x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 38
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Agradecimentos: 0

Abe,

Realmente acho que o manual de alguns carros, confunde mesmo.
    Por exemplo, andei em um destes Toyota Colora automático e também demorei para entender. Na realidade o botãozinho "segundo o manual" serve para desligar o over drive, e sempre que liga o carro o over drive volta para opção "Ativado", ou seja, está em quarta, precisa de um reforçozinho, aperta o botão para desligar o over drive, passou o sufoco, aperta o botão denovo para voltar ao over drive. Funciona como uma redução de marcha.

Abraços Du.

Abraços Du.

Normalmente a overdrive é somente uma última mais longa (relação desmultiplicada).
    Mas em alguns casos existe sim uma caixa de overdrive que é similar a de reduzida, só que faz exatemente o contrario, ela desmultiplica uma ou mais marchas.
    Alguem falou Vectra, não conheço, mas andei numa corvette que tinha este sistema tanto na caixa automatica quando na mecania, assim pelo que me lembro nas 3 marchas mais altas poderia acionar a caixa overdrive para ter uma relação final bem mais longa.
    Para quem tem Land Rover tenho disponivel para venda este tipo de caixa.
    Parece que exitem também para CJ, mas nunca vendi ou cotei uma destas.

Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Agradecimento: 1
    Abe,

Acho q vc esta falando do botao da conduçao esportiva, nada mais é q um padrao do cambio de trocar as marchas numa rotação mais alta (o q gasta mais combustivel) ao contrario do over (q é para economizar combustivel) pois no over o cambio faz o motor trabalhar em rotação menor (sobre-marcha).

Nesses cambios qdo vc pisa fundo no acelerador ele automaticamente desliga o over (voltando para a relação de marcha desmultiplicada) e se precisar reduz as marchas tb.

Em sentido inverso, qdo o pe esta pouco pisado ele troca para uma marcha menor, liga o over (qdo tem) e trava o pino lock-up desligando o conversor de torque (tudo isso = economia).

Por isso é q se diz q o carro hidramatico é gastao, pela açao do conversor de torque em tempo integral (velocidades diferentes entre o cambio e o motor), mas tem um MACETE pro carro hidramatico ficar tao economico qto o com cambio mecanico (se nao pra que as fabricas colocam conta giros nos carros equipados com cambio hidramatico?? se ele nao tivesse a utilidade q passo a explicar):

Tentar travar o lock-up o maximo possivel! Como assim? pois bem pisa-se pro carro sair, apos ganhar velocidade alivia-se o pe entao o cambio passa a proxima marcha, ganha-se velocidade alivia-se o pe de novo entao o cambio passa a proxima (assim sucessivamente) note q é o equivalente q fazemos num carro com cambio normal qdo aliviamos o acelerador nas trocas de marchas, usando esse macete o conversor trabalho pouco (ou ate nao trabalha dependedo do peso do pé) e trava-se lock -up com mais facilidade, assim como na velocidade de cruzeiro qdo se quer manter, supomos, 120km/h, acelera-se ate 130km/h, alivia-se o pé um pouquinho e o lock-up trava mantendo o carro na melhor relação e com o melhor consumo (leia-se sem o funcionamento do tal conversor).

valeu

Usuário
    Entrada
    01/12/2004
    Alô, pessoal! Fala aí, Dero!! O botão que me referí é o liga/desliga do over-drive mesmo por que tem uma luz piloto no painel que indica isso e no caso do meu Terrano ll tem um outro botão que indica HOLD,AT e POWER que é similar a esse de condução esportiva. Mudando um pouco de assunto, no meu carro com a tração ligada e na reduzida, a velocidade pouco se altera em relação ao modo normal. Será isso mesmo? No câmbio manual nota-se uma diferença grande. Abraços!!!

Tem algo errado ai.
    Voce parou para acionar a reduzida?
    Quando o acionamento é por botão eletrico tem que seguir alguns procedimentos para que a reduzida realmente entre. Tem que ver no manual.
    No meu que é mecanico tenho que parar colocar a transmissão automatica em neutro para então colocar ou tirar a reduzida.
    A diferença de força é brutal.

Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Abe
    Alô, pessoal! Fala aí, Dero!! O botão que me referí é o liga/desliga do over-drive mesmo por que tem uma luz piloto no painel que indica isso e no caso do meu Terrano ll tem um outro botão que indica HOLD,AT e POWER que é similar a esse de condução esportiva. Mudando um pouco de assunto, no meu carro com a tração ligada e na reduzida, a velocidade pouco se altera em relação ao modo normal. Será isso mesmo? No câmbio manual nota-se uma diferença grande. Abraços!!!

Fala Abe blz?

por acaso o painel dele é esse?

http://img.periskop.cz/media/img/nis...i_interier.jpg

Usuário Avatar de Fernando Lages
    Entrada
    16/05/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por dero
    Tentar travar o lock-up o maximo possivel!
    Outro dia li um post de um cara que pôs um botão para ligar/desligar o lock-up numa Pathfinder (não sei como ele consegui encontrar o fiozinho correto entre centenas ).

[]s

Entrada
    16/05/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por du
    Na realidade o botãozinho "segundo o manual" serve para desligar o over drive, e sempre que liga o carro o over drive volta para opção "Ativado", ou seja, está em quarta, precisa de um reforçozinho, aperta o botão para desligar o over drive, passou o sufoco, aperta o botão denovo para voltar ao over drive. Funciona como uma redução de marcha.
    Não sei se é na maioria dos carros, vai ver acharam melhor sinalizar no painel quando o OD está desligado. Que fica confuso fica, quando a luz dele no painel está ligada ele está desligado e vice-versa.
    Eu também uso para reduzir, e descida de serra, por exemplo, vou com a OD desligada. Na cidade também, para não ficar trocando de terceira para quarta e quarta para terceira a toda hora.

[]s

Entrada
    16/05/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por Abe
    O botão que me referí é o liga/desliga do over-drive mesmo por que tem uma luz piloto no painel que indica isso e no caso do meu Terrano ll tem um outro botão que indica HOLD,AT e POWER que é similar a esse de condução esportiva.
    Na minha Pathfinder é AUTO e POWER. O que é o HOLD?

Usuário
    Entrada
    01/12/2004
    Alô. Dero! O painel é parecido com esse sim, mas o meu, acredito que seja um pouco anterior a esse,pois o meu é ano 98.
    Fernando, segundo o manual diz o seguinte: No modo HOLD é possível, juntamente com a aplicação do over-drive, ultilizar o câmbio como se fosse manual engatando de 1 à 4 tendo uma direção mais esportiva e também recomendado a ultilizar em trechos com neve ou areia(piso de pouca aderência) para uma frenagem mais rápida e segura. Na prática ainda não ultilizei esses recursos, vou testar e depois escrevo aqui!
    Agora talvez crie um pouco de confusão em relação ao nome do carro. O meu na verdade é chamado aqui no Japão de MISTRAL,frabricado na Espanha pela Nissan Ibérica e importado para o Japão até 98. Na Europa recebe o nome de Terrano ll e o Terrano aqui existente é o mesmo Pathfinder americano. Segundo a concessionária, a mecânica é o mesmo em ambos os carros. Só muda a carroceria(não sei se o termo é esse). É isso aí !!! Abraços !!!

Usuário
    Entrada
    01/12/2004
    Alô, rapaziada!! Andei testando a tração reduzida e está tudo certo( não sei oquê houve da última vez). O acionamento é mecânico e uma vez ligado, reduz pela metade do modo normal. Só há um inconveniente que o manual diz para realizar a mudança(4H para 4L) de forma rápida, se não ela entra em neutro e ''arranha'' a engrenagem e isso realmente ocorreu. Quanto ao botão HOLD, transforma o câmbio automático em manual mesmo, pois acionado não efetua a mudança de marcha automaticamente. Desculpe-me por ter saido do contexto original desse tópico. Abraços!!!!

Muitas vezes o manual fala uma besteiras...
    O da Cherokee fala para acinar a reduzida andando a 4 km/l (ou similar) colocar em neutro a transmissão, etc.. algo meio impossivel.
    O melhor é sempre funciona é realmente para e colocar em neutro e acionar a reduzida de forma rápida e seca.
    HOLD é segurar, assim a transmissão vai segurar a marcha selecionada.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem