Não é 4x4... mas o off road está em seu espírito!!!
Portanto, peço licença para apresentar o mais novo membro honorário do Museu (apelido carinhoso da garagem) aqui de casa...
Trata-se de um Gurgel X12 TR verde que acabei comprando aqui em Boa Vista - Roraima.
A história desse carrinho já começa um tanto curiosa: ao chegar na cidade, estava em apuros, pois não tinha carro. A cidade é espalhada, e tudo fica longe sem um meio de locomoção rápido...
Bem, sem muito dinheiro, recém chegado, comprei um Fusca 1975.
Dias depois de fechar negócio apareceu o anúncio do Gurgel no jornal. Na esperança de conseguir adquirí-lo, financiando a diferença e deixando o Fusca como parte de pagamento, fui conversar com o dono.
Nada feito!!! Ele disse que continuaria a vender o danado, e que caso não tivesse vendido, quando eu estivesse com todo o dinheiro em mãos, poderíamos conversar.
Acabei desisitindo do negócio.
Mas... um belo dia, tive de levar uma das rodas do Fusca para recuperar. Eis que durante a conversa com o dono da Loja de Rodas, descubro que ele era o novo proprietário do Gurgel. E a melhor notícia: estava precisando de $$ e por isso queria vendê-lo!!!
Sem saber o que fazer, disse que gostaria de ver o carro naquele instante.
Eis que atravessamos a rua, e lá o Xaropinho na oficina. Sem motor... desmontado e parado. O motor precisava de retífica.
Acabei fechando negócio com o carro parado mesmo e o motor aberto.
Conversei com o Elmer e mestre Pedro, e após mais um passeio de guincho (já tinha passeado duas vezes por causa do fusca) o Gurgel estacionou na Retífica Central...
Duas semanas depois ele foi oficialmente incorporado ao Museu!!!!
Agora vamos a sua apresentação:
Gurgel X-12 TR (teto rígido) 1986
Verde PU
Motor VW refrigerado a ar 1600cc 0km
Câmbio 04 marchas
Suspensão original
Rodas de liga leve aro 14
Freio a disco dianteiro
Freio de mão universal
Filtro de ar externo elevado
Protetor Inferior
Escotilha no teto
Insufilm
Bancos Escamoteáveis
Guincho dianteiro manual
CD Player + caixas de som Bomber 12x9
Para o futuro:
(não necessariamente nesta ordem)
Suspensão traseira IRS da Kombi
Flange na suspensão dianteira
Câmbio da Kombi Clipper
Pneus 31
Freio a disco nas 04 rodas
Bloqueio seletivo traseiro
Painel remodelado
Bancos concha com cintos de 04 pontas
01 par de faróis de milha
Ignição eletrônica
Guincho elétrico
Console no teto
Novos retrovisores
Tem um Gurgel tipo esse aí jogado aqui em BH. Tá, aparentemente só sem as rodas. Quanto vale?
[]'s
Depende muito, se tá andando ou parado, mas pode valer de 2000 até 4000, depende da vontade do dono! Colocar preço em Gurgel é o mesmo que por preço em Jeep!
Eu tenho um e paguei 3500 nele, achei muito mas por aqui tava muito difícil de encontrar, ele estava bem judiado mas reformei todo, saiu pra mim até agora por uns 5000 e logo pretendo deixá-lo como o da segunda foto!!! Já estou com o câmbio da Kombi Cliper e parte da suspensão dela pra fazer a modificação.
Parabéns ao Loras pela compra, ele tá bem bonito mesmo! Creio que vai se impressionar com o que o carrinho pode fazer, assim como eu! Garanto que é uma boa diversão pilotar ele!!!
Tem um Gurgel tipo esse aí jogado aqui em BH. Tá, aparentemente só sem as rodas. Quanto vale?
[]'s
Leovalle,
Na Webmotors, o preço de um Gurgel em bom/excelente estado de conservação varia entre 6 a 8k contos.
Já vi alguns modelos com a suspensão IRS adaptada, pneus 31 entre outros acessórios a venda por R$15.000,00. Em minha opinião, vale. Qual outro carro com manutenção simples e barata, que não paga IPVA, que não é visado para roubo, e com a versatilidade do Gurgel você compraria por essa quantia?
Então fiz minhas contas:
Adaptação Suspensão 1,5k
Retífica motor 2,0K
Pneus e rodas novos 3,0k
Bancos e interior 2,0K
Guincho elétrico 1,5K
Outros ????
Total de investimento: R$10.000,00 ao longo de uns 03 anos...
Paguei R$4.800,00 nele, com o motor desmontado.
Então na média os R$15.000,00 do início da conversa... só que tudo feito sob minha supervisão, com confiança e garantia!!!8-)
A internet da lan-house pifou... 02 semanas fora do ar!!!
Agora de volta, com novas fotos!!!
O Xaropinho está andando muito bem. Infelizmente não consegui ainda instalar a ignição elétrica. Como está com o platinado e condesador velhos, dá umas engasgadas de vez em quando. Não existem essas peças a venda em Boa Vista!!!
Então vamos partir para a ignição de uma vez!!!
Abaixo fotos do motor após a retífica e da suspensão traseira.
Ignição eletrônica 100%!!! Carburador revisado!!! Acabaram os engasgos...
Mas...
A máquina do vidro deu pau... Na primeira vez mantive a mesma que estava instalada... uma máquina de vidro curvo para descer um vidro reto....
Resultado: quebrou novamente é claro!!
Agora modifiquei e ficou 100%. Adaptamos by RC a máquina do caminhão Mercedes 1113. Bastou furos novos no suporte, troca do suporte do vidro (o que exigiu borrachas novas) e voilà!!!
Aproveitei e troquei as canaletas (Mercedes 608). Somente não encontrei ainda as pestanas...
Não serve do fusca, do gol. Alguma sugestão? É presa com uns grampos metálicos.
Trocamos também o mecanismo da fechadura, pois estava gasto...
Agora falta trocar as dobradiças ou pintá-las, trocar seus parafusos de fixação, chave geral, painel personalizado, starter, faróis de milha...
Ah, sofreu também upgrade nos pneus. Quando tiver as fotos explico os motivos!!!