Meu amigo, como lhe falei, esses 750 kg, não se referem ao que a "munheca" aguenta, e sim o que é permitido sem o tal freio inercial. Até mesmo porque não a munheca não vai suportar o peso do carro rebocado. A massa do carro vai estar apoiada em cima dos seus quatro pneus. Por analogia, você consegue empurrar um carro, se este estiver com os quatro pneus cheios, freio liberado, desengrenado, ... Mas, não consegue suportar o seu peso. Com a munheca é a mesma coisa. Claro que ela vai ter que segurar uma desaceleração ou aceleração. Um esforço tangencial em uma curva. Uma sacudida em uma irregularidade do piso. Mas não chega a ser o peso total do veículo rebocado. Os físicos de plantão que me corrijam, se estiver errado.
Outro item IPC (Importante P'rá Carvalho :mrgreen:) são as "bolas" :shock:, também conhecidas como engates. Não adianta colocar um engate fixado em uma estrutura podre. E isso eu sei que existe norma específica que determina que o peso total rebocado não pode passar daquele especificado pelo fabricante do vaículo rebocador (para as F1000 é de 1.500 kg) e que o engate deve ser fixado nos pontos da estrutura determinados pelo fabricante.
Outra coisa é a categoria da habilitação. Categoria B, no máximo 3.500 kg de peso bruto total (rebocador mais rebocado).
Com relação às multas, por aqui não tem fiscalização nenhuma, a minha preocupação é com a segurança.
Mas, gosto de andar certo, pois eu estando com a razão não tem FDP nenhum que vai me multar e se o cara vier encher o meu saco e eu estando certo, aí eu faço uma coisa que eu destesto. Meto a mão no bolso, puxo uma carteirinha que eu carrego e mando o cara se f...
Nunca precisei fazer isso, pois procuro andar sempre certo, mas se for necessário. :twisted:
Quando fui transferir a "Rapariga para o meu nome, três caras vieram me dizer que para passar na vistoria eu TINHA que retirar a bola :shock: do reboque da F1000 (original de fábrica).
O primeiro foi o abestado da firma que faz as placas de licença. Só fiz perguntar se ele trabalhava no Detran.
O segundo foi imbecil do segurança, que fica no portão de entrada controlando o acesso de carros, que disse que eu só poderia entrar depois de tirar a bola porque senão não passava na vistoria. Perguntei se era ele quem ia fazer a vistoria.
O terceiro foi o próprio vistoriador. Olhou o carro de todos os lados, por cima e por baixo, por dentro e por fora, testou o funcionamento dos cintos de segurança, ... Bem que ele procurou, mas não achou nada errado. Aí, na esperança de tomar uma cerveja às minhas custas, olhou para a minha bola :shock: e disse que eu tinha que tirar. Já prostituto da vida, perguntei por quê?
Ele me disse que a legislação tinha mudado e que não podia, pois tampava a "visão dos pardais", referindo-se aos fotosensores. Eu disse que as novas normas referiam-se aos reboques instalados após o sancionamento da lei, que o engate da F1000 era original de fábrica e que o veículo havia sido homologado pelas "otoridades" de trânsito assim e, por último, perguntei se os tais "pardais" estava pousados no chão, e desafiei-o a olhar de todos os ângulos, acima de 50 cm do solo para ver se o engate cobria algum número da placa.
Debaixo das risadas de todos a "Rapariga" passou na vistoria com louvor.
O que eu quero dizer é que, estando dentro da lei, não precisa do "sabe com quem tá falando" e nem de "molhar" a mão do guarda.