x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 56

Hybrid View

  • #1

    experiência no niva cd 93-rs




    Caros niveiros,

    pra começo de converso eua apenas acho que o niva é cd. Creio que sim por vir originalmente com volante formuling e caixa gemmer.

    Isso é um exemplo do conhecimento (talvez até errado) que venho adquirindo após a compra (de susto) de um niva branco.

    Vou relatar algumas situações (sem ordem cronológica) em que passei a compreender o significado de alguns sintomas de problemas enfrentados.


    FALTOU EMBREAGEM

    Após praticamente estar estreiando o niva com o motor retificado, o tal me deixou ao lado da rodoviária, com o motor invejavelmente em boa forma.

    O amigo que me vendera foi até mim e trouxe uma chave fixa (creio que 8 ou 9 mm) para fazer a sangria do sistema. Bastante simples uma vez identificado o cilindro hidráulico inferior.

    Sai de volta pra casa e a mudança da 3a. pra 4a. foi frustrada. Já procurava o lugar pra encostar e consegui encaixar de volta a 3a., e assim foi até entrar em casa.

    No tempo em que aproveitei pra ir amaciando o motor (nunca acima de 3000), comprei o cilindro inferior e levei pra troca.

    O que ocasionou a "ruptura" do cilindro anterior foi a perda de uma de suas fixações (na caixa de ... velocidade?).

    O mecânico tratou de fazer a fixação, pelo que entendi, praticamente no mesmo lugar, usando um parafuso de fusca (ou fuca, como dizem aqui).




    Mandarei outros relatos ...

    Abraços

  • #2
    ÁCIDO ESPALHADO

    Procurando identificar melhor alguns componentes do motor do Niva, reparei que havia um líquido que percebi ser ácido diluído, de origem identificada na bateria.

    A tampa de vedação da bateria havia estourado.

    Levei a um auto-elétrico que mediu a tensão saída do alternador: muito alta. Tal situação também podia ser constatada no aumento da luminosidade dos farois durante a aceleração.

    O regulador de tensão não mais funcionava.

    Em pesquisa nesse fórum, encontrei opiniões e relatos desencontrados quanto ao uso de alguns reguladores de tensão no alternador original do niva.

    Decidi, por fim, pela troca do alternador, tendo meu mecânico instalado um alternador utilizado no corcel II, escort e outros. A escolha foi justificada pela facilidade de adaptação no espaço original do alternador e na forma de sua fixação.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    51
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Camarada um conselho de amigo

    Se vazou liquido da bateria , lave bem e lubrifique com óleo de manona para não DETONAR A LONGARINA

  • #4
    O ácido respingou no capô, no filtro de ar e no motor, basicamente. Espero que não tenha chegado com significância às longarinas.

    Valeu a dica!

  • #5
    MOTOR FALHANDO

    Mas falhava um bocado, como se fosse um carro à álcool com o motor bem frio.

    Essa foi uma das boas dores de cabeça ligadas à parte elétrica do niva. A outra, relacionada à bobina, contarei depois.

    A principal percepção era o carro engasgando. Seja na hora de arrancar, nas mais leves retomadas e noutras circunstâncias.

    O mais engraçado é que descobri tudo ao passar sobre o trilho de um trem.

    Foi assim, estava indo pro cassino, pela estrada da barra, em direção aos molhes de Rio Grande, vendo a belíssima paisagem do Saco da Mangueira, da Vila da Mangueira e do Canal do Norte, e passei a uns 40 km/h num dos pontilhões.

    O carro perdeu 60% da sua potência imediatamente...

    Na hora parecia uma tragédia. O que teria se desconectado? Putz... Será que esse carro está tão mal assim?

    Sem ouvir ruídos metálicos, abri o motor e pressionei a tampa do distribuidor. Depois foi constatado que a tampa não era original, o que impedia o seu perfeito encaixe.

    Nessa função toda, percebi que umas centelhas pulavam do cabo bobina-distribuidor até o cabo de aceleração que sobre ele passava.

    Não deu pra acreditar, foi só colocar o cabo de aceleração um pouco pro lado que o motor voltou a funcionar direitinho.

    Agora pus a tampa do distr. correta e troquei os cabos.

  • #6

    Quando Simplesmente Não Pega Se Está Quente

    QUANDO SIMPLESMENTE NÃO PEGA SE ESTÁ QUENTE

    Uma grande fonte de excitação, de emoção era sair com o Niva com a certeza de que ele não podia morrer...

    O caso ficava ainda mais interessante considerando a falta de costume com a embreagem que parecia fazer o carro arrancar em um pequeno e vagaroso curso do pedal.

    É claro que o carro morreu várias vezes, inclusive por algumas falhas que depois se revelaram ser elétricas ou carburação (vide outras msgs).

    De qualquer maneira, não tinha jeito, o carro só pegava de novo depois de uns 10 minutos. Certa vez morreu diante da loteria e, na esperaça de se tratar de um sinal de sorte, nada mais serviu ao bilhete comprado, pois era mais um episódio de bobina quente.

    Pra mim, não havia nada de óbvio nisso. Cheguei a ler de um camarada que "o carro não pegar quente pode ser fruto de inúmeros fatores", no que ele provavelmente está certo, mas alguns chegaram a falar que isso era um problema da bobina.

    Só vim a ter certeza após usar um pano molhado para esfriá-la e arrancar o carro.

    Claro que comprei uma bobina nova (bosch, final 067), que está funcionando bem no sistema de ignição eletrônica do gol 89/90.

  • #7

    niva cd 93 rio grande rs

    boa tarde marcelo. parabens pelo topico so nos dois soubemos o que ja passamos com esse russo!em seguida que eu o comprei digo que consegui tirar do ariel depois de 6 meses (1:retifica) ficava me questionando como pode um niva tao inteiro e original de apenas dois donos(e um dos nivas mais inteiros aqui de rio grande) apresentar tantos problemas? na epoca vai parecer bobagem mas acreditava piamente que o espirito do antigo dono ja falecido insistia em permanecer no jeep atrapalhando o meu convivio com o tal sonhado niva(pois em vida ele afirmara para mim que o niva nao tinha preço pois jamais o venderia por gostar demais do carro ).um grande abraço marcelo.sabado acredito que meu niva vermelho esteja funcionando!! se falamos!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade