Ferchina
Os pivos são diferentes pelo menos quanto a coifa e sua fixação(coifa).
Quanto as dimensões não sei.
Na Marli e Apoio existe o superior e inferior.
Versão Imprimível
Ferchina
Os pivos são diferentes pelo menos quanto a coifa e sua fixação(coifa).
Quanto as dimensões não sei.
Na Marli e Apoio existe o superior e inferior.
Muito obrigado Marcio e Peter pelas dicas, comecei com um martelo, ontem peguei uma marreta de 1kg agora hj vou emprestar uma marreta de 5kg, pois agora não e só para trocar as buchas, virou uma questão pessoal!!rs..
:concordo::concordo::concordo:
PETER
As minhas homocinéticas não tinham essa trava que o pessoal está falando. A unica trava que ela tem é a de encosto. Essa não precisa tirar, pois ela vai sair pelo outro lado. Essa trava serve pro eixo não entrar mais pra dentro (conseguiu entender). Eu tirei a coifa rasgada, coloquei um balde cortado por baixo. Lavei com gasolina e usei uma lanterninha pra ver essa tal trava (um mecânico também tinha me falado que ela existia). Mas não via orelhinha nenhuma nela pra colocar o alicate de trava (eu comprei um antes!!!!!). Aí liguei prum amigo meu e ele falou que alguns nivas não tem trava e só esse de encosto. Se esse fosse o meu caso era só na pancada mesmo. Aí lubrifiquei bem com spray e bati bem proximo ao eixo (aquela peça central da homocinética). saiu!!!!!!!
veja se o seu não é assim pra não ficar quebrando a cabeça!!!
Vou procurar as fotos.
Abraços
O anel da esquerda é o de pressão. O da direita é o de encosto.
Vamos la.
Com base na foto do shutter4x4.
Quero tirar a pista de rolamento do lado direito.Ela sai para o lado direito do eixo?
Esta pista de rolamento tem internamente tem um anel(ou trava) partido como o que aparece no lado esquerdo do eixo.
Existe externamente a esta pista de rolamento(do lado direito do eixo) alguma trava?ou esta pista é fixada por pressão.
Desculpem o detalhamento!!!!!!:parede::parede::parede:
Em tempo:
Shutter quando voce fala em peça central da homocinetica,voce se refere á pista direita das esferas?Se for ta explicado.So meter o martelo no eixo, da direita para a esquerda,segurando esta pista na morsa com dois pedaços de madeira como o Marcio havia descrito anteriormente.Certo???
A pista que voce quer tirar , também chamada de castanha sai pelo lado direito , pela ponta direita do eixo, não há possibilidade de sair prolado da homocinética do lado da roda .
Não tem nada de pressão , o eixo é extriado e a peça também , oque acontece é que ingripa com o tempo .
Depois de bem limpa as extrias e lubrificada , entra com a mão , que nem a extria do cardã , leve e macia .
Na ponta do eixo , dentro da castanha ,( olhado de topo ) fica o anel trava . Esse anel é um anel , que se encaixa num rasco , na ponta do eixo .Ele não tem orelhinha para saca-lo, mas voce precisa abri-lo com a alicate de bico longo , reto , alicate de tirar trava .
Como anel tem um corte , voce encaixa a ponta da alicate nas duas extremidades e abre ele , desta forma ele fica livre do canal , só que não vai para traz pois esta encostado no ressalto da boca da castanha /pista , então , aí um outro da uma porradinha no eixo, claro , estando a castanha presa .
Alguns nivas não tem mais esse anel , porque um dia algum mecanico tirou e achou que não precisava por de volta , só que vai acontecer o mesmo que comigo , a castanha um dia solta e vai pro fundo da tulipa . Aí perde-se a tração.
Por incrível que pareça , tem mecanicos que metem a marreta , aí o anel esgarça e sai na força .
Marcio
Voce sabe que este anel, o qual nos estamos discutindo,não se encontra em nenhum manual portugues e nem num alemão,que me ajuda de vez em quando.
Mas como voce insistiu neste anel ,procurei e procurei ,e achei em dois lugares:voce falando(escrevendo) aqui e agora num manual em ingles,disponivel num site argentino(que alias tem figuras e desenhos decentes).Veja foto abaixo tirado na tela.
Obrigado pela tua insistencia,caso contrario eu teria feito um pequeno estrago:concordo::concordo:
Agora so falta verificar nas minhas peças ,se este anel trava ainda esta la.
Mais uma vez obrigado.
Peter , essa trava é tão importante , que sem ela corremos o risco de perder a tração .
Isso aconteceu comigo , justamente uma vez desmontei a homocinética e não coloquei a trava .
Depois que voce limpa bem e lubrifica as extrias , fica solta, essa pista/castanha .
Se voce usa o jipe so na manha , tudo bem, porque a castanha se movimenta pouco dentro da tulipa ( copo ) .
Uma vez ,fui fazer uma trilha no pinheirinho , cuja erosões eram enormes e aí exige-se muito do curso da supensão , pois bem a castanha saiu do eixo e eu fiquei sem a tração. Se não tiver esse anel na sua , faça um com arame grosso , por é baba .
Marcio
Antes de desmontar tentei achar as duas pontas(como todo anel trava tem),primeiro com a ponta de uma chave de fenda tipo relojeiro e depois com uma agulha de costura.Não consegui tatea-lo(ta certo?) .
Bom supos que não tinha mais o anel.
Posicionei a homocinetica na morsa e sem prende-la,anel encostado e seguindo o manual peguei, um toco de aluminio encostei no eixo ,dei umas tres marteladas e eis que o eixo se desloca,mais umas duas ou tres e o eixo saiu.
Primeira constatação:o anel tem secção redonda.(estranho para um anel trava,não tem orelinhas)
Segunda constatação : seria dificil de tirar com um alicate,secção redonda e pouco espaço.
Terceira constatação :todos os manuais falam em tirar com uma ferramenta tipo tarugo e martelo
Quarta constatação :consegue-se recolocar a pista por cima do anel(pelo fato de ser um anel de secção circular)
A minha conclusão é de que:estes aneis foram feitos para travar mas nem tanto.
Sistema foi projetado de tal maneira que trave e seja tirado na base da martelada(concientemente).
Por favor não quero causar polemica ,é minha opinião.
Uma outra coisa,o anel não sofreu nenhum tipo de dano.
Fiz o mesmo procedimento de retirada com a outra homocinetica,e sem problemas.
Abaixo algumas fotos
Acho que você concluiu a mesma coisa que eu: Esse anel que se tira com o alicate de bico antes de tirar a homocinética não é regra! (pelo menos no meu e no seu, e no meu eu tenho certeza que nenhum mecânico um dia tirou e achou que não precisava por de volta). E aquele outro anel é sim um anel de pressão, ou sei lá o nome que se dá a um anel desse tipo.
Eu não tinha respondido antes pra também não causar polêmica, ou seja, já que eu não ia ajudar também não queria atrapalhar!
Abraços.
Bem Shuter o anel existe .
Pois é pessoal , eu tiro esse anel com a minha alicate de tirar travas , a diferença é que eu não uso martelo .
A minha alicate tem bico fino e eu abro esse anel , aí naturalmente a pista sai fora .
Agora , de qualquer forma Peter , recomendo voce comprar uma alicate de tirar travas , porque ja que esta desmontando tudo para revisar , talvez queira desmontar o cambio também , e aí vai precisar dessa alicate .
Agora, na minha homocinética coloquei um Anel com A maisculo de aço.