Qqer outro 4x4 pode passar onde um Niva passa e vice-versa. Isso é mto relativo, inclusive nem sei pq este tipo de citação é feita ainda pelos "macacos velhos" do fórum.
Quer dizer que se um Javali entala num buraco onde o Niva passou faz do Javali pior que o Niva? Ou, se o Javali sai de um atoleiro de onde um Niva ficou enroscado faz do Niva pior que o Javali? São afirmações sem sentido!
Ponha uma Land Rover toda equipada, pesando 2,5t, na trilha do Cachorro Louco ou então faça uma expedição até o Alaska de CJ-3 "pé de boi" pra saber que nenhum carro é melhor que outro por si só.
O que define se um 4x4 é melhor que outro é a UTILIZAÇÃO que lhe será dada pelo proprietário.
Se o cara quiser arregaçar em trilhas, buracos, etc, o CJ/Engesa/outros "chassizados" são melhores opções.
Se o cara quer usar o carro no cotidiano, pegar uma trilhinha leve/média de vez em quando e tiver uma carinho pela "Lada", o Niva é a melhor opção.
Se quer "pagar de gatão", pegar as tchutchucas e estacionar malvadamente em cima da calçada o CrossFox é campeão!
Enfim, esse raciocínio é que deveria ser exposto sempre que um novato (nem sei se o cara que abriu o post é novato) pergunta sobre Niva ou qqer outro jipe.
Fica dificil responder por todos , mais de um modo geral toda a viatura que é conservada pelo usuario com as devidas manutenções preventivas vai ter com certeza um bom rendimento e pouca dor de cabeça em caso de defeitos.
Não sou contra a quaquer tipo de adaptação de peças ou acessórios e sim da maneira que são efetuadas. O que importa é que quando a adptação sai de acordo com a vontade do usuário , torna-se perfeita.
Digo: É como se adptar ao uso do GNV como combustível.
Tem suas vantágens na economia, porém também suas limitações no
rendimento do motorb que tem que ser respeitadas.
Manoelel
Manoel e Pedro !! Reparem na data dos post´s ! Vão ver que é papo de 2003