Powered by vBulletin

GURGEL X12 - projeto e modificações

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/04/2007, 18:03
    Marcelo A. Marchiodi
    5 Anexo(s)
    Bom, fugindo um pouco do assunto do tópico (nem tanto), mas esperando que essas fotos inspirem o Felipe Calé!
    Essas são todas as fotos que consegui até hoje de Gurgel militares!

    []'s esperando ver uma réplica de um X-12 militar!!!!!!! ...até hoje não vi nenhuma por aí...
  • 17/04/2007, 18:09
    Marcelo A. Marchiodi
    4 Anexo(s)
    Outro bom modelo pra se inspirar!!!
    Imagina um desses verde fosco!!!
  • 17/04/2007, 19:56
    Felipe Calé Duarte
    Putz!!!! É isso mesmo q pretendo Marcelo!

    Um bicho dessa altura e claro verde militar fosco com estrela branca e rodas brancas.


    Vc conhece ou possui contato do dono do carro?


    Obrigado pelos incentivos, ainda estou na procura e enquanto isso estou tentando pesquisar o máximo sobre essas modificações.


    Abraços
  • 16/05/2007, 10:45
    Joao Baeta
    :arrow:Povo!
    Deu hoje no jornal "O Globo" que o empresário vai reiniciará a produção do Gurgel a partir de 2008... O modelo será o Tocantins (X-12)...
    Fábrica será em 7 Lagoas, a fábrica ficará pronta final deste ano! Seu Paulo Emílio (Empresário do Gurgel) exporta para China o triciclo TA-01... Motor do X-12 será 1.4 da Kombi... Tração será 4x4!
    Vamos ver!
    Absssssssssssss
  • 16/05/2007, 18:03
    Marcelo A. Marchiodi
    Citação:

    Postado originalmente por Joao Baeta Ver Post
    :arrow:Povo!
    Deu hoje no jornal "O Globo" que o empresário vai reiniciará a produção do Gurgel a partir de 2008... O modelo será o Tocantins (X-12)...
    Fábrica será em 7 Lagoas, a fábrica ficará pronta final deste ano! Seu Paulo Emílio (Empresário do Gurgel) exporta para China o triciclo TA-01... Motor do X-12 será 1.4 da Kombi... Tração será 4x4!
    Vamos ver!
    Absssssssssssss


    Essa é uma notícia muito boa, tomara mesmo que se concretize, vale a pena ler na íntegra, entrei no site do jornal e peguei o texto, mas tive que digitar na unha pois não dava pra copiar... mas segue o texto abaixo:


    "Empresário reiniciará a produção de automóveis Gurgel a partir de 2008
    Fábrica será em Três lagoas (MS). O jipe Tocantins é o primeiro da lista

    Os automóveis Gurgel voltarão às ruas brasileiras, mantendo as linhas originais. O primeiro será o jipe Tocantins, a última versão do X-12. O Início da produção está previsto para o segundo semestre de 2008, em Três Lagoas MS. A nova fábrica ficará pronta em dezembro deste ano.
    O projeto partiu do empresário Paulo Emílio Freire Lemos, que hoje det~em os direitos sobre o nome Gurgel. Ele descobriu que o registro da empresa no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) havia expirado em 2003 e não perdeu tempo: registrou a marca e o logotipo.
    Hoje, Paulo Emílio importa da China o triciclo de carga TA-01. Em breve haverá uma nova versão, mais robusta, com capacidade para transportar até 4 toneladas.

    Base é a mesma, mas sistema de tração será aperfeiçoado

    O motor escolhido não poderia ser outro: o Volkswagen 1.4 Total Flex, que substituiu o clássico 1.6 boxer refrigerado a ar no cofre da veterana Kombi - e também equipava os Tocantins e X-12 do passado.
    O primeiro protótipo está sendo construído sob uma das carrocerias do utilitário que restou na primeira fábrica, em Rio Claro SP.
    O chassi do Tocantins original será mantido, mas a tração vai mudar. No lugar do Seletraction, que permitia transmitir toda a força para apenas uma roda do eixo traseiro, pode entrar um sistema 4x4.
    "Vamos realizar pesquisas de mercado para saber o que os prováveis compradores esperam do carro." - diz Marcelo Anderson Porfírio, gerente de vendas da divisão de utilitários da Gurgel Motores.
    O grande desafio foi adequar o radiador ao Tocantins sem comprometer as linhas do jipe. Como o motor é traseiro, a solução mecãnica também veio do sistema adotado pela Kombi 1.4. Os representantes da Gurgel Motores garantem que foi possível manter o desenho original.
    O salto em potência será considerável: enquanto o X-12 1.6 dispunha de 49 cv, a versão 1.4 poderá vir com 80 cv (quando abastecido com ácool), o mesmo que o obtido pela Kombi. O número é ainda mais representativo diante dos cerca de 800 kg do jipe.
    A Gurgel Motores adquiriu, através de leilões da massa falida, os moldes de outros modelos, como o Carajás, BR 800, X-15, Supermini e até do Itaipú, o protótipo movido a energia elétrica.
    Além de reativar a produção, a Gurgel Motores reservou um espaço na fábrica de Três Lagoas para a criação do Museu do Gurgel. É uma boa maneira de fazer as pazes com a família de João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que nunca concordou com a utilização do nome pela empresa de Paulo Emílio.
    O sonho de Amaral Gurgel se materializou no fim dos anos 60 e se desfez em 1994, quando foi decretada a falência da empresa, que construiu mais de 25.000 carros. Hoje, aos 80 anos, o empresário sofre dos mal de Alzheimer em estado avançado, e vive em São Paulo sob os cuidados da família.

    Jornal O Globo de 16/05/2007"
  • 20/05/2007, 19:30
    Felipe Calé Duarte
    Vivas!!!!!!
    Puts! Não acredito que mepleno séc. XXI vou poder comprar um X12 zero km!!!! e ainda mais com 4x4!

    Sr. Paulo Emílio boa sorte em sua empreitada e ve se não vai abusar nos preços... hehehehehe.


    Tudo começa de baixo, mas ainda acredito que devemos exaltar o que é nosso.

    Abraços.
  • 22/08/2007, 17:26
    MCIOLA
    Amigo, eu tenho um X12, TL 1983 vermelho ferrari, tava sem motor e desde então pensi qual motor colocaria nele... como tive o motor boxer a ar e sei q é uma porcaria gastona e sem tamanho, comprei um AP 1.8 a alcool.

    E digo uma coisa, vai fundo na adaptação, não precisa de soldas nem nada é simples!!!

    Apenas uma flange para fixar o motor ao cambio e manter volante, arranque e embreagem originais do motor AP. Também precisa de um subchassi pra apoiar o motor AP.

    tudo isso vc encontra no site: www.flanges.xpg.com.br, o cara q revende é o Felippe, mto gente fina e to comprando com ele.

    O radiador vc coloca do lado direito, meio deitado e leva um duto de plastico flexivel do lado do cambio até o radiador, pra ajudar na captação de ar fresco.

    Só isso cara, num AP 1.8 carburado vc num mexe em mais nada! A unica ligação eletrica diferente é dos 2 reles do radiador e só!!!

    Boa sorte!! Qqer coisa meu msn é ciolamarcel@hotmail.com, se quiser tbm conversar sobre comrpa de Gurgel estamos aí tbm.

    ABS
  • 23/08/2007, 12:08
    Eliseu
    Fotos
    Citação:

    Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Outro bom modelo pra se inspirar!!!
    Imagina um desses verde fosco!!!

    PessoALL,
    conheço um pouco da história do Gurgel, e eu sabia que usava a mecanica do fusca. Pois bem, olhando para as fotos acima, como colocaram o conjunto rodas/pneus maiores? Foi levantada a suspensão? As rodas traseiras não deveriam ficar "deitadas" como nos fuscas erguidos? Gosto muito do X12, e serei um provável comprador (ou colecionador?...) se conseguir colocar uns BF 33" Mud... []`s
  • 23/08/2007, 13:02
    Loras
    Citação:

    Postado originalmente por Eliseu Ver Post
    PessoALL,
    conheço um pouco da história do Gurgel, e eu sabia que usava a mecanica do fusca. Pois bem, olhando para as fotos acima, como colocaram o conjunto rodas/pneus maiores? Foi levantada a suspensão? As rodas traseiras não deveriam ficar "deitadas" como nos fuscas erguidos? Gosto muito do X12, e serei um provável comprador (ou colecionador?...) se conseguir colocar uns BF 33" Mud... []`s

    Eliseu,

    A receita é uma flange na dianteira, ou seja, duas "pontas de eixo" soldados.

    Câmbio encurtado.

    Suspensão traseira IFS adaptada de Variant / Kombi.

    Cabe pneus 31. 33 eu nunca vi...:pensativo:

    Fica o bixo!!!:palmas:

    Comprei um Gurgel com esse objetivo, usaria no dia a dia. Mas a patroa achou muito desconfortável e resolvemos trocar por uma Camper.:(

    Está a venda (não oficialmente)... :mrgreen:

    Olha ele aqui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=19631

    Abs,
  • 23/08/2007, 13:16
    Evandro Toyoteiro
    4 Anexo(s)
    E aí como está o projeto do Gurgel 4x4??

    Eu tbm sou apaixonado pelos Gurgel´s da vida hehehe
    Meu pai teve quase todos os modelos de gurgel, os únicos que não teve foram, o Itaipú, o supermini e o BR 800.
    Talvez por eu ter sido criado nesse meio que tenho tamanha simpatia pelos
    Gurgel´s :concordo::concordo:

    Algumas fotos...

    Ps.: Nas duas ultimas fotos sou eu com 7 anos, montado nos monstrinhos hehehe

    []´s :concordo::concordo:
  • 02/09/2007, 22:11
    Julio Militão
    E por que não transformar o seu Gurgel num 4X4, tem tópico aqui no forum que diz como. Não é dificil! Já tive dois no inicio dos anos 90, já viajei com ele de Porto Velho a Fortaleza, já andei nas dunas com ele. êta bichim baum!! Imagina 4x4!!!
  • 24/09/2007, 16:18
    cposteraro
    Aí, companheiros, além de Willys, Sportage e um Bernardão com mecânica Jota, tenho para restauro um XT 12, 1973, inteirão e gostaria de trocar detalhes e dicas para terminar o "bicho" 4 x 2. Tá faltando quase tudo. Clemente. Pouso Alegre/MG 35 3422 1414. 35 9132 0959.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:42.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy