x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 37
  • #13



    Citação Postado originalmente por Crasher Ver Post
    ..., 4 pinças na trazeira nao seria um exagero nao?
    se for simplismente pelo motivo de freio de mao, no mercado possui uma pinça de freio (que usei no chevette atraz) que dava para fazer o acionamento a cabo na mesma pinça, era da linha gm , uns falaram ser de Monza(nunca vi monza de freio a disco atraz) outros falaram de kadet. sera que esse sistema nao funciona no veiculo off road>?
    e tambem tenho interesse em um sistema de kit de freio traz, ainda uso o kit de freio original, pinça dianteira com 3 pistoes, e nao tenho que reclamar, somente da trazeira mesmo!!!
    Meu amigo, o que pretendo fazer no "Pangaré" é o seguinte:
    - Na frente, freio a disco original. Pinças já desmontadas e limpas. Trocadas aquelas molinhas dos "patins" e aguardando a Receita Federal da República das Bananas liberar os reparos, que já chegaram ao país há mais de um mês. Deveria ter pedido para colocá-las em um conteiner de armas e munições. Não passa nem pela alfândega. Ô paisinho de M&RD@.

    - Na traseira , freio a disco, Uma pinça de cada lado. O camarada Berga usa pinças de freio traseiras do Golf, que têm um acionamento para freio de mão integrados. Os Vectras e Tempras que vinham com freio a disco na traseira utilizavam uma pinça semelhante (no que refere-se ao freio de mão). O problema é que são antigas e já não se encontram mais à venda. Pesquisei pela internet e nem em autopeças do Rio ou São Paulo são encontradas. Mesmo achando alguma em desmanches não é indicado colocá-las, pois na hora em que você precisar de uma peça de reposição vai ser muito difícil, se não impossível, encontrar.

    A questão do par de pinças extras, sem acionamento de freio de estacionamento, seria para ser colocado no eixo dianteiro (preferencialmente) para ser acionado EXCLUSIVAMENTE pelo sistema de freio inercial do towbar do NIVA.
    Ou seja, no towbar é colocado um cilindro mestre de freio e uma tubulação hidráulica ligado ao par de pinças de freio extras, acima mencionado. Quando o veículo rebocador é freiado, a tendência do towbar é empurrar a traseira (ui) do veículo rebocador (No caso a "Rapariga" e eu acho que ela vai gostar ). Se aproveitarmos essa força inercial para acionar o cilindro mestre do towbar, teremos uma frenagem ativa no veículo rebocado, que embora não seja tão efetiva quanto ao freio principal, aumentará, e muito, a segurança. Além disso, se não estou enganado, "rebocados" acima de 750 kg têm que ter esse sistema.

    http://www.famit.com.br/lista.php?id_cat=6
    Preço: R$ 564,00 para o modelo de 1,4T

    4X4 Brasil

  • #14

    Cool

    uhmmm, interessante esse sistema, mais segurança no reboque, agora referente ao reboque ter mais de 750kg é obrigado em ter, sera que nossa legislação obriga o mesmo?, pois pelo que pude ver os engates nacionais na sua grande maioria , ou sao construidos para 500kg ou para 750kg, mas tbm tenho um amigo que levou em sua s10 uma lancha bem mais pesada que isso e geralmente transporta, sera que o engate de 750kg de especificação da " \gertrudes" vai aguentar o "gambazão" ou terei que alem de mandar fazer um engate comprar um sistema de freios para o mesmo, obrigado []"

  • #15
    Ricardo, um dos problemas aqui, na República das Bananas, é que leis existem em excesso, bem como achacadores, disfarçados de fiscais da lei.
    Na área de veículos e trânsito não é diferente, mas a zona que permeia as nossas vias nos faz duvidar da eficácia das nossas leis e da eficiência dos órgãos de trânsito. A minha preocupação básica é SEGURANÇA.
    Tenho procurado a legislação pertinente ao assunto (reboques) mas somente tenho encontrado informações "pingadas". Se alguém dispuser dessa(s) regulamentação(ões), desde já agradeço.

    Em relação à capacidade dos "towbar" vendidos por aí estarem definidas como 750 kg, não se refere ao que ele suporta e sim porque acima disso é necessário que sejam dotados de freio inercial (ainda não encontrei a norma que confirma isso).

    Existe também norma específica a respeito da regulamentação dos engates (bolas), colocados no pára-choques traseiros dos veículos rebocadores.

    Um outro ponto diz respeito à categoria da habilitação do condutor do veículo rebocador. A categoria B, por exemplo, permite conduzir veículos até 3.500 kg. Nesse caso, precisarei mudar a minha habilitação, uma vez que a "Rapariga", segundo o fabricante, tem uma massa de 3.100 kg, somando o peso do "Pangaré", vai passar em muito o limite para o qual sou habilitado.

