Powered by vBulletin

NIVA - Dúvida específica de utilização.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 04/04/2010, 08:30
    Trilhoteiro
    Apenas para ilustrar, segue algumas imagens retiradas da internet da BR 158 no oeste do MT...

Asfalto:
    http://img405.imageshack.us/img405/8...argasemron.jpg

Onde o asfalto termina:
    http://img709.imageshack.us/img709/3...8964b3a615.jpg

Época da seca, estrada de terra em boas condições:
    http://img69.imageshack.us/img69/3425/br158500x375.jpg

Aqui a mesma BR mais à frente, sem estar "levantada" (terraplanagem e onde o mato fecha... choveu, ferrou:
    http://img63.imageshack.us/img63/7474/atoleiro001.jpg

http://img515.imageshack.us/img515/5011/atoleiro010.jpg

http://img145.imageshack.us/img145/8351/img1697g.jpg

Acho que um Uno não me serve...

Daniel - Trilhoteiro
    Goiânia/GO
  • 04/04/2010, 08:35
    Pinaudmaster
    E nem Niva.

Sua mensagem só veio a corroborar o que eu escrevi acima.
  • 04/04/2010, 08:36
    Trilhoteiro
    Citação:

Postado originalmente por Crasher Ver Post
    em condiçoes mais severas voce esta esperando um milagre duvido o niva que em açao 4x4 reduzida faça 7km/l tbm pois o motor original é gasolina o meu que é Ap 2.0 alcool faz 7 na cidade e andando bem na manha. É caro Trilhoteiro voce esta realmente com um
    "dilema" nas maos, pois acredito que se pegar um niva confiavel original e realmente inteiro por menos de 15 mil voce nao acha entao digamos que voce ache um por 10 vai ter que gastar um dinheiro nele para deixa-lo confiavel e mesmo assim o consumo em uma estrada terraplanada com chuva vai cair para os 5 km ou até menos se precisar forçar.
    []"

Bom Crasher, aqui em GO o pessoal até pede 15 mil, mas não vende... Com 7 mil se encontra Nivas bem conservados por aqui.

Sua média está excelente no alcool... isso já me serviria.:)

Daniel - Trilhoteiro
    Goiânia/GO
  • 04/04/2010, 08:36
    Crasher
    nesse ponto mais fechado voce tera que utilizar bons pneus e com certeza seu consumo vai ser bem mais alto mesmo 4x4 reduzida tempo todo, fora o desgaste de um carro ja com 10 anos de uso, fica dificil pois tem até uma l200 atolada, eu tenho uma l200 e vou falar a traçao dela é muito boa, entao acredito que seu niva vai consumir um pouco mais do que o normal pois vai ter que ter pneus mais voltados ao off road .
  • 04/04/2010, 08:38
    Crasher
    o niva seria um carro otimo para o que voce esta querendo tenho certeza que ele calçado com pneus 70% terra 30% asfalto (em media) executara todo seu percurso sem dor de cabeça, o problema seria mesmo somente o consumo e manutençao.
  • 04/04/2010, 08:42
    Trilhoteiro
    Citação:

Postado originalmente por Pinaudmaster Ver Post
    Rapaz, não aconselho por uma série de fatores: alto consumo de combustível seja lá qual for (gasolina, álcool ou diesel); por andar nas condições descritas - as piores estradas do Brasil no período de Chuvas; baixíssima autonomia; pela necessidade de manutenção crítica e constante justamente nos pontos mais fracos do Niva: aperto da suspensão, fixação da transmissão nos famosos prisioneiros, dentre outras coisas; a "robustez" do motor não pode ser considerada como um diferencial nesse caso, vai ser tão robusto qto qualquer outro motor a gasolina submetido a uso massivo; espaço interno tão apertado e de ergonomia tão sofrível que você vai se arrepender muito cedo, sem contar com a ausência de no mínimo uma ventilação forçada eficiente - nem falei de ar-condicionado; além da total e completa inexistência das peças de reposição que serão mais do que necessárias, nos estados do país citados (destaco rolamentos do câmbio e do diferencial, mais as homocinéticas externas, sem falar das as internas) - te imagino atolado no meio do cerrado de GO esperando o Sedex da Sarancar.

Poderia ficar o domingo de páscoa inteiro aqui elencando mais pontos negativos, lógico que levando em conta o tipo de uso que você tão bem descreveu acima e entendendo que queres um Niva ORIGINAL, ainda sem as 1001 famosas adaptações ou "adaptraições" em todas as peças citadas.

Palavra de "uma-vez-Niveiro-sempre-Niveiro".

Pinaudmaster, entendo suas considerações... mas é o risco que se corre, e sinceramente não vejo nenhum outro veículo que me garanta não ficar esperando um sedex no meio do nada... já passei por isso com um Fusca, acredite, por isso temos que levar sempre muita água potável, muita comida, etc....rs...rs...rs.

Daniel - Trilhoteiro
    Goiânia/GO
  • 04/04/2010, 08:45
    Trilhoteiro
    Citação:

nesse ponto mais fechado voce tera que utilizar bons pneus e com certeza seu consumo vai ser bem mais alto mesmo 4x4 reduzida tempo todo, fora o desgaste de um carro ja com 10 anos de uso, fica dificil pois tem até uma l200 atolada, eu tenho uma l200 e vou falar a traçao dela é muito boa, entao acredito que seu niva vai consumir um pouco mais do que o normal pois vai ter que ter pneus mais voltados ao off road .

Crasher, acho que a L200 só ficou porque não tinha espaço para passar pela carreta atravessada. Caso contrário acredito que não seria problema para ela.

Daniel - Trilhoteiro
    Goiânia/GO
  • 04/04/2010, 08:50
    Pinaudmaster
    Citação:

Postado originalmente por Trilhoteiro Ver Post
    Pinaudmaster, entendo suas considerações... mas é o risco que se corre, e sinceramente não vejo nenhum outro veículo que me garanta não ficar esperando um sedex no meio do nada... já passei por isso com um Fusca, acredite, por isso temos que levar sempre muita água potável, muita comida, etc....rs...rs...rs.

Daniel - Trilhoteiro
    Goiânia/GO

OK, mas mesmo assim não sugiro um Niva. Existem opções 4x4 mais confortáveis e mais confiáveis para você. Com o Niva, viajando muito no interior do Brasil, você ficará com o carro parado muitas vezes.

Espero ter ajudado®
  • 04/04/2010, 08:50
    Trilhoteiro
    Citação:

o niva seria um carro otimo para o que voce esta querendo tenho certeza que ele calçado com pneus 70% terra 30% asfalto (em media) executara todo seu percurso sem dor de cabeça, o problema seria mesmo somente o consumo e manutençao.

É Crasher, aí que mora minha dúvida...

Mas tudo tem que ter uma desvantagem, imaginem um 4x4 super barato (se comparado aos outros 4x4), bom de atoleiro, robusto, fechado (cabine)... querer que ale ainda seja econômico como um Uno e confortável como um carro de executivo seria exigir a perfeição... fosse assim, o Niva seria o carro mais vendido do mundo e as outras montadoras estariam quebradas...:mrgreen:

Só gostaria de ter um consumo digamos que razoável...:dance:

Daniel - Trilhoteiro
    Goiânia/GO
  • 04/04/2010, 08:56
    Trilhoteiro
    Citação:

Postado originalmente por Pinaudmaster Ver Post
    OK, mas mesmo assim não sugiro um Niva. Existem opções 4x4 mais confortáveis e mais confiáveis para você. Com o Niva, viajando muito no interior do Brasil, você ficará com o carro parado muitas vezes.

Espero ter ajudado®

Pinaudmaster, já fiz muitos comparativos do Niva com outros 4x4. Evidente que uns podem ter mais qualidades que outros, mas na média o Niva se sai bem nos comparativos, ele é o veículo mais equilibrado.

Como exemplo, poderia considerar uma Toy Bandeirante como uma bela opção, mas o preço é de L200...:sad:, e assim vai...

O que vc sugere?

Daniel - Trilhoteiro
    Goiânia/GO
  • 04/04/2010, 12:56
    Dinola
    Olá amigo !
    Aqui vai minha opinião : de todos os 4X4 é o melhor em custo benefício. Só que é velho, chegando a 20 anos de ralação. Para evitar quebras inesperadas, vc deverá ter uma boa noção de mecânica e conhecer muito bem cada ítem de sua suspensão e motor. Vc deverá fazer a manutenção preventiva evitando sempre deixar na mão de mecânicos. Qualquer dúvida, recorrer a este forum .
    Abs
    Ps: Prepare-se para ter muiiiita dor de cabeça !
  • 04/04/2010, 16:14
    Marcelo Cleto
    Citação:

Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Olá amigo !
    Aqui vai minha opinião : de todos os 4X4 é o melhor em custo benefício. Só que é velho, chegando a 20 anos de ralação. Para evitar quebras inesperadas, vc deverá ter uma boa noção de mecânica e conhecer muito bem cada ítem de sua suspensão e motor. Vc deverá fazer a manutenção preventiva evitando sempre deixar na mão de mecânicos. Qualquer dúvida, recorrer a este forum .
    Abs
    Ps: Prepare-se para ter muiiiita dor de cabeça !

Ola Todos

Faço usso diario de meu NIVA 91 e nao tenho tantos problemas assim...exageros a parte acho muito pessimismos para um bom carro sim

Abraços
    MC

OBS:.....QUAL 4X4 A VENDA HOJE NO BRASIL QUE NAO DISPENDE DE UM CERTO CUSTO BENIEFICIO....?
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:18.