou deactivate the ESC function bypressing the “ ESC” switch.
    In this case, only individual wheel braking remains active. This function applies the brake to any wheel that is slipping, allowing the engine torque to betransferred to the wheels with the mostgrip. This is particularly useful whencrossing a bridge.





    Em tradução livre:

    Quando dirigindo em solo "fofo" (areia, lama neve funda) recomendamos que você desligue o ESC... ...
    Neste caso apenas a frenagem individual das rodas permanece ativa. Esta função aciona o feio em qualquer roda que esteja patinando, permitindo que o torque do motor seja transferido para a roda com maior aderência. Isto é particularmente útil quando cruzando uma ponte(? não conheço outra tradução para "bridge" mas essa frase final não parece fazer muito sentido pra mim).

    Então provavelmente o que temos é tipo um ESC desligado... Faz algum sentido.


  • #2067
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Bom dia, vkbrv,

    Esse "bloqueio virtual dos diferenciais de eixos dianteiro e traseiro" somente funciona no modo "4WD Lock" e não no modo AUTO.

    O princípio de funcionamento é o seguinte:

    Quando se seleciona o modo "4WD Lock", entra também em funcionamento um gerenciamento da transmissão, de modo a utilizar os sensores de velocidade de rotação de cada roda (que fazem parte do sistema ABS) para identificar quando uma roda de um determinado eixo está girando muito mais rápido que a outra do mesmo eixo (que provavelmente estará parada). Quando o sistema identifica isto, comanda automaticamente (sem nossa intervenção) a frenagem momentânea daquela(s) roda(s) que estava(m) girando demais, o que, em razão do diferencial do tipo aberto (sem bloqueio total), faz com que o torque da transmissão seja transferido momentaneamente para a(s) roda(s) que estava(m) parada(s) no chão, o que permite o tracionamento do carro para tentar sair da situação de atolamento.

    Uma vez que a(s) roda(s) que estava(m) no chão começa(m) a girar, o sistema de tração integrado com ABS libera automaticamente a pressão de frenagem na(s) roda(s) que estava(m) no ar.

    O que temos visualizado nos vídeos é que o sistema, para tentar sair de situações do tipo X por exemplo, acaba gerando pulsos de tração, o que, pela sua natureza não é tão eficiente quanto um bloqueio total dos diferenciais dos eixos, mas é melhor que nada.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2068
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Bom dia, vkbrv,

    Esse "bloqueio virtual dos diferenciais de eixos dianteiro e traseiro" somente funciona no modo "4WD Lock" e não no modo AUTO.

    O princípio de funcionamento é o seguinte:

    Quando se seleciona o modo "4WD Lock", entra também em funcionamento um gerenciamento da transmissão, de modo a utilizar os sensores de velocidade de rotação de cada roda (que fazem parte do sistema ABS) para identificar quando uma roda de um determinado eixo está girando muito mais rápido que a outra do mesmo eixo (que provavelmente estará parada). Quando o sistema identifica isto, comanda automaticamente (sem nossa intervenção) a frenagem momentânea daquela(s) roda(s) que estava(m) girando demais, o que, em razão do diferencial do tipo aberto (sem bloqueio total), faz com que o torque da transmissão seja transferido momentaneamente para a(s) roda(s) que estava(m) parada(s) no chão, o que permite o tracionamento do carro para tentar sair da situação de atolamento.

    Uma vez que a(s) roda(s) que estava(m) no chão começa(m) a girar, o sistema de tração integrado com ABS libera automaticamente a pressão de frenagem na(s) roda(s) que estava(m) no ar.

    O que temos visualizado nos vídeos é que o sistema, para tentar sair de situações do tipo X por exemplo, acaba gerando pulsos de tração, o que, pela sua natureza não é tão eficiente quanto um bloqueio total dos diferenciais dos eixos, mas é melhor que nada.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Valeu dd1969
    Será que o "bridge" no manual se refere a um X?...

    4X4 Brasil

  • #2069
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Isso que eu ia responder pro Galeraco2017 que falou lá em cima que isso funcionava no AUTO
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #2070
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Penso diferente, cada opção da tração tem sua função, não podemos esquecer que este tipo de transmissão/tração está presente em vários carros, sejam Renault/Nissan, que conjugado com outras tecnologias diferentes (ESC, Controle de Tração e ABS) terão resultados diferentes. Lembrando que o próprio sistema de ABS do Duster é diferente, pois o carro consegue sair de uma situação de X, coisas que muitos 4x4 brutos não saem (se não tiverem bloqueio do diferencial). Penso, o que mais ajuda o Duster na opção Auto, com o tipo de tração 4wd, é o sistema de ABS que compensa a diferença de uma roda pra outra, freando uma e acionando a força na outra, como acontece quando está em X, aí está o pulo do gato, sistema mais simples, mas que funciona bem nas curvas e dá mais aderência, não sai de traseira (como as pickup) nem de frente. Se tivesse controle de Estabilidade ficaria perfeito, pois ajudaria muito controlar a carroceria e a suspensão.
    Isso só funciona no LOCK
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #2071
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Mais um ponto positivo para o Duster 4x4. Eu desconhecia esses detalhes da tração. Ponto negativo para a Renault Brasil por tungar esse controle de estabilidade, haja vista que já está tudo no carro para fazer uso desse sistema. Economia porca de uns R$ 200,00 no máximo, para um carro de R$ 87.000,00. O problema não é só da Renault. Todas as montadoras aqui no Brasil nos tungam de um lado e cobram um preço absurdo do outro. Abs. Válter

  • #2072
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Este feriado vou fazer um teste, tipo esse vídeo da Índia, vou colocar minha câmera de aventura por debaixo do carro, próximo a roda traseira, pra ver como é o funcionamento do Duster na posição Auto, fazer umas curvas, algumas arrancadas e acelerar na reta. Se tiver resultado diferente posto o video e compartilho o link.
    4X4 Brasil

  • #2073
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Galeraco2017 Ver Post
    Este feriado vou fazer um teste, tipo esse vídeo da Índia, vou colocar minha câmera de aventura por debaixo do carro, próximo a roda traseira, pra ver como é o funcionamento do Duster na posição Auto, fazer umas curvas, algumas arrancadas e acelerar na reta. Se tiver resultado diferente posto o video e compartilho o link.
    Desculpa minha ignorância, dá pra ver a tração sendo aplicada?

