x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 52
    Usuário
    Entrada
    24/08/2010
    Agradecimentos: 0

Comprei um niva 95 e to meio perdido. Alguem ajuda?

Boa tarde a todos.! Meu nome é Jônatas, sou de Contagem (MG) e a um mês comprei o meu primeiro carro, um Niva 1995. Sempre gostei de estilos fora de estrada e este russo sempre me despertou interesse tanto pelo seu estilo quanto pelo custo benefício. Por se tratar do meu primeiro carro além de ser um modelo bem peculiar, estou meio perdido em relação a manutenção, como posso ou não usar o carro ,formas de usar a reduzida e bloqueado. Gostaria que pudessem me orientar com uma introdução a este mundo Niva. Gostaria de saber se existe algum membro que mora para os lados de cá para podermos manter contato e até mesmo mostrar o carro e futuras viagens. Muito obrigado.

Banido
    Entrada
    11/04/2008
    Parabéns pelo Niva 95 !!!!!

Sugiro que você leia os tópicos desse Fórum NIVA.

Existem alguns tópicos que são verdadeiros TRATADOS sobre Niva, com tudo o que você necessita (ou não) saber.

Abraço

Ola, primeiramente seja bem-vindo ao forum, e ao clube de loucos(pelo Niva)...

Manutenção:Procure mecânicos mais especializados, não leve seu Niva em nenhum ''fundo de quintal'' Reduzida e bloqueio apenas em situações onde vc não consegue atravessar o local(atoleiro, rio,valeta)se for usar para fazer trilha nunca ande sozinho tenha sempre outros com vc(outra pessoa com outro Jeep).Ao passar o atoleiro desligue o bloqueio (e se possível até a reduzida).

Prepare-se para $$$$!vai precisar!
    Seja bem-vindo.Vai conhecer pessoas mais instruidas do que eu para responder perguntas mais dificeis.

Desculpe pelos erros de orto.se teve.meu diferencial ja esta em andamento.

Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Muito bem vindo Jonatas! Use a pesquisa para tirar suas dúvidas ou senão faça perguntas bem objetivas para facilitar.
    Já começamos com uma pequena polêmica : O Col acha que o bloqueio e reduzida devem ser usados só em atoleiros. Para mim reduzida não há restrição e o bloqueio nunca no asfalto porque quando a direção está esterçada o jeep trava. NUma trilha de nível difícil onde existe atoleiro e erosão intercalados por chão batido eu não desligo nem bloqueio e nem reduzida.
    []s

Citação Postado originalmente por Jônatas M. Campos Ver Post
    Boa tarde a todos.! Meu nome é Jônatas, sou de Contagem (MG) e a um mês comprei o meu primeiro carro, um Niva 1995. Sempre gostei de estilos fora de estrada e este russo sempre me despertou interesse tanto pelo seu estilo quanto pelo custo benefício. Por se tratar do meu primeiro carro além de ser um modelo bem peculiar, estou meio perdido em relação a manutenção, como posso ou não usar o carro ,formas de usar a reduzida e bloqueado. Gostaria que pudessem me orientar com uma introdução a este mundo Niva. Gostaria de saber se existe algum membro que mora para os lados de cá para podermos manter contato e até mesmo mostrar o carro e futuras viagens. Muito obrigado.
    Olá, Jônatas, seja bem vindo! Além de dar uma boa pesquisada nos itens do forum dos Nivas, recomendo que você entre em contato com o pessoal do Nivas Gerais (http://www.nivasgerais4x4.com.br/index1024.html), é um pessoal bacana que poderá ajudá-lo. Procure entrar em contato com o Marcos Faria, de BH. Além de ser um cara muito bacana, ele é o presidente do Nivas Gerais e entende muito de Nivas. Freqüenta o fórum de vez em quando, você pode enviar um MP (mensagem privada) para ele, o endereço aqui no fórum é http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11550. Outra opção é escrever diretamente para tatudoporco4x4@yahoo.com.br.

Boa sorte!

[ ]s do também proprietário de um Niva 95 (fotos no link abaixo de minha assinatura)
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Muito bem vindo Jonatas! Use a pesquisa para tirar suas dúvidas ou senão faça perguntas bem objetivas para facilitar.
    Já começamos com uma pequena polêmica : O Col acha que o bloqueio e reduzida devem ser usados só em atoleiros. Para mim reduzida não há restrição e o bloqueio nunca no asfalto porque quando a direção está esterçada o jeep trava. NUma trilha de nível difícil onde existe atoleiro e erosão intercalados por chão batido eu não desligo nem bloqueio e nem reduzida.
    []s
    Eu quando chego na trilha gosto de usar a reduzida (para andar com o freio motor), se tiver uma erosão,atoleiro,qualquer coisa que vc não consiga passar so com reduzido ai eu ligo.Caso contrario não ligo, usar bloqueio facilita a quebra do diferencial dianteiro(meu pai quebrou bloquedo, diferencial dianteiro) ai a brincadeira ficou cara porque minha coroa, pinhão e planetarias não estavam la aquelas coisas.Ai ja viu o Niva parado por uns 3,4 meses.Mas que tipo de trilha vc faz(leve, pesada)?

Diferenciazinho caro esse em!

Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por COL Ver Post
    Eu quando chego na trilha gosto de usar a reduzida (para andar com o freio motor), se tiver uma erosão,atoleiro,qualquer coisa que vc não consiga passar so com reduzido ai eu ligo.Caso contrario não ligo, usar bloqueio facilita a quebra do diferencial dianteiro(meu pai quebrou bloquedo, diferencial dianteiro) ai a brincadeira ficou cara porque minha coroa, pinhão e planetarias não estavam la aquelas coisas.Ai ja viu o Niva parado por uns 3,4 meses.Mas que tipo de trilha vc faz(leve, pesada)?

