x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Agradecimentos: 0

Bateria não recarrega

Boas tardes, galera.

Ainda nem consegui tirar fotos decentes do meu Niva acabado de pintar e já me aconteceu esta...

O sinal da bateria acendeu no painel, e a bateria não está conseguindo recarregar quando o carro liga. Todas as viagens estão contadas, pois o carro está dependente da carga que resta na bateria. Com os faróis ligados, ele nem anda 5 min.

Primeira impressão: claro, o alternador. Dois eletricistas abriram, testaram, mediram, e o alternador está bom. Conclusão deles: o que está entre o alternador e a bateria, ou seja, o regulador (ou controlador) de corrente - a caixinha preta aparafusada de lado no carro.

Uma informação: o meu Niva é de 1990 e TUDO é original nele, ou seja, russo, e aparentemente com um sistema elétrico que funciona "ao contrário" do sistema nacional.

Já me informei na Lada sobre custos do regulador, mas queria ter alguma certeza de que o problema é realmente esse, pois os eletricistas fizeram uma cirurgia no alternador, mas nem tocaram no regulador.

Existe alguma forma de saber se o problema está efetivamente no alternador?

Abraços a todos. Qualquer contribuição para ajudar o meu Sputnik será bem-vinda.

Bassman;

Se abriram o alternador e ele está perfeito, pode ir no regulador de voltagem que é ele. Dica: Troque por um regulador selado, que é mais resistente a água. Eu ía falar sobre as escovas do alternador, mas se eles verificaram e o alternador está intacto, é praticamente certo que seja o regulador, ainda mais se o carro "pega" na partida.
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Thiago,

O carro "pega", de fato, se tiver bateria para isso. Descarregando completamente, nem um som faz.

É, eles desmontaram todo o alternador original, e ele ligado direto a um amperímetro não apresenta qualquer problema.

Sabe o que eles me propuseram? Colocar um regulador nacional, o que implicaria mudar o sistema, incluindo colocar um alternador nacional também (no caso, o da Ford F-1000).

Isso de o sistema russo ser "ao contrário" do sistema nacional é realmente verdade?

Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por JBassman Ver Post
    Thiago,

O carro "pega", de fato, se tiver bateria para isso. Descarregando completamente, nem um som faz.

É, eles desmontaram todo o alternador original, e ele ligado direto a um amperímetro não apresenta qualquer problema.

Sabe o que eles me propuseram? Colocar um regulador nacional, o que implicaria mudar o sistema, incluindo colocar um alternador nacional também (no caso, o da Ford F-1000).

Isso de o sistema russo ser "ao contrário" do sistema nacional é realmente verdade?
    JBassman, o regulador tem que ser específico do alternador . Tambem estou atrás de um regulador que sirva no altern original. Tenho um IKRO IK 411 HD há uns 4 anos que está ultrapassando a tensão de trabalho que vai de 13,5 a 14 v. Ainda tenho dúvidas se este é específico. Hoje vou ver o modelo do meu altern e pesquisar. É necessário um regul com campo negativo e circuito de lampada. Ainda preciso saber a amperagem correta. O que eu descobrir eu posto aqui.
    Ab

Ta indo também.

Eu acho que o regulador de voltagem do meu Niva também ja deu tudo que tinha que dar, a noite o farol fica super forte e um pouco depois bem fraco, isso repetidamente, o que ao meu ver só pode ser regulador. No meu caso estou pensando em trocar por um do Marea ou do Tempra com 120 ou 90 amperes. Como tenho faróis e milhas potentes e ainda pretendo investir em mais faróis auxiliares e um guincho, acho que a opção será o de 120 amperes.
    Prefiro ja que tenho que mexer colocar um alternado mais moderno, com o regulador eletrônico ja incorporado ao mesmo evitando oscilação de tenção como no sistema original.

Abraço.

Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    JBassman, o regulador tem que ser específico do alternador . Tambem estou atrás de um regulador que sirva no altern original. Tenho um IKRO IK 411 HD há uns 4 anos que está ultrapassando a tensão de trabalho que vai de 13,5 a 14 v. Ainda tenho dúvidas se este é específico. Hoje vou ver o modelo do meu altern e pesquisar. É necessário um regul com campo negativo e circuito de lampada. Ainda preciso saber a amperagem correta. O que eu descobrir eu posto aqui.
    Ab
    Por aquilo que eu sei, o alternador original debita direto 40 amperes. O problema é exatamente o fato de que o regulador tem de ser compatível com o alternador, que é russo, e para o qual há poucos reguladores compatíveis. É preciso também verificar o circuito para que ele não fique ao contrário do que deveria ser (i.e., quando roda a chave, a luz do alternador apaga, e quando liga a ignição ela acende, ficando acesa todo o tempo que o carro estiver ligado), e se colocar um regulador nacional, é exatamente isso que acontece.

regulador nacional

Galera troquei o motor original pelo XUD e consequentemente o alternador e todo o resto, mas sei que o regulador antigo era nascional e o alternador original do NIVA vou ver se encontro o danado e informo a marca !

Citação Postado originalmente por JBassman Ver Post
    Boas tardes, galera.

Ainda nem consegui tirar fotos decentes do meu Niva acabado de pintar e já me aconteceu esta...

O sinal da bateria acendeu no painel, e a bateria não está conseguindo recarregar quando o carro liga. Todas as viagens estão contadas, pois o carro está dependente da carga que resta na bateria. Com os faróis ligados, ele nem anda 5 min.

Primeira impressão: claro, o alternador. Dois eletricistas abriram, testaram, mediram, e o alternador está bom. Conclusão deles: o que está entre o alternador e a bateria, ou seja, o regulador (ou controlador) de corrente - a caixinha preta aparafusada de lado no carro.

Uma informação: o meu Niva é de 1990 e TUDO é original nele, ou seja, russo, e aparentemente com um sistema elétrico que funciona "ao contrário" do sistema nacional.

Já me informei na Lada sobre custos do regulador, mas queria ter alguma certeza de que o problema é realmente esse, pois os eletricistas fizeram uma cirurgia no alternador, mas nem tocaram no regulador.

Existe alguma forma de saber se o problema está efetivamente no alternador?

Abraços a todos. Qualquer contribuição para ajudar o meu Sputnik será bem-vinda.
    Vc ja verificou a conexão da lâmpada no alternador? O fio n esta desemcapado e encostando na carcaça e esta aterrando a lâmpada?
    Porque aquela lampada recebe um positivo pós-chave e recebe o negativo pela carcaça do alternador quando o motor esta desligado, e quando o motor esta ligado o alternador começa a mandar um positivo de volta para lâmpada e a lâmpada apaga.
    O alternador gera energia convertendo a energia cinética do movimento do motor em energia elétrica atavés do campo elétro-magnético, porem esse campo tem que ser excitado por uma corrente elétrica, é uma corrente pequena mas se faz necessario e essa energia vem daquela lampada do painel, sem ela o alternador n ira carreguar.

E a tensão da bateria quando o regulador esta com defeito pode ultrapassar os 16V
    Até 15V o regulador esta "bom" , poderia estar melhor mas n é caso ainda de troca da peça. Por isso as peças para automóveis vem com uma tensão maxima de funcionamento de 16V, para caso do regulador de tensão estar mandando mais do que os normais 14V com o motor funcionando.

Citação Postado originalmente por guga100 Ver Post
    Vc ja verificou a conexão da lâmpada no alternador? O fio n esta desemcapado e encostando na carcaça e esta aterrando a lâmpada?
    Porque aquela lampada recebe um positivo pós-chave e recebe o negativo pela carcaça do alternador quando o motor esta desligado, e quando o motor esta ligado o alternador começa a mandar um positivo de volta para lâmpada e a lâmpada apaga.
    O alternador gera energia convertendo a energia cinética do movimento do motor em energia elétrica atavés do campo elétro-magnético, porem esse campo tem que ser excitado por uma corrente elétrica, é uma corrente pequena mas se faz necessario e essa energia vem daquela lampada do painel, sem ela o alternador n ira carreguar.

...
    NÃO. Nada disso está correto no que se refere ao NIVA.

Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -esquema-de-conexoes-do-sistema-de-carga.jpg  
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de simtesch
    Entrada
    24/12/2006
    Local
    Salvador/BA

Thumbs up Regulador de Voltagem

O regulador de voltagem utilizado no Niva pode ser o Gauss 058 ou 057 que servem para alternadores bosch e wapsa, não tem mistério nenhum e não precisa trocar o alternador original coisa nenhuma( precisa trocar o eletricista que é mal-informado ou larapio)
    Custa uns R$40,00 em qualquer auto peças!!!
    abs

Roland

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem