Postado originalmente por
Afonso Carlos
Motores Otto trabalham com taxa de compressão bem inferiores as taxas diesel, sua construção fisica não é robusta o suficiente para as cargas geradas em um motor diesel, o rendimento ficara bem distante de um progeto genuinamente Diesel pois seus componentes dinãmicos náo foram projetados para tal funcionamento.
Já o inverso é largamente utilizado em empresas especialmente as ligadas a fabricação de alcool, projeto genuinamente Brasileiro e desenvolvido por meu Sogro a mais de 20 anos, que continua evoluindo.
Resumidamente: Começou na usina Zillo Lorenzenti como experimento particular de meu sogro, em caminhões Scania 12 litros, Foi um sucesso o motor ficou perfeito e foi integrado a frota para mais testes, porem o alcool era injetado da mesma forma que o diesel, para tanto era nescessário um aditivo altamente toxico para a lubrificação da bomba injetora, o que inviabilizava seu uso em frotas, pois o risco era muito grande no caso de um acidente.
Mais tarde porem, veio a eletronica e hoje meu sogro converte muitos motores Diesel em Flex, ou seja Ciclo Otto e Diesel, onde o combustivel alternativo não entra mais em contato com o sistema de injeção diesel, pois tem seu proprio sistema de injeção.
Obviamente essa tecnogia está distante de nós, mas logo desfrutaremos dela, pois a Boch demonstrou enorme interesse e consolidou uma parceria.