    Outro ponto importantíssimo a ser levado em consideração é a proporção de peso dos dois veículos. O rebocador TEM que ser bem mais pesado que o rebocado, sob o risco de um acidente bem sério. É muito comum vermos por aí gente perguntando: "Será que o motor do meu Celta aguenta rebocar o meu jipe?" A pergunta a ser feita não é se o motor aguenta e sim se o veículo tem capacidade para isso. Já vi gente rebocando um CJ com um automóvel tombar (será que é por isso que se chama "towbar" ) os dois veículos em uma curva a baixa velocidade. A estabilidade fica muito prejudicada, então, de qualquer forma, todo o cuidado e atenção redobrada. Velocidade reduzida, freiadas suaves e por isso a distância do veículo da frente deve ser o dobro da normalmente recomendada. É OBRIGATÓRIO o uso de corrente de segurança, que evita que o veículo rebocado saia descontrolado no caso da "munheca" soltar. Também é obrigatório a repetição das luzes sinalizadoras do rebocador na traseira do rebocado (freio, pisca, ...).

    Sei que tem gente que vai dizer que já rebocou com um "carrinho" um "carrão" e não aconteceu nenhum acidente. Também conheço gente que já dirigiu embriagada e não se acidentou.
    Mas, para quê arriscar?

  • #16
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Baca, em relação ao Towbar, estás corretíssimo, pra teres uma idéia, puxei um Mille do MS ao RS com a Ranger, e embora o Mille ter cerca de 800kg e eu mesmo passando por serra e pegado chuva pesada, o carro foi na boa, porém, o NIVA tem muito mais que 800kg e é mais alto também, o que muda bastante a configuração em caso de freadas, dessa forma realmente a tua preocupação com o freio é muito importante.

    Outro ponto, o rebocador deve ser mais pesado que o rebocado. Se botar um Celta pra puxar um CJ é acidente na certa. Pisa no freio forte e vira um L... No caso da Rapariga, é bom experimentar uma freada de emergência antes de pegar estrada, pois a traseira é leve e pode derrapar. Quando fiz o towbar, eu andei puxando o Mille por várias ruas, arranquei brusco e freiei brusco, manobrei pra tudo o que foi lado e somente depois de ter certeza que o sistema ficou ok, é que me aventurei em pegar estrada.

    Pra terminar, o meu Towbar fiz bem longo, porém, gera oscilação em manobras fechadas e lentas, ao dobrar uma esquina, por exemplo, o carro começa a oscilar, então pára e arranco novamente. Porém isso ocorre menos com towbar mais curto. Pelo menos não notei isso. Quando comprar a munheca, olha no Mercado Livre, um modelo de ferro fundido aguenta muito mais, e custa o mesmo preço do modelo de aço.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #17
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Baca, em relação ao Towbar, estás corretíssimo, pra teres uma idéia, puxei um Mille do MS ao RS com a Ranger, e embora o Mille ter cerca de 800kg e eu mesmo passando por serra e pegado chuva pesada, o carro foi na boa, porém, o NIVA tem muito mais que 800kg e é mais alto também, o que muda bastante a configuração em caso de freadas, dessa forma realmente a tua preocupação com o freio é muito importante.

    Outro ponto, o rebocador deve ser mais pesado que o rebocado. Se botar um Celta pra puxar um CJ é acidente na certa. Pisa no freio forte e vira um L... No caso da Rapariga, é bom experimentar uma freada de emergência antes de pegar estrada, pois a traseira é leve e pode derrapar. Quando fiz o towbar, eu andei puxando o Mille por várias ruas, arranquei brusco e freiei brusco, manobrei pra tudo o que foi lado e somente depois de ter certeza que o sistema ficou ok, é que me aventurei em pegar estrada.

    Pra terminar, o meu Towbar fiz bem longo pra não precisar tirar o pára-choques do mille, porém, gera oscilação em manobras fechadas e lentas, ao dobrar uma esquina, por exemplo, o carro começa a oscilar, então reduzo a velocidade e arranco novamente. Porém isso ocorre menos com towbar mais curto. Pelo menos não notei isso. Quando comprar a munheca, olha no Mercado Livre, um modelo de ferro fundido aguenta muito mais, e custa o mesmo preço do modelo de aço. Paguei 50,00 numa munheca pra 2,5tons em ferro fundido e numa loja especializada em Campo Grande, queriam 180,00 numa de aço pra 1,5tons...
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #18
    Edi, o peso do NIVA, segundo o manual do proprietário, é 1.150 kg, maaaaaas, o "Pangaré" deve passar disso. Para efeito de cáculo, com grade, towbar, bagageiro, tanque de combustível de 75 litros e mais o monte de ferro que eu botei nele, estimo em 1.500 kg, que é o peso máximo rebocável pela F1000, segundo a Ford.

    Essa munheca que você comprou no ML tem sistema de freio inercial?

  • #19
    Bacalhau, vou dar uma ideia de niveiro a voce, ops quer dizer louco.
    na faculdade quando fiz tinha uma equipe montando um carro escala real de controle remoto, escolheram um corolla antiguinho pelo cambio automatico, e
    fizeram algunssuportes no asoalho do carro para o servo eletrico do volante que tinha uma reduçao de correias e no freio foi utilizado um servo eletrico tipo esses que viram a roda de carrinho de controle remoto só que numa proporçao maior
    e realmente uma coisa que eles conseguiram foi andar em curva e apertar o freio, (nao conseguiam andar reto)
    entao se voce colocar um potenciometro(regulado)na alavanca de freio da rapariga para que expresse a pressao adcionada no pedal e um fio conectando o outro lado com plug e tal para o Pangaré com um servo eletrico num pequeno suporte no assoalho acionaria o pedal do niva sem problemas, vai dar trabalho?,Sim vai, mas o gasto com qsj's$$$ vai ser menor o que vai demandar mais é o tempo de testes e testes e teste.
    Sei la eu vi funcionar na "Facul" entao!!!!

  • #20
    Grande "Peixe" de uma olhada neste site e consulte la tbm o freio inercial
    http://www.karvel.com.br/principal.a...acessorios.asp

  • #21
    E para quem tiver interesse tem um manual de conduçao em reboque e suas açoes de pendulo.
    []"
    Eixo Traseiro - Vazamento Arquivos Anexos

  • #22
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Crasher, muito legal esse material. Notei pontos de cuidados que evitariam muitos acidentes.
    Baca, a munheca que comprei é essa http://www.karvel.com.br/detalhesAce....asp?codigo=13
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #23
    Citação Postado originalmente por Crasher Ver Post
    Bacalhau, vou dar uma ideia de niveiro a voce, ops quer dizer louco.
    na faculdade quando fiz tinha uma equipe montando um carro escala real de controle remoto, escolheram um corolla antiguinho pelo cambio automatico, e
    fizeram algunssuportes no asoalho do carro para o servo eletrico do volante que tinha uma reduçao de correias e no freio foi utilizado um servo eletrico tipo esses que viram a roda de carrinho de controle remoto só que numa proporçao maior
    e realmente uma coisa que eles conseguiram foi andar em curva e apertar o freio, (nao conseguiam andar reto)
    entao se voce colocar um potenciometro(regulado)na alavanca de freio da rapariga para que expresse a pressao adcionada no pedal e um fio conectando o outro lado com plug e tal para o Pangaré com um servo eletrico num pequeno suporte no assoalho acionaria o pedal do niva sem problemas, vai dar trabalho?,Sim vai, mas o gasto com qsj's$$$ vai ser menor o que vai demandar mais é o tempo de testes e testes e teste.
    Sei la eu vi funcionar na "Facul" entao!!!!

    Tenho uma idéia melhor:

    Amarro você no banco do "Pangaré", com os vidros fechados, motor desligado, debaixo deste sol do sertão. Aí, toda a vez que a luz de freio da F1000 acender, você pisa no freio do NIVA. Que tal?

    Quanto ao material e sites que você e o Edi postaram, vou olhar com calma. Obrigado aos dois.
    Ainda não achei a legislação de trânsito pertinente ao assunto. Alguém pode ajudar?
    4X4 Brasil

  • #24
    eu li em um topico que o reboque pode ser feito desde que esteja com as 4 rodas no chao , pois akeles engates que ficam com 2 rodas no alto nao pode é permitido somente para guinchos, é obrigatorio a comunicaçao visual ligada no rebocador, mais nao tem especificaçao de peso nem nada na legislação.
    mais por exemplo se quizerem multar mutam mesmo , pois os engates comercializados os que vem com a plaquetinha autorizada sao fabricados com uma carga de arrasto até 750kg, pelo menos foi o que achei mais forte para a "Gertrudes" aqueles que utilizam a parte da bola "ui" removivel aguentam até 1300 kgs entao por exemplo no meu caso vou bater um pino na plaqueta na frente do 750kg com o numero 1 para ficar 1750kg rs. só que eu fui em uma loja que fabrica engate e eles fizeram reforços e novos pontos de fixaçao no meu engate da "gertrudes".
    Bacalhau acredito que se o towbar estiver bem ancorado (no seu caso tem lugar de solbra para ficar bem fixado) e aquela prudencia no volante compensam a sua falta de freio no reboque, muito porque o seu reboque tbm é pesado, acrescenta uns 3 sacos de areia na caçamba e pronto . nem esquenta

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade