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A Maldição do Ventilador do Niva

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  • 05/11/2009, 14:55
    thgteixeira
    Citação:

    Postado originalmente por Pinaudmaster Ver Post
    Eu tenho um *Resfriar* R4 instalado no teto do meu Niva. Isso foi necessário de ser feito, ainda pelo antigo dono, pois para encaixar o motor VW no cofre do motor do Niva foi necessária a remoção da caixa de captação de ar original, deixando o interior sem ventilação forçada alguma e sem praticamente nenhum espaço para colocar um kit de A/C no cofre do motor.

    Esse modelo de Climatizador que eu tenho possui o reservatório de água junto ao climatizador, oculto pela tampa. Cumpre bem o papel de ventilar o interior e a visão que se tem de dentro é essa da foto abaixo (4 saídas de ar mais os controles).

    ACEITO AJUDA PARA DESENVOLVER UMA FORMA DE COLOCAR UM A/C NO MEU NIVA !!!

    Aliás esse teu Niva é MUITO bonito! Essa cor caiu muito bem, muito mesmo! Sobre o climatizador, ele resfria mesmo o ar? Consegue combater bem o calor? Como fica?
  • 06/11/2009, 10:31
    MRaizer
    Citação:

    Postado originalmente por Pinaudmaster Ver Post
    Eu tenho um *Resfriar* R4 instalado no teto do meu Niva. Isso foi necessário de ser feito, ainda pelo antigo dono, pois para encaixar o motor VW no cofre do motor do Niva foi necessária a remoção da caixa de captação de ar original, deixando o interior sem ventilação forçada alguma e sem praticamente nenhum espaço para colocar um kit de A/C no cofre do motor.

    ACEITO AJUDA PARA DESENVOLVER UMA FORMA DE COLOCAR UM A/C NO MEU NIVA !!!

    Não entendi, o meu tmb tem um motor VW e coube sem sacrificar a entrada de ar original.
    O painel do resfriar até é bonitinho. mas eu não teria a tralha no teto... Se já não uso o bagageiro porque dá muito arrasto!
  • 06/11/2009, 11:59
    GARCIA/SP
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Não entendi, o meu tmb tem um motor VW e coube sem sacrificar a entrada de ar original.
    O painel do resfriar até é bonitinho. mas eu não teria a tralha no teto... Se já não uso o bagageiro porque dá muito arrasto!

    Raizer,

    O Niva, por si só, já é uma "parede" batendo contra o vento! :mrgreen::mrgreen:

    Em todo caso, nada que um defletor não resolva...:mrgreen::mrgreen:
  • 06/11/2009, 12:47
    Pinaudmaster
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Agora, olhando esse bagageiro na volta do turboclima realmente não fica tão feio não.
    Nesse caso até ficou legal, porém tá fazendo falta uns faróis de milha no bagageiro pra completar. O ruim ddesse sistema é que não resfria muito, apenas umidifica o ar...


    Faróis de milha no bagageiro eu não uso por vários motivos: o primeiro é que é contra a Lei ... ;-)

    O Climatizador funciona perfeitamente, sem problema algum. Não há nada de ruim no Sistema, até porque ele não é feito para resfriar absolutamente nada, e sim pra soprar o ar, através de uma bucha de palha úmida, para dentro do veículo. Só isso e mais nada. Quem acha que é algo mais do que isso está enganando a si próprio.

    *Climatizador não é ar-condicionado* - a comparação é injusta. É que nem comparar Niva com Land Rover Discovery :parede::parede::parede:.

    Meu problema é fazer caber alguma coisa a mais no cofre do do motor do meu Niva, cujo motor VW 1.9 TDI ocupa praticamente todo o espaço disponível (vide anexos).

    *Continuo aceitando sugestões de almas caridosas a respeito de instalação de ar-condicionado no meu Niva.*
  • 06/11/2009, 13:32
    MRaizer
    Po, vou tirar umas fotos do meu motor e vc vai ficar impressionado de como tem espaço... Só que a organização dentro do cofre é totalmente diferente. Só para se ter uma idéia, o filtro de ar fica do lado do carona e... é maior ainda que o teu!
    Mas gostei de onde vc pôs o vaso de expansão.
    Abraço!
  • 06/11/2009, 17:30
    Pinaudmaster
    Citação:

    Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Po, vou tirar umas fotos do meu motor e vc vai ficar impressionado de como tem espaço... Só que a organização dentro do cofre é totalmente diferente. Só para se ter uma idéia, o filtro de ar fica do lado do carona e... é maior ainda que o teu!
    Mas gostei de onde vc pôs o vaso de expansão.
    Abraço!


    Eu não coloquei nada ... eu comprei o Niva com esse motor já adaptado, do jeito que está (aliás, uma excelente adaptação, um serviço meio mirabolante mas excelente).

    O que ocupa um espaço danado são o turbo e o intercooler. Se não fossem esses dois dava até pra deixar o estepe no cofre do motor.

    Abs.
  • 06/11/2009, 17:48
    Peter
    Citação:

    Postado originalmente por Pinaudmaster Ver Post
    Faróis de milha no bagageiro eu não uso por vários motivos: o primeiro é que é contra a Lei ... ;-)

    .*

    Se não me falha a memoria são permitidos 2 no bagageiro
  • 06/11/2009, 18:07
    Edintruder
    Xi... a lei não é contra isso não.
    Isso tem que pesquisar nas resoluções antigas do contran (anterior à 1997), mas o mais importante é a ligação em conjunto com os faróis altos e fora da trilha devem ser usado com capas ou com os fios desconectados.
    Pode colocar quantos quiseres. Inclusive pra trás caso esteja nas condições citadas para os dianteiros.
  • 06/11/2009, 18:26
    Peter
    legislação
    Assunto bastante discutido em
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...legisla%E7%E3o

    Boa leitura
  • 06/11/2009, 22:06
    MRaizer
    3 Anexo(s)
    Tirei umas fotinhas para anunciar o Tumati. Ficaram uma droga de noite... rs. Mas dá pra ver como está a organização do cofre do motor e o suporte do esguicho
  • 07/11/2009, 14:08
    Pinaudmaster
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Xi... a lei não é contra isso não.
    Isso tem que pesquisar nas resoluções antigas do contran (anterior à 1997), mas o mais importante é a ligação em conjunto com os faróis altos e fora da trilha devem ser usado com capas ou com os fios desconectados.
    Pode colocar quantos quiseres. Inclusive pra trás caso esteja nas condições citadas para os dianteiros.

    Já tive quatro milhas no bagageiro nesse mesmo Niva e na minha opinião possuíam serventia quase nula.
    *Iluminavam o capô*
    Considerei sua única vantagem REAL servir pra iluminar o motor ou evitar aporrinhação em encontro de Jipeiros, virtuais ou reais ("Poxa, porque você não coloca 4 faróis no bagageiro ? Vai ficar animaaaaaal!").

    Ou seja, por motivos meramente estéticos, preferi não os ter.

    Os dois milhas do quebra-mato, na altura dos faróis originais (a única forma de tê-los legalizados no DETRAN-RJ, sem ter ter que andar com os mesmos desconectados ou cobertos), juntamente com os faróis do Niva, me atendem plenamente, com a vantagem de que ficam permanentemente conectados. Considero uma aberração ter que andar com faróis extras desconectados ou encapados, exceção de um bom farol para a ré.

    Pra mim, o que faz diferença mesmo são os faróis amarelos de neblina de boa wattagem que eu tenho abaixo do parachoque.

    My 0,02 cents.
  • 07/11/2009, 14:09
    Pinaudmaster
    MRAIZER.

    Muito legal a disposição do seu motor no cofre. Aparentemente o conjunto completo do seu é menor que o TDI, certo ?

    Não pode deixar de reparar que nossos reservatórios de expansão estão em cantos diametralmente opostos entre si :D.

    Abraços !
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