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  • #1

    Problema com Niva




    Tô com um problema.
    Estou andando de boa no nivão quando de repente ele perde a tração, dá um solavanco (o conta-giros vai a zero e volta) e volta ao normal.
    O que poderia ser? O cardã está bom.
    Será que o problema é na T-case?
    Acho que o problema pode ser no acoplamento (o meu é adaptado, de homocinética dupla).
    Alguma idéia?

  • #2
    Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
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    Citação Postado originalmente por baseggiov Ver Post
    Tô com um problema.
    Estou andando de boa no nivão quando de repente ele perde a tração, dá um solavanco (o conta-giros vai a zero e volta) e volta ao normal.
    O que poderia ser? O cardã está bom.
    Será que o problema é na T-case?
    Acho que o problema pode ser no acoplamento (o meu é adaptado, de homocinética dupla).
    Alguma idéia?
    Vamos ver se eu entendi, seu Niva andando da um tranco, o contagiros marca zero e volta, no meu modo de ver nada tem haver com a tração, isso ta mais com cara de bobina isolando, o contagiros do niva pega sinal la na bobina, quando ha algum problema nela, o contagiros costuma enlouquecer, minha sugestão, troca a bobina antes dela pifar totalmente.

    Apenas ma sugestão de quem ta de longe.
    4X4 Brasil
    Andrehuff - Indaiatuba

  • #3
    Citação Postado originalmente por ANDRÉHUFF Ver Post
    Vamos ver se eu entendi, seu Niva andando da um tranco, o contagiros marca zero e volta, no meu modo de ver nada tem haver com a tração, isso ta mais com cara de bobina isolando, o contagiros do niva pega sinal la na bobina, quando ha algum problema nela, o contagiros costuma enlouquecer, minha sugestão, troca a bobina antes dela pifar totalmente.

    Apenas ma sugestão de quem ta de lomge.
    Também acho...

    Uns anos atrás o cabo entre a bobina e distribuidor do meu niva tava ruim, e causava algo parecido com o que tu descreveu...

    []s,
    Gustavo.

  • #4
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    Dá uma revisada no sistema elétrico. Observa o estado dos chicotes que partem do distribuidor e chegam na bobina. Se algum fio quebrar nesse chicote vais ficar pelo caminho.

    Repara se a bobina está aquecendo. É o primeiro sinal que tem algo errado com a bobina. Pelo jeito está parecendo mau contato em alguma conexão elétrica.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Pois é! acho que deve ser problema eletrico, mas como voce disse, "será que é a t-case?", eu particularmente nunca vi uma t-case de niva quebrada! tanto que o pessoal ranca de niva pra colocar em outros carros, de tão boa que ela é!

    abraço!

  • #6
    Citação Postado originalmente por baseggiov Ver Post
    Tô com um problema.
    Estou andando de boa no nivão quando de repente ele perde a tração, dá um solavanco (o conta-giros vai a zero e volta) e volta ao normal.
    O que poderia ser? O cardã está bom.
    Será que o problema é na T-case?
    Acho que o problema pode ser no acoplamento (o meu é adaptado, de homocinética dupla).
    Alguma idéia?
    Se o conta giros zera, o problema não está no acoplamento, o problema deve ser elétrico, provavelmente a corrente está sendo cortada e/ou o motor está "apagando" por alguns instantes. O que você chama de "perder a tração"? Significa que, embora o motor continue funcionando, o carro pára de andar? Ou o motor morre nesta hora, voltando a funcionar logo em seguida?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #7
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Se o conta giros zera, o problema não está no acoplamento, o problema deve ser elétrico, provavelmente a corrente está sendo cortada e/ou o motor está "apagando" por alguns instantes. O que você chama de "perder a tração"? Significa que, embora o motor continue funcionando, o carro pára de andar? Ou o motor morre nesta hora, voltando a funcionar logo em seguida?
    Não chega a apagar, mas pode ser problema elétrico mesmo e, como estou a toda, o carro pega no tranco de novo...
    É por isso que sou fã deste forum...
    Vou rezar pra ser isso mesmo, parte elétrica é mais barato (as vezes)
    Valeu mesmo a todos...

  • #8
    Usuário Avatar de LFC
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    Verifique o rotor e o platinado/condensador ou a ignição eletrônica, conforme o caso.
    Abs,
    LF

  • #9
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por LFC Ver Post
    Verifique o rotor e o platinado/condensador ou a ignição eletrônica, conforme o caso.
    Abs,
    LF
    Acrescente ai o comutador de partida, que pode estar gasto. Conheço um camarada que gastou um bocado, depois era só isto.

  • #10
    Usuário Avatar de cesar_am
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    Tranco

    Pois é !

    Este tranco (leve e rápido) acontece, poucas vezes, com meu Niva....

    Mas somente em curvas, tb não chega apagar...

    Creio eu, que talvez, possa ser algo como a falta de combustível, em curvas acentuadas ou a bomba....olha pessoal...é chute mesmo...

    Talvez alguem possa tb ter passado por isto....pode ser uma caso parecido com o do camarada baseggiov...enfim...

    Como é algo que acontece raramente....rodo com o Niva diariamente sem problemas...

    Abraços.

    Jimny 2012
    F-75

  • #11
    Cara, ja tive esse mesmo problema em dois carros meus, um versailles e um golf, e nos dois era problema eletrico, bobina, cabos, distribuidor ou vela, mas geralmente era vela, e a coisa mais simples que eu fazia era tirar as velas, limpar bem, pois elas sempre estavam carbonizadas ou bem sujas, dai colocava de volta, tbm verificava a situação dos cabos e do distribuidor...
    Com isso eu poupava a ida no mecanico que iria me trocar as velas, cabos e distribuidor, sendo que eles nem estavam tao ruins, apenas sujos ocasionando uma falha na faisca..
    Meu Niva: Uni...
    Reforma Completa, mas ainda com coisas a fazer...


  • #12
    Citação Postado originalmente por cesar_am Ver Post
    Pois é !

    Este tranco (leve e rápido) acontece, poucas vezes, com meu Niva....

    Mas somente em curvas, tb não chega apagar...

    Creio eu, que talvez, possa ser algo como a falta de combustível, em curvas acentuadas ou a bomba....olha pessoal...é chute mesmo...

    Talvez alguem possa tb ter passado por isto....pode ser uma caso parecido com o do camarada baseggiov...enfim...

    Como é algo que acontece raramente....rodo com o Niva diariamente sem problemas...

    Abraços.
    No meu caso acho que não é co combustível, até porque estou rodando com o GNV cheio, e acontece na gasolina também.

    Acho que se não for a parte elétrica talvez seja o acoplamento mesmo, pois parece que dá uma patinada.

    Sei lá, se não for a parte elétrica acho que vou procurar a benzedeira que o EDINTRUDER falou em outro tópico...

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