  • #2074
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Desculpa minha ignorância, dá pra ver a tração sendo aplicada?
    Bom dia, vkbrv,

    Depende de como o Galeraco2017 vai efetuar o teste. Acredito que o ideal seria ele forçar uma situação na qual aconteça o X, como por exemplo, colocar o Duster preso em ondulação de terreno que permita a patinação da roda traseira de um lado e a roda dianteira do outro. O ideal também nesse caso seria ele filmar a roda que está no ar e comprovar que no modo AUTO ela gira sem parar e sem movimentar o carro. Em seguida ele deveria mudar para o modo "4WD Lock" e a câmera deve mostrar que o freio é aplicado pelo sistema sem ele pisar no pedal, e a filmagem mostrar que, quando a roda que gira solta no ar é bloqueada ciclicamente, a roda que está no chão passa a girar, retirando o carro daquela situação de "prisão".

    A única observação importante é que ele não deveria fazer isso sozinho (nem que estivesse em outro carro mais preparado como um Jimny, por exemplo). Dependendo da dificuldade da inclinação e da situação, o ideal é que leve algumas pessoas, pois pode ser necessário que alguém faça um contrapeso ou balanço no carro, ou mesmo empurrar um pouco. O melhor é que vão dois carros, e que ele leve também uma cinta de resgate e um par de manilhas de 1/2" ou uma de 1/2" e uma de 3/4" para usar, se for necessário.

    Abraços, boa Páscoa e fiquem todos com Deus!
    dd1969.

  • #2075
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Posts
    147
    Agradecimentos: 9
    Obrigado pelas dicas. Quanto ao funcionamento em X,não tenho dúvida, temos muitos vídeos do lançamento do Duster. Como todos sabem, independente do modo 2wd/Auto/4Wd,todo os sistema de cardan e semieixos traseiros rodam, o acionamento da tração ocorre dentro do diferencial, através das disco de embreanges viscoso (acho que é isso..rsrs). O que queria saber como funciona em X, no mo Auto, conforme nosso colega relatou aí, acho que nem precisa ser em X, precisaria que uma roda traseira ficasse no ar, e vê o que acontece com ela no modo Auto, qual o comportamento da tração, ela ficaria rodando livre ou a força iria para outra que está no chão. To tentando instalar a camera debaixo do carro, bom mesmo se colocasse dentro do cardan...rsrsr...Boa Pascoa.

  • #2076
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Bom dia, vkbrv,

    Depende de como o Galeraco2017 vai efetuar o teste. Acredito que o ideal seria ele forçar uma situação na qual aconteça o X, como por exemplo, colocar o Duster preso em ondulação de terreno que permita a patinação da roda traseira de um lado e a roda dianteira do outro. O ideal também nesse caso seria ele filmar a roda que está no ar e comprovar que no modo AUTO ela gira sem parar e sem movimentar o carro. Em seguida ele deveria mudar para o modo "4WD Lock" e a câmera deve mostrar que o freio é aplicado pelo sistema sem ele pisar no pedal, e a filmagem mostrar que, quando a roda que gira solta no ar é bloqueada ciclicamente, a roda que está no chão passa a girar, retirando o carro daquela situação de "prisão".

    A única observação importante é que ele não deveria fazer isso sozinho (nem que estivesse em outro carro mais preparado como um Jimny, por exemplo). Dependendo da dificuldade da inclinação e da situação, o ideal é que leve algumas pessoas, pois pode ser necessário que alguém faça um contrapeso ou balanço no carro, ou mesmo empurrar um pouco. O melhor é que vão dois carros, e que ele leve também uma cinta de resgate e um par de manilhas de 1/2" ou uma de 1/2" e uma de 3/4" para usar, se for necessário.

    Abraços, boa Páscoa e fiquem todos com Deus!
    dd1969.

    Mais uma vez obrigado dd1969. Mas como o Galeraço2017 também não tenho mais tantas dúvidas quanto ao bloqueio eletrônico do diferencial. Minha curiosidade é mais sobre o funcionamento ou não do sistema, em AUTO, em situações aonde não há perda de tração na dianteira. Quando elas não patinam. Por exemplo, nas curvas, o sistema é usado pra melhorar a estabilidade? Dando tração independentemente nas rodas traseiras? Ou em arrancadas, o sistema atua mesmo que a dianteira não patine?

    Isso que eu perguntava se seria possível ver.

    Lembro de um vídeo, que não estou mais achando, não sei se vi aqui ou em outro lugar, de um camarada que ligou um voltímetro (eu acho, ou amperímetro, sei lá) em algum lugar do sistema, que monitorava a atuação da tração traseira, mas na época que vi, vi sem som e não prestei a devida atenção. Alguém sabe deste vídeo?

    Abraços a todos.

    boa páscoa.

    v.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade