A sua explicação foi muito boa! :palmas: Realmente, do jeito que falei tinha ficado confuso! :parede: A questão de existirem motores diesel carburados realmente desconhecia (vivendo e aprendendo! :smile:), mas conheço motores diesel com injeção de metanol/etanol pelo sistema de admissão - ou seja, em vez de só admitir ar, o motor passa a admitir ar e uma pequena quantidade deste combustível.
Entretanto, partindo de um motor Diesel automotivo "tradicional" (como o Q20B), não se costuma dizer "mistura ar/combustível" porque esta "mistura" nem chega a ocorrer - quando o combustível começa a ser misturado com o ar (seja um Diesel de injeção direta ou indireta), ele já começa a queimar também. Neste caso, como você comentou, seria indicado utilizar um termo como "proporção ar/combustível" ou "relação ar/combustível".
De qualquer forma, acho que agora não resta mais dúvida sobre o assunto! :concordo:
Uma dica que "aprendi" indo em algumas mecânicas: procure alguém que esteja na área que você quer, e sempre tenha mais de uma opinião - especialmente se estiver na dúvida!
Também me ajudou muito quando levei o meu jipe num mecânico que tinha um com mecânica bem similar: pra todos os probleminhas "menores" - e até para aqueles que pareciam sem remédio - ele já tinha uma solução pronta e devidamente testada. :concordo: