Meu amigo, o que pretendo fazer no "Pangaré" é o seguinte:
- Na frente, freio a disco original. Pinças já desmontadas e limpas. Trocadas aquelas molinhas dos "patins" e aguardando a Receita Federal da República das Bananas liberar os reparos, que já chegaram ao país há mais de um mês. :parede: Deveria ter pedido para colocá-las em um conteiner de armas e munições. Não passa nem pela alfândega. Ô paisinho de M&RD@. :parede:
- Na traseira :shock:, freio a disco, Uma pinça de cada lado. O camarada Berga usa pinças de freio traseiras do Golf, que têm um acionamento para freio de mão integrados. Os Vectras e Tempras que vinham com freio a disco na traseira utilizavam uma pinça semelhante (no que refere-se ao freio de mão). O problema é que são antigas e já não se encontram mais à venda. Pesquisei pela internet e nem em autopeças do Rio ou São Paulo são encontradas. Mesmo achando alguma em desmanches não é indicado colocá-las, pois na hora em que você precisar de uma peça de reposição vai ser muito difícil, se não impossível, encontrar.
A questão do par de pinças extras, sem acionamento de freio de estacionamento, seria para ser colocado no eixo dianteiro (preferencialmente) para ser acionado EXCLUSIVAMENTE pelo sistema de freio inercial do towbar do NIVA.
Ou seja, no towbar é colocado um cilindro mestre de freio e uma tubulação hidráulica ligado ao par de pinças de freio extras, acima mencionado. Quando o veículo rebocador é freiado, a tendência do towbar é empurrar a traseira :shock: (ui) do veículo rebocador (No caso a "Rapariga" e eu acho que ela vai gostar :mrgreen:). Se aproveitarmos essa força inercial para acionar o cilindro mestre do towbar, teremos uma frenagem ativa no veículo rebocado, que embora não seja tão efetiva quanto ao freio principal, aumentará, e muito, a segurança. Além disso, se não estou enganado, "rebocados" acima de 750 kg têm que ter esse sistema.
http://www.famit.com.br/lista.php?id_cat=6
Preço: R$ 564,00 para o modelo de 1,4T