E ae PAulo...blz!? Prazer , meu nome é Jônatas. To achando que é esse mesmo... o que pode me falar sobreo carro? Abraços, meu email é jonatasmilagres@gmail.com
O Niva 95 tem bolachão ou homocinnnnn.....?
Abraços
Ambos!
Marcelo, todos os Nivas inclusive os atuais, têm o bolachão, o que mudou foi que, a partir de 1995, a conexão acoplada ao bolachão deixou de ser um cruzeta para ser uma homocinética.
O pessoal aqui é nota 10 mesmo, ajuda em tudo e mais um pouco. Já li varios topicos e acabou todas as duvidas e agora já sei até explicar algumas coisas.
Sobre a diferença de 4x4 para Tração Integral, é somente o q comanda ela.
Acredito q o Niva já é 4x4 permanente ou tração integral. Agora tem modelos mais modernos q na verdade é Tração Integral, porem ela é aciona somente em alguns momentos: Eco 4WD, Captiva V6. Ela sempre é dianteira, mas se detectar qualquer problema, joga o torque para as rodas traseiras.
Essa é a diferença... só um sistema eletronico q verifica e ajuda a poupar combutivel e aumentar a vida util do sistema.
"Sobre a diferença de 4x4 para Tração Integral, é somente o q comanda ela."
Não exatamente...
Tração 4X4 e tração integral significam exatamente a mesma coisa. Então, dizer que um veículo é 4X4 integral é redundante.
O que muda é se essa tração integral é "full time", o tempo todo, ou "part time", utilizada apenas em caso de necessidade e comandanda pelo condutor do veículo de modo mecânico (acionando uma alavanca) ou eletrônico (acionado um botão).
Existem também sistemas de acoplamento 4X4 "on demand", gerenciados eletronicamente. Esses sistemas são comandados por uma ECU, de modo análogo ao sistema ABS, que através de sensores de velocidade, posição do pedal do acelerador, ângulo de estreçamento das rodas comanda o acoplamento 4X4 visando aumentar a segurança ativa em caso de pistas escorregadias.
"Acredito q o Niva já é 4x4 permanente ou tração integral."
No NIVA a tração 4X4 é "full time" (permanente).
"Agora tem modelos mais modernos q na verdade é Tração Integral, porem ela é aciona somente em alguns momentos..."
Não se trata de modernidade, mas sim de concepção de projeto. O CJ é bem mais antigo que o NIVA e no entanto ele já possuia tração integral "part time".
"Ela sempre é dianteira, mas se detectar qualquer problema, joga o torque para as rodas traseiras."
Existem veículos com tração 4X4 "part time" com tração 4X2 na traseira e ao acionar a tração 4X4 passa a acionar o eixo dianteiro, como p.ex. as F1000 4X4.
Meu caro, não dá para generalizar.
Como disse, depende da concepção do projeto e do tipo do veículo.
As Hilux, as Ranger e os Opel, entre outros, têm a tração 4X2 na traseira com o sistema 4X4 atuando no eixo dianteiro. E estes não são veículos antigos, não.
Na realidade a maioria dos veículos fora de estrada que são 4X4 part time, têm a tração 4X2 na traseira.
Os veículos com tração 4X2 dianteira e que dispões de acionamento 4X4 para a traseira, normalmente usam a tração integral apenas como segurança ativa e não em condições fora de estrada. Com exceções, como o CR-V citado por você.
Então meu amigo... esses q vc citou são modelos com tração 4x4 e reduzida. Os modelos q citei são modelos 4x4 sem reduzida, q nem o Captiva, CR-V, Tucson, ix35... coisas assim.
Varios SUV tem opção de 4x4 (igual do Eco e Captiva), mas somente nos motores V6 e Top de linha.