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Convex Datacenter
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  • #1
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    Niva com vibração no câmbio e fraco pra andar




    Bom dia pessoal, sou o mais novo camaradas niveiro da turma e preciso de uma ajuda dos camaradas mais experientes.

    É o seguinte:


    Comprei um Niva 91 relativamente barato. Pague R$5000,00 e ainda veio com GNV.
    Segundo informações do antigo proprietário o veículo ficou parado a pelo menos 3 meses.
    Andando com ele, percebi os seguintes problemas:

    CÂMBIO: O bloqueio do diferencial não engata por nada desse mundo, outra coisa é que após o engate das marchas, na arrancada o câmbio trepida muito, parece que vai desmontar. Depois que se desenvolve uma certa velocidade parece que diminui bem essa trepidação.
    Outro negócio que achei estranho, é que se eu quiser empurrar o carro desengatado fica muito pesado, isso é normal no niva ou representa algum problema de transmissão também?

    MOTOR: O motor fuma um pouco, mas aparentemente não raja apesar de apresentar um barulho estranho no comando de válvulas em baixa rotação, porém não tem força para nada. É muito difícil chegar a 60km/hora nesse niva. Talvez isso seja algum problema de regulagem no ponto da ignição ou carburação, Mas por acaso, considerando que o transmissão está pesada para empurrar, esta fraqueza no motor tem haver com isso?

    Pessoal, espero que possam me ajudar!!!! Um grande abraço a todos!!!!!
    4X4 Brasil

  • #2
    Zé, bem vindo a turma dos niveiros.

    A vibração pode ser o suporte da caixa de transferência, ele é preso na lata do assoalho do niva e costuma trincar e quebrar, deixando a caixa solta. Dá uma olhada embaixo do carro, isso é facil de identificar.

    Sobre empurar o carro, o niva é um pouco pesado mesmo, devido ao fato de ser 4x4 integral, mas aconselho a dar uma olhada nos rolamentos de roda, nos cubos de roda, veja se a pinça de freio não está agarrando, etc.

    Esse barulho no comando deve ser a corrente de comando, verifique se o tensor está ok e regule a tensão da corrente.

    O niva original é meio fraquinho mesmo, mas passa dos 60km/h tranquilo, peça para seu mecânico medir a compressão nos cilindros para ver se não está na hora de abrir o motor.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por micross Ver Post
    Zé, bem vindo a turma dos niveiros.

    A vibração pode ser o suporte da caixa de transferência, ele é preso na lata do assoalho do niva e costuma trincar e quebrar, deixando a caixa solta. Dá uma olhada embaixo do carro, isso é facil de identificar.

    Sobre empurar o carro, o niva é um pouco pesado mesmo, devido ao fato de ser 4x4 integral, mas aconselho a dar uma olhada nos rolamentos de roda, nos cubos de roda, veja se a pinça de freio não está agarrando, etc.

    Esse barulho no comando deve ser a corrente de comando, verifique se o tensor está ok e regule a tensão da corrente.

    O niva original é meio fraquinho mesmo, mas passa dos 60km/h tranquilo, peça para seu mecânico medir a compressão nos cilindros para ver se não está na hora de abrir o motor.

    Micross,

    Em primeiro, muito obrigado pela dica,

    Conversando com quem entende, já fico mais tranquilo. Vou verificar os suportes da caixa de transferência.

    Quanto ao motor, o cabeçote foi feito rescentemente e de repente não foi muito bem ajustado o esticador da corrente, porem, este esticador não pode ser muito tensionado, não ´´e?

    Um abraço

  • #4
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    tencionador

    Citação Postado originalmente por Zé Henrique Ver Post
    Micross,

    Em primeiro, muito obrigado pela dica,

    Conversando com quem entende, já fico mais tranquilo. Vou verificar os suportes da caixa de transferência.

    Quanto ao motor, o cabeçote foi feito rescentemente e de repente não foi muito bem ajustado o esticador da corrente, porem, este esticador não pode ser muito tensionado, não ´´e?

    Um abraço
    Ze Henrique; e' so soltar o tencionador, que ele tenciona a corrente sozinho, e depois e' so apertar, que a tencao ficara' correta, desde que esteja tudo OK.

  • #5
    Zé Henrique, primeiramente boas vindas;
    Espero que a viatura traga alegrias a ti.

    Sobre os problemas apresentados, é dificil dizer alguma coisa do motor somente pelo seu relato. Leve num bom profissional para avaliar a instalação do gás, parte elétrica e compressão dos cilindros ao menos.

    Ah, vê se prepara a viatura para dia 31, que tem jeeppasseio em Itu.
    Se precisar de algo em Sorocaba, dá um grito lá na http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=41552
    Aqui tem um meca que alguns falam bem: Marcão da Maclada. Eu nunca levei lá, mas te passo quem levou.
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #6
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    ITu é esquemão pra mim,,....tô em Jundiaí!!!! como faz pra participar do passeio?? um abraço

  • #7
    Citação Postado originalmente por SERGIO MOLLO Ver Post
    Ze Henrique; e' so soltar o tencionador, que ele tenciona a corrente sozinho, e depois e' so apertar, que a tencao ficara' correta, desde que esteja tudo OK.
    Não é tão simples assim, há um procedimento, afrouxa-se o parafuso do esticador, depois faz-se o motor girar (SEM ligá-lo!!!), para que a corrente se estique. Depois, aperta-se novamente o parafuso de regulagem.

    O motor não deve trabalhar com folga na corrente, o risco de problemas maiores é grande!

    Repito: é bem melhor gastar agora com uma revisão preventiva junto a um bom mecânico, do que tentar economizar fazendo por conta própria algo que não conhecemos bem, gastando depois muito mais para consertar um estrago que pode ser evitado!


    4X4 Brasil
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #8
    Zé Henrique, seja bem-vindo.
    Perguntinha besta, mas, que já deixou muito NIVeiro "pagando mico":
    Já verificou se a reduzida não está acionada?

  • #9
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    Realmente vc tem razão...... essa parte de comando de válvulas é meio complicado.... eu tenho o manual de reparo do niva...se não entende-lo bem, levarei ao mecânico mesmo!!!! De qq forma obrigado pela dica!!! mal vejo a hora de estar andando com vcs!!! vai ser muito bom!!!!

    Um abraço

  • #10
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    Valeu pela dica, farei isso no fim de semana

    Um abraço...

  • #11

    Talking

    CAMARADA ZÉ , É PREOCUPANTE A REDUZIDA NAO ESTAR PASSANDO , É UM CASO CRONICO , SOBRE AS TREPIDAÇOES E VIBRAÇOES EM PREIMEIRA MARCHA E SEGUNDA ,MARCHAS ESTAS QUE FAZEM MASI FORÇAS POIS É ARRANCADA DA VIATURA ,ELAS PODEM APRESENTAR AS SEGUINTES CAUSAS :

    1º - Mau alinhamento entre Cx de Transferências e Cx de Velocidades.
    2º - Bolacha Elástica Danificada ou já com pouca torção.
    3º - Junto Homocinética entre a Cx de Trsnf. e a Bolacha danificada ou com má lubrificação.
    4º - Pernos e/ou apoios das Cxs danificados.
    5º - Transmissões empenadas (esta será mais difícil mas pode acontecer).
    6º - Má lubrificação das cruzetas das transmissões.
    o MAIS PROVAVEL SEJA O BOLACHAO DA JUNTA ELÁSTICA , E UMA FOLGA EXCESSIVA NA CX DE TRANSFERENCIA ; ESTA PEÇA SO ENCONTREI NA ÉPOCA QUE A MINHA DEU PROBLEMAS NA SARANCAR , SOBRE O VEICULO ESTAR COM PUCA FORÇA PODE SER VARIÁVEIS PROBLEMAS , MAIS TEMQ UE FAZER UM TESTE DE ARRANCADA NELE ,COLOQUE O CARRO NUM LUGAR DE ESPAÇO E EM LINHA RETA ,SEGURE O FREIO DE MAO E PASSE UMA MARCHA E VA AELERANDO SUAVEMENTE PARA VER SE ELE MORRE OU TENTA SAIR , ELE VAI DAR GIROS EM FALÇO NAS RODAS AI NAO É A EMBREAGEM QUE POSSA ESTAR DEGOLANDO , EMBREAGEM TAMBEM COMPREI NA SARANCAR .O RESTO É VERIFICAR VELAS ,CABO DE VELAS ,BOBINA , BOMBA DAGUA (VERIFICA SE ELE NAO ESTA ESQUENTANDO ,O NIVA SEM BOMBA DA AGUA FICA FRACO E PODE ATE FUNDIR O MOTOR,VERIFICA FUROS NO RADIADOR ETC..... ESPERO TER AJUDADO .
    OBS: SARANCAR NAO ETAOU FAZENDO PROPAGANDA SO ESTOU INDICANDO UMA OPÇÃO DE COMPRA DE PEÇAS E NO QUAL SEMPRE FUI BEM TRATADO PELA SENHORA MARLI

  • #12
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    Citação Postado originalmente por NIVA4X4 Ver Post
    CAMARADA ZÉ , É PREOCUPANTE A REDUZIDA NAO ESTAR PASSANDO , É UM CASO CRONICO , SOBRE AS TREPIDAÇOES E VIBRAÇOES EM PREIMEIRA MARCHA E SEGUNDA ,MARCHAS ESTAS QUE FAZEM MASI FORÇAS POIS É ARRANCADA DA VIATURA ,ELAS PODEM APRESENTAR AS SEGUINTES CAUSAS :

    1º - Mau alinhamento entre Cx de Transferências e Cx de Velocidades.
    2º - Bolacha Elástica Danificada ou já com pouca torção.
    3º - Junto Homocinética entre a Cx de Trsnf. e a Bolacha danificada ou com má lubrificação.
    4º - Pernos e/ou apoios das Cxs danificados.
    5º - Transmissões empenadas (esta será mais difícil mas pode acontecer).
    6º - Má lubrificação das cruzetas das transmissões.
    o MAIS PROVAVEL SEJA O BOLACHAO DA JUNTA ELÁSTICA , E UMA FOLGA EXCESSIVA NA CX DE TRANSFERENCIA ; ESTA PEÇA SO ENCONTREI NA ÉPOCA QUE A MINHA DEU PROBLEMAS NA SARANCAR , SOBRE O VEICULO ESTAR COM PUCA FORÇA PODE SER VARIÁVEIS PROBLEMAS , MAIS TEMQ UE FAZER UM TESTE DE ARRANCADA NELE ,COLOQUE O CARRO NUM LUGAR DE ESPAÇO E EM LINHA RETA ,SEGURE O FREIO DE MAO E PASSE UMA MARCHA E VA AELERANDO SUAVEMENTE PARA VER SE ELE MORRE OU TENTA SAIR , ELE VAI DAR GIROS EM FALÇO NAS RODAS AI NAO É A EMBREAGEM QUE POSSA ESTAR DEGOLANDO , EMBREAGEM TAMBEM COMPREI NA SARANCAR .O RESTO É VERIFICAR VELAS ,CABO DE VELAS ,BOBINA , BOMBA DAGUA (VERIFICA SE ELE NAO ESTA ESQUENTANDO ,O NIVA SEM BOMBA DA AGUA FICA FRACO E PODE ATE FUNDIR O MOTOR,VERIFICA FUROS NO RADIADOR ETC..... ESPERO TER AJUDADO .
    OBS: SARANCAR NAO ETAOU FAZENDO PROPAGANDA SO ESTOU INDICANDO UMA OPÇÃO DE COMPRA DE PEÇAS E NO QUAL SEMPRE FUI BEM TRATADO PELA SENHORA MARLI
    Junior, obrigado pelas dicas!

    Estou achando que é este problema da união elástica do niva que todo mundo fala. ´Por acaso você sabe se é possível eu mesmo troca-la?? Por baixo o carro está bem enferrujado e seco, aparentemente é isso.

    Sabe como faço para identificar com mais precisão qual é o problema?

    Quanto ao motor, a bomba d`agua está boa pois funcionei ele por um bom tempo e não esquetou...ficou certinho nos 90º. Acho que o problema deve ser folga de anel que está perdendo um pouco a compressão, mas este não tenho dificuldade de solucionar. O que mais me preocupa é o negócio da transmissão....

    Um abraço

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