"... A Tampa Do Radiador Do 147 Cabe No Do Niva? ..."
André, você fala a "Tampa do Radiador", RADIADOR mesmo, ou o Vaso (reservatório) de expansão ?
Caso seja o segundo (vaso de expansão): SIM, serve !
Se for do radiador mesmo, NÃO SERVE ! A do Niva é mais longa internamente (no "eixo") cerca de 1cm . . .
Lembre-se que a Tampa do Radiador também é um "válvula", e que pressão suportada (antes de abrir para o vaso) deve ser adequada.
A que o pessoal costuma usar em substituição à original, é a da linha Gol/Passat antigo (até 86) - 13 bar . . .
André, você fala a "Tampa do Radiador", RADIADOR mesmo, ou o Vaso (reservatório) de expansão ?
Caso seja o segundo (vaso de expansão): SIM, serve !
Se for do radiador mesmo, NÃO SERVE ! A do Niva é mais longa internamente (no "eixo") cerca de 1cm . . .
Lembre-se que a Tampa do Radiador também é um "válvula", e que pressão suportada (antes de abrir para o vaso) deve ser adequada.
A que o pessoal costuma usar em substituição à original, é a da linha Gol/Passat antigo (até 86) - 13 bar . . .
depois de penar quase um ano lutando contra um aquecimento que já vinha desde o 3ncontro de Itanhandú, reparos no radiador e etc... e o reservatório borbulhando. descobri que era a tampa do radiador. .. troquei pela do passat que me custou 4 reais e o carnivassauro manteve a temperatura nos 90º.
depois de penar quase um ano lutando contra um aquecimento que já vinha desde o 3ncontro de Itanhandú, reparos no radiador e etc... e o reservatório borbulhando. descobri que era a tampa do radiador. .. troquei pela do passat que me custou 4 reais e o carnivassauro manteve a temperatura nos 90º.
Veja se a altura da tampa do Passat é igual à da tampa original. Ela pode ser parecida, mas não igual, o gargalo do radiador original é extremamente alto, ao que sei nenhuma tampa de carro nacional serve nele!
Veja se a altura da tampa do Passat é igual à da tampa original. Ela pode ser parecida, mas não igual, o gargalo do radiador original é extremamente alto, ao que sei nenhuma tampa de carro nacional serve nele!
A tampa do fiat 147 encaixa exatamente...
tive que trocar a do meu niva pq tava vazando...
fiz as medidas e é exatamente igual...
Meu Niva: Uni...
Reforma Completa, mas ainda com coisas a fazer...
Fala Gil. Quando é que vai rolar um encontro em V.Mauá? faz tempo que não encontramos com o pessoal de SP.
Olha a tampa deu certinho e o tamanho é o mesmo, o reservatório parou de borbulhar e ferver a água, a temperatura agora fica no máximo em 90º e sempre roda um pouco abaixo, reparei que a água do reservatório fica em movimento de fluxo e refluxo, mas sem ferver, não sei se isso é normal. domingo vou p/ Maricá e vou tirar a prova real da efficiência da nova tampa. no momento já esmerilhei com o motor forçando e não esquentou(coisa que sempre acontecia com bem menos)
bem. pode ser que as tampas do passat tenham alguma variação de fabricante, ano e tipo de radiador. Bem... Não sei. Mas no meu caso ela serviu bem até o momento.
Olha a tampa deu certinho e o tamanho é o mesmo, o reservatório parou de borbulhar e ferver a água, a temperatura agora fica no máximo em 90º e sempre roda um pouco abaixo, reparei que a água do reservatório fica em movimento de fluxo e refluxo, mas sem ferver, não sei se isso é normal. domingo vou p/ Maricá e vou tirar a prova real da efficiência da nova tampa. no momento já esmerilhei com o motor forçando e não esquentou(coisa que sempre acontecia com bem menos)
bem. pode ser que as tampas do passat tenham alguma variação de fabricante, ano e tipo de radiador. Bem... Não sei. Mas no meu caso ela serviu bem até o momento.
Me metendo (ops ) na conversa... O movimento de fluxo e refluxo do reservatório de expansão é normal sim.
Com relação ao radiador, ele é o original?
A tampa do fiat 147 encaixa exatamente...
tive que trocar a do meu niva pq tava vazando...
fiz as medidas e é exatamente igual...
A tampa do Fiat é mais curta que a do Niva. Ela encaixa, mas não veda a saída de água do radiador. A única exceção possível é se o gargalo original da tampa do radiador foi alterado, ficando mais curto (já vi alguns Nivas com esta modificação).
GALERA DEPOIS DE UM SUPER AQUECIMENTO É DIFICIL O CABEÇOTE NÃO EMPENAR, ENTÃO ACONSELHO NÃO ESPERAR SUPER AQUECER NOVAMENTE, TROQUE OS ELEMENTOS MAIS BARATOS, COMO BORRACHAS E VALVULA TERMO, LIMPE O SISTEMA E SEM FORÇAR, VEJA SE AQUECE NOVAMENTE, DE PREFERENCIA RODE POR PERTO POIS SE AQUECER COLOQUE AGUA COM O CARRO LIGADO ATÉ ESFRIAR, E SE ESTE FOR O CASO RETIRE O CABEÇOTE E VEJA SE EMPENOU MESMO OU SÓ QUEIMOU A JUNTA, ALIÁS O TEMOR EM GASTAR COM A RETÍFICA NOS FAZ MUITAS VEZES PIORAR O PROBLEMA DE TANTO TESTAR ?
O niva continuou fervendo , a tampa estava ok. Reparei que não estava sendo lançada agua do bloco no radiador(eventualmente vinha agua fervendo jogada em intervalos irregulares em pequena quantidade ) e notava que as mangueiras succionavam e colavam as paredes acusando vácuo sugando ar(muito estranho) tem coisa estranha, pois a valvula esta aberta e sem nada dentro a passagem esta direta e desobstruída. hoje fui no mecânico, e como não jogava agua , desconfiamos da bomba. Mas retirando-a notamos que estava perfeita. a colocamo devolta. e ao ligar o carro reparamos que continuava não jogando agua. o mecanico se enfureceu e depois de chingar o pai e o avô do niva. ele aloprou e resolveu conectar a mangueira direto sem a bomba e eliminando a saida do bloco que conectava a bomba. e finalmente começou a jorrar água e funcionou normalmente. rodei hoje com este gatilho e a temperatura se manteve abaixo do 90º.
Tá bom!!!! Eu sei que o niva não deve rodar sem a valvula. Mas caramba a valvula estava ôca sem nada dentro e a água nao passava.
Vou comprar uma nova e vou ver no que vai dar. venho com este problema desde o encontro de Itanhandú. Só estranhei que diseram que com a valvula detonada a água corria direto e no meu caso continuou aquecendo e sem dar fluxo de retorno.(não é entupimento) o sistema foi limpo. aguma coisa impedia a chegada de aguá até a bomba. e pior. Táva danda sucção fazendo as mangueiras encolherem no vácuo.