Diferenciazinho caro esse em!
    Col, minha corôa dianteira perdeu alguns dentes depois de um tranco numa erosão depois de 10 anos de uso. Acredito que uma corôa só quebre com a fadiga do material depois de vários trancos. Tambem já quebrou o eixo de uma homo interna pelo mesmo motivo. Não faltando óleo e estando bem ajustado não acredito que quebre com facilidade.
    []

Usuário
    Entrada
    24/08/2010
    Boa noite Col, e boa noite a todos. Muito obrigado pela atenção e pelas dicas. Na verdade COL, como disse na minha apresentação, comprei o Niva faz um mês e nunca fiz trilha com ele. Então estou aprendendo mesmo como dirigi-lo. O que eu realmente gostaria de saber era o procedimento correto de como usar a reduzida e o bloqueio. se o carro tem que estar em movimento para engatar a reduzida ou o bloqueio, ou se tem que estar parado. qual a função de cada um destes cambios, Enfim não sei nada.
    Até mais.

Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP

Thumbs up Dicas

Boa noite Col, e boa noite a todos. Muito obrigado pela atenção e pelas dicas. Na verdade COL, como disse na minha apresentação, comprei o Niva faz um mês e nunca fiz trilha com ele. Então estou aprendendo mesmo como dirigi-lo. O que eu realmente gostaria de saber era o procedimento correto de como usar a reduzida e o bloqueio. se o carro tem que estar em movimento para engatar a reduzida ou o bloqueio, ou se tem que estar parado. qual a função de cada um destes cambios, Enfim não sei nada.
    Até mais.
    Jônatas, parabéns pela aquisição! Não tenho mais um Niva (atualmente) mas sou apaixonado por ele. A dica do Gil, pra vc que está em Minas é a melhor... entre em contato com o Marcão e com o pessoal do Nivas Gerais... pessoalmente eles te darão as melhores dicas.

Quanto ao uso do bloqueio e da reduzida, fica mais simples quando não se tem medo ... portanto, não deixe de usar... apenas o uso errado "constante" poderia causar algum dano, a menos que o sistema esteja com problemas de desgaste

O uso da reduzida é recomendável para vencer fortes aclives ou para se utilizar do "freio motor" em um declive... ajuda também para atravessar erosões e a forma ou momento ideal para seu acionamento é em ponto morto e parado (se bem que já engatei em baixa velocidade).

Quanto ao bloqueio, é importante saber para que serve e como funciona o mesmo... e segue o mesmo princípio, não vai quebrar se vc andar apenas uma vez em solo firme... mas é recomendado usá-lo em terreno sem aderência (lama, areia, pedras soltas, etc.) pois seu objetivo é transferir a força do motor de uma roda que eventualmente esteja derrapando, para a outra que possui aderência, blz.

Mais dicas, sobre esses e outros pontos do Niva, vc encontra no meu blog (link abaixo):

http://soldieradventures.blogspot.co...r-um-niva.html

[]s e boa sorte
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP

Exclamation

Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    (...)

Quanto ao bloqueio, é importante saber para que serve e como funciona o mesmo... e segue o mesmo princípio, não vai quebrar se vc andar apenas uma vez em solo firme... mas é recomendado usá-lo em terreno sem aderência (lama, areia, pedras soltas, etc.) pois seu objetivo é transferir a força do motor de uma roda que eventualmente esteja derrapando, para a outra que possui aderência, blz.

Mais dicas, sobre esses e outros pontos do Niva, vc encontra no meu blog (link abaixo):

http://soldieradventures.blogspot.co...r-um-niva.html

[]s e boa sorte
    Outra dica importante sobre o bloqueio, é que vc pode ter dificuldade de mover a alavanca para desacionar o mesmo após o uso... caso isso aconteça, não se assuste, é normal! Basta alinhar o volante, dar ré por uns 3 ou 4 metros e tentar de novo ... repita o procedimento caso não consiga de primeira, mas vai dar certo

[]s
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Até mais.
    O Niva possui tração integral, ou seja, quando o bloqueio não está acionado, o torque é dividido entre as quatro rodas. Quando o bloqueio é acionado a tração se torna 4x4, ou seja, pelo menos uma roda trazeira e uma roda dianteira vão tracionar.
    A reduzida como o nome já diz deixa o jeep mais forte e mais lento. Possui tres posições : normal, neutro e reduzido.
    Tanto a reduzida quanto o bloqueio devem ser acionados com o jeep parado. As vezes a alavanca de bloqueio fica travada. Basta andar um pouco em primeira marcha que ela solta.
    []

Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    O Niva possui tração integral, ou seja, quando o bloqueio não está acionado, o torque é dividido entre as quatro rodas. Quando o bloqueio é acionado a tração se torna 4x4, ou seja, pelo menos uma roda trazeira e uma roda dianteira vão tracionar.
    A reduzida como o nome já diz deixa o jeep mais forte e mais lento. Possui tres posições : normal, neutro e reduzido.
    Tanto a reduzida quanto o bloqueio devem ser acionados com o jeep parado. As vezes a alavanca de bloqueio fica travada. Basta andar um pouco em primeira marcha que ela solta.
    []
    Correção: o bloqueio pode (o que não quer dizer que precise ser engatada com o carro em movimento!) ser engatado e desengatado com o carro em movimento, apenas não é recomendável fazê-lo em alta velocidade. Já a reduzida realmente só deve ser engatada com o carro parado, mas pode ser desengatada em baixa velocidade.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem