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Reforma Gurgel Tocantins - Cambio.

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  • 17/10/2008, 21:06
    Treme Terra
    Tem uma forma de legalizar:

    RESOLUÇÃO Nº 63, DE 22 DE MAIO DE 1998

    Resumo Descritivo:
    Disciplina o registro e licenciamento de veículos de fabricação artesanal, conforme o art. 106 do Código de Trânsito Brasileiro.
    O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme Decreto n 2.327, de 23 de setembro de 1997, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:
    Art. 1º Considera-se veículo de fabricação artesanal todo e qualquer veículo concebido e fabricado sob responsabilidade de pessoa física ou jurídica, atendendo a todos os preceitos de construção veicular, de modo que o nome do seu primeiro proprietário sempre coincida com o nome do fabricante.
    Art. 2º Para proceder o registro e licenciamento dos veículos de que trata esta Resolução, o órgão de trânsito local deverá exigir do(s) proprietário(s) a apresentação do Certificado de Segurança Veicular - CSV expedido por entidade credenciada pelo INMETRO- Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualificação, conforme regulamentação específica, e os principais componentes utilizados, de acordo com as especificações do Anexo II.
    § 1º No caso dos reboques de fabricação própria, cujo o Peso Bruto Total - PBT não ultrapasse a 350 (trezentos e cinqüenta) quilogramas, o comprovante de que trata o caput deste artigo, poderá ser substituído por laudo emitido por profissional legalmente habilitado perante o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA, na área de mecânica ou segurança veicular.
    § 2º Os procedimentos técnicos para operacionalização do disposto no parágrafo anterior, serão de acordo com a regulamentação específica do INMETRO.
    Art. 3º Será permitido registro e licenciamento de no máximo 3 (três) veículos para cada fabricante, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.
    Art. 4º O sistema de identificação dos veículos será feito de acordo com o Anexo I.
    Art. 5º No caso específico de reboque, o sistema de engate entre o reboque e veículo trator deverá estar normatizado de acordo com a NBR 5545 da ABNT, quando aplicável.
    Art. 6º O número do Certificado de Segurança Veicular - CSV ou registro do profissional legalmente habilitado pelo CREA, deverá ser inserido nos dados cadastrais dos reboques e veículos automotores que se encontram no Registro Nacional de Veículos Automotores - RENAVAM - BIN, em campo próprio.
    Parágrafo único. A inserção desses dados no RENAVAM ocorrerá somente após a adequação do sistema.
    Art. 7º Fica vedada a fabricação de veículo artesanal do tipo ônibus, microônibus e caminhão.
    Art. 8º Fica revogada a Resolução 758/92 do CONTRAN.
    Art. 9º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


    RENAN CALHEIROS
    Ministério da Justiça

    ELISEU PADILHA
    Ministério dos Transportes

    LINDOLPHO DE CARVALHO DIAS - Suplente
    Ministério da Ciência e Tecnologia

    ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA
    Ministério do Exército

    LUCIANO OLIVA PATRÍCIO - Suplente
    Ministério da Educação e do Desporto

    GUSTAVO KRAUSE
    Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazônia Legal

    BARJAS NEGRI - Suplente
    Ministério da Saúde






    ANEXO I
    O presente anexo tem como objetivo apresentar a metodologia para proceder o registro e licenciamento de veículos de fabricação própria, através da obtenção do código VIN (NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO)
    Para efeito de padronização de identificação destes veículos foi fixado pela ABNT o WMI (IDENTIFICADOR INTERNACIONAL DO FABRICANTE), como sendo 9EZ, onde o primeiro dígito identifica o continente, o segundo caracteriza o país e o terceiro caracteriza "Fabricação própria".
    O quadro abaixo apresenta a composição do Código VIN, específico para os veículos de fabricação própria.
    IDENTIFICADOR INTERNACIONAL FABRICANTE TIPO VEÍCULO CAPACIDADE DE CARGA ANO MODELO IDENTIFICAÇÃO NUMERAÇÃO SEQUENCIAL
    1 2 3 4 5 6 7891011121314151617
    9 E Z UNIDADE FEDERAÇÃO TABELA RENAVAM TABELA TABELA RENAVAM DETRAN/CIRETRAN
    Os campos 1, 2 e 3 estão reservados para o sistema de identificação internacional WMI. Os campos 4 e 5 identificarão a unidade da Federação (UF ), não sendo permitido a utilização das letras I, O e Q, substituindo-se quando necessário a letra O pelo 0 (zero) e I pelo 1.
    Os campos 6 e 7 caracterizam o tipo de veículo - sistema RENAVAM, conforme art. 96. do Código de Trânsito Brasileiro.

    Os campos 8 e 9 identificam a capacidade de carga/lotação conforme a tabela abaixo:
    "PC" - até 350 quilogramas
    "MC" - de 351 à 750 quilogramas
    "GC" - Acima de 750 quilogramas
    Obs.: Quando se tratar de lotação considera-se o peso normal de um passageiro como sendo 70 quilogramas.
    O campo de número 10 identifica o ano de modelo, conforme dispõe a Resolução nº 24/98 do CONTRAN:
    ANO CÓDIGO ANO CÓDIGO ANO CÓDIGO ANO CÓDIGO
    1971 1 1981 B 1991 M 2001 1
    1972 2 1982 C 1992 N 2002 2
    1973 3 1983 D 1993 P 2003 3
    1974 4 1984 E 1994 R 2004 4
    1975 5 1985 F 1995 S 2005 5
    1976 6 1986 G 1996 T 2006 6
    1977 7 1987 H 1997 V 2007 7
    1978 8 1988 J 1998 W 2008 8
    1979 9 1989 K 1999 X 2009 9
    1980 A 1990 L 2000 Z 2010 A
    Uma vez criado o sistema no órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, e estabelecida a numeração seqüencial, o mesmo deverá ser repassado para o órgão máximo executivo de trânsito da União, para registro e controle.

    ANEXO II
    O presente Anexo, tem como objetivo especificar os componentes novos ou recondicionados em bom estado, utilizados na fabricação artesanal de veículos.
    1 - Fabricação própria de reboques com Peso Bruto Total - PBT (peso próprio mais carga), até 500 (quinhentos) quilogramas.
    1.1 - Componentes novos: rodas; rolamentos; amortecedores; instalação elétrica e de iluminação.
    2 - Fabricação própria de reboques com Peso Bruto Total - PBT acima de 500 quilogramas.
    2.1 - Componentes novos: pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; amortecedores; sistema completo de freio; sistema elétrico e de iluminação; sistema de engate normalizado; pneus.
    3 - Fabricação própria de veículos de passageiros.
    3.1 - Componentes novos: pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; braço de direção; ponteira de direção; caixa de direção; amortecedores; molas; rodas; pneus; sistema de freio completo (dianteiro e traseiro); sistema elétrico e de iluminação; lanternas sinalizadoras.
    3.2 - Os demais componentes, não especificados, poderão ser recondicionados ou em bom estado de conservação, verificados pela entidade credenciada pelo INMETRO
  • 17/10/2008, 21:15
    Treme Terra
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por tets__ Ver Post
    Voce gostaria mesmo dessa caixa (kombi reduzida)? Acho q consigo ela pra voce por uns 350,00.

    Abss

    Eu não usaria esta redução, usei na minha primeira gaiola, quando ficou pronta andei nela 2 quarteirões e arranquei tudo e joguei fora....


    Hoje eu tenho motor AP 1.8, caixa da Kombi diesel e pneus 205/70/15, quanto maior o pneu mais longa fica a relação.

    Se vc vai fazer um veiculo pra trilha, use a suspenção trazeira da Kombi mais nova, com homocinetica

    Na primeira foto ela ainda esta com a redução na segunda ja esta sem.
  • 19/10/2008, 13:46
    tets__
    Fala pessoal,tudo bem?

    pelo jeito vou ter que legalizar o gurgel da forma artesanal mesmo,
    agora entra outra questao, já que é um processo demorado de legalização, estou pensando em arriscar um projeto 4x4, a grosso modo com sistema de gol a ar na dianteira. O problema é onde achar espaço no cambio traseiro para fazer a conexao do cardan, no acoplamento do motor e cambio?? Na dianteira o cambio vai estar livre sem o motor, entao será mais fácil para puxar um acoplamento.

    O que voces acham galera??

    um abraço e muito obrigado pelas dicas.
    até mais.
  • 24/10/2008, 14:53
    tets__
    1 Anexo(s)
    Bom pessoal, começei a pensar no braço da suspensão que vou ter que fazer novo, vai ser pouca coisa diferente da original, porém maior, para deixar o carro mais alto, junto ao cambio de gol a ar.

    è claro que o desenho está fora de medida, só viu tirar quando instalar o cambio no carrinho, ai sim passo o desenho para as medidas corretas.

    Por enquanto vai um rascunho feito no solid works.



    Abraçoss
  • 24/10/2008, 17:28
    negreira
    Sou novo por aqui, e acabo de comprar um gurgel tocantins 89, o carro está desmontado e era de leilão.

    Gostaria de saber a opnião de vocês para a escolha do cambio. A pessoa que me vendeu o carro tem cambio de gol a ar, e o do fusca (gurgel).


    AMIGO.....estou sem entender nada.......vc comprou de particular ou
    deu o lance em um leilão.......pois as duas coisas ao mesmo tempo eu
    nunca vi......:pensativo:
  • 24/10/2008, 18:54
    tets__
    uhuhauahau
    galera desculpa confusão...
    a história desse carro é o seguinte:
    a guarda florestal usava aq em campinas esse jipinho na época, depois conforme foram aposentando os carros, eles foram vendidos através do leilao.
    A pessoa que eu comprei esse carro adquiriu na época 8 desses, e entao sobrou esse último.
    Esse rapaz tinha esse gurgel e tem mais um monte de carro para tirar peças, ou até mesmo reformar, como veraneio, fusca S, TL, Willis (Original impecavél R$ 14000,00) Brasilia, chevetinho e etc...

    O gurgel está sem motor, cambio, suspensao traseira, volante e cubo, pedaleira e vidros, sem contar o documento claro.

    Espero em um prazo de 1 mes por ele para funcionar e deixar ele bem alto. Assim que tiver mais fotos eu posto aq no forum...

    qualquer coisa da um toque galera!

    Abraçoss
  • 24/10/2008, 19:33
    negreira
    AMIGO !!!!!! conheço um cara que também pegou 1 ou 2 gurgeis de leilão, mas estes
    da policia militar de SP...... querendo te passo o telefone para vc entrar em contato com ele.....""""quem sabe ele te ajude com o lance dos documentos......e também com a reforma que vc pretende.........pois ele é um dos varios mecanicos que temos
    em SP que realiza essa transformação para ficar mais alto......e todos os outros babados.......!!!!!""""

    obs....só não estou passando o telefone com o endereço por não te-los em mãos neste momento....
  • 27/10/2008, 01:09
    tets__
    Citação:

    Postado originalmente por negreira Ver Post
    AMIGO !!!!!! conheço um cara que também pegou 1 ou 2 gurgeis de leilão, mas estes
    da policia militar de SP...... querendo te passo o telefone para vc entrar em contato com ele.....""""quem sabe ele te ajude com o lance dos documentos......e também com a reforma que vc pretende.........pois ele é um dos varios mecanicos que temos
    em SP que realiza essa transformação para ficar mais alto......e todos os outros babados.......!!!!!""""

    obs....só não estou passando o telefone com o endereço por não te-los em mãos neste momento....

    Amigo agradeço muito se voce poder me passar o telefone dele sim, toda informação é muito bem vinda,

    desde já agradeço....
    abraço
    :)
  • 27/10/2008, 09:04
    negreira
    AMIGO..........liga lá........61537568 ou 73278064 ( OFICINA DURAN MECANICA ) '''espero q ele não tenha trocado os nºs dos fones......:parede:

    fica na rua albertina medeiros 166 - vila progresso - itaquera - sp
    cep 08245180 - altura do nº 2900 da AV. PIRES DO RIO.....:concordo:

    acredito se os numeros forem outros....logo alguém deixara informado
    aqui no forum os novos numeros......

    :idea::idea: qq coisa vai lá ou manda uma carta a ele....
  • 27/10/2008, 16:47
    tets__
    Citação:

    Postado originalmente por negreira Ver Post
    AMIGO..........liga lá........61537568 ou 73278064 ( OFICINA DURAN MECANICA ) '''espero q ele não tenha trocado os nºs dos fones......:parede:

    fica na rua albertina medeiros 166 - vila progresso - itaquera - sp
    cep 08245180 - altura do nº 2900 da AV. PIRES DO RIO.....:concordo:

    acredito se os numeros forem outros....logo alguém deixara informado
    aqui no forum os novos numeros......

    :idea::idea: qq coisa vai lá ou manda uma carta a ele....

    AMigo, muito obrigado pelo contato, voce nao sabe a arvore que me quebrou hehehe
    O Duran é muito gente boa, conversei com ele a respeito da documentação, ele me disse que da pra fazer como replica usando um chassi de fabricação artesanal, como ja haviam comentado no forum. O problema é o preço R$ 2000,00, mas...vale a pena pra mim hehe

    Só corrigindo o telefone da oficina dele é 20537568, o outro se mantém.

    Mais uma vez muito obrigado.
    Abraço
  • 27/10/2008, 17:12
    negreira
    Citação:

    Postado originalmente por tets__ Ver Post

    Só corrigindo o telefone da oficina dele é 20537568, o outro se mantém.

    Mais uma vez muito obrigado.
    Abraço

    OPA VALEU.....já copiei o fone novo da mecanica.....

    [ vai metendo foto ai do bebezão se transformando ]
  • 02/11/2008, 23:47
    tets__
    pode deixar...conforme for mechendo nele vou postando aq as fotos e descrição...

    agora essa semana se tudo der certo vou começar desmontar ele e pegar as medidas para fazer um trabalho legal no solid....

    alguem saberia me dizer quais parafusos que seguram o cambio??
    Gostaria de comprar tudo novo e parloc, sera que é besteira? gastar dinheiro a toa... hehe

    Abraço pessoal...até mais
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