Bomba d´agua do Niva so nova ou recondicionando a sua não tem como adaptar.
Freitas
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Pessoal, o Niva vem equipado com uma coifa, instalada ao redor da ventoinha. Esta coifa é importantíssima para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento, pois direciona o ar puxado pela ventoinha. Muitos Nivas estão rodando sem estas coifas, eliminadas pelos seus proprietários, seja por estarem quebradas, seja por eles as julgarem desnecessárias.
Sem a coifa, a ventoinha perde muito de sua eficiência, o que vem causar superaquecimento do sistema.
Outro coisa importante que deve ser observada é o uso de um aditivo para radiadores (etilenoglicol), de boa procedência e na quantidade certa. Este aditivo não apenas baixa a temperatura de ebulição da água, como mantém lubrificada a bomba d'água.
Reintero o que foi dito pelos colegas, a tampa genérica parece vedar... só parece
No laika acontecia o contrário, ele não aquecia e consequentemente, gastava bem mais... o problema foi a valvula termostática que ficava aberta em definito... troquei por uma nova e voilá.... sem problemas!!!!
Não sei se alguem questionou mas a ventoinha está funcionando? não sei no niva mas no laika ela é eletrica e se a cebolinha estiver ruim...
Ps tenho 2 valvulas originais russas ...e outras coisas novas... se alguem quiser mande mp
Ricardo
No meu a temperatura sempre fica na casa dos 90, quando não um "tiquinho" acima dos 90, isso é normal ?
Vale salientar que somente em perimetro urbano, nunca peguei pista mesmo com meu Brucutu...
Digger, normal.
O me estragou a termostática (adaptada do Corcel I motor Renault) e rodei uns dias sem ela.
A viatura não esquenta, fica no máximo a 70º/80º... ou seja, se tá esquentando é que tem problema, e o primeiro chute deve ser na válvula termostática.
Valeu Otávio !!!
Sabe né, meu costume sempre foi goleta, palio, celta... carros "normais" era só abastecer olhar a água e flúidos sempre que for pegar a estrada e boa.
Agora com o Nivão, tem sempre que olhar água pelo menos, e olha, o danado bebe uma água, é rodar uns 60km que já baixa um pouco...
Digger, não é normal o Niva beber água, o seu deve estar com algum problema de vazamento (radiador, mangueiras, abraçadeiras, selos, etc...), é bom você verificar logo, antes que, por descuido, o motor sofra superaquecimento e a brincadeira saia beeeem mais cara! :putz: Na maioria das vezes, trata-se de problemas simples, cujas soluções não são caras.
Valeu Girti, :concordo: vou dar uma verificada nas mangueiras. O radiador tá blz, não tem nem aqueles "amassadinhos" comuns em radiadores... tenho mesmo que trocar algumas mangueiras e ver o que tá pegando como fato de baixar água. Se bem que SEMPRE olho o nível de água.
Veja se a tampa do radiador é original. O gargalo do radiador do Niva é bastante alto, às vezes os usuários colocam uma tampa parecida, porém mais "baixa", que, embora feche bem por fora, não está vedando o radiador, pois não alcança o fundo do gargalo.
Os selos do motor também costumam pregar peças, alguns ficam escondidos. Além disso, os vazamentos nos selos não aparecem com o motor quente, pois a água, ao encostar no bloco, evapora. Há necessidade de esperar o motor esfriar, para depois procurar pelos vazamentos.