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  • #289
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por Alex M Card Ver Post
    Alguém sabe como melhorar a iluminação do painel do niva? Algum tipo de lampada led ou mais forte... Porque a iluminação original é muito fraca, aquilo no escuro deve ser uma dificuldade para enxergar.
    Alex,

    Certa vez para melhorar a iluminação do painel fiz o seguinte:
    - Refiz o aterramento de todos os soquetes das lâmpadas; e
    -Troquei todas as lâmpadas que eram de 3W e 4W por umas de 5W.

    Melhorou bastante, se vc encontrar com W maior, melhor.
    4X4 Brasil Razão: acerto

  • #290
    O problema das lâmpadas de filamento (incandescentes) é que quanto maior for a sua potência (Watts) maior o calor dissipado.
    Dentro do painel, então, esse calor fica confinado, sem dissipação. Com o tempo resseca ainda mais as peças plásticas.

    Os LEDs são uma ótima opção devido à sua vida útil ser bem maior, baixíssimo consumo de energia e não produzirem calor, além de outras vantagens.
    É importante, na hora da compra, especificar a tensão (12V) e observar a polaridade (+/-), na hora da ligação.

    http://lista.mercadolivre.com.br/led
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...te-gratis--_JM

  • #291
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    O problema das lâmpadas de filamento (incandescentes) é que quanto maior for a sua potência (Watts) maior o calor dissipado.
    Dentro do painel, então, esse calor fica confinado, sem dissipação. Com o tempo resseca ainda mais as peças plásticas.

    Os LEDs são uma ótima opção devido à sua vida útil ser bem maior, baixíssimo consumo de energia e não produzirem calor, além de outras vantagens.
    É importante, na hora da compra, especificar a tensão (12V) e observar a polaridade (+/-), na hora da ligação.

    http://lista.mercadolivre.com.br/led
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...te-gratis--_JM
    Bacalhau, você acha que esse tipo de led do link que você me mandou daria pra colocar tranquilamente no painel do niva ou teria que fazer alguma adaptação no bocal das lâmpadas para poder ir os leds?

  • #292
    Alex, existem LEDs de vários formatos, tamanhos e luminosidades.
    O que aparece no segundo link, o LED azul, deve encaixar sem problemas no Local das lâmpadas do painel. Mas, esqueça o Bocal das lâmpadas. Eles não vão encaixar lá. Esses LEDs normalmente vêm com duas "perninhas" (na última foto abaixo, aparecem outras opções de encaixe) onde você deverá soldar os fios e um resistor de valor apropriado para serem ligados em 12VCC. Não é nada complicado, basta observar a polaridade. Na primeira foto abaixo, a "perninha" mais curta indica o catodo (negativo).
    Uma dica: Dê uma passada nas lojas de material eletrônico da Rua República do Líbano, próximo ao Campo de Santana (Quartel General dos Bombeiros).
    Em Sampa, a Rua Santa Efigênia tem mais variedade.





  • #293
    Eu articularmente não acho que a iluminação seja tão ruim assim, mas sou a favor do se da para enxergar e não atrapalha, esta bom. Bom o LED, não para de funcionar o dimer?
    Na estrada eu chego até a diminuir um pouco a iluminação do painel e deixar a frente do rádio coberta para a luz não ficar refletindo no vidro, bem dobre o o espelho, então sem o dimer acho que NO MEU CASO, seria uma mudança inviável, apesar de tornar o painel muito mais bonito.


    Abraços...

  • #294
    Citação Postado originalmente por edneyccruz Ver Post
    Eu articularmente não acho que a iluminação seja tão ruim assim, mas sou a favor do se da para enxergar e não atrapalha, esta bom. Bom o LED, não para de funcionar o dimer?
    Na estrada eu chego até a diminuir um pouco a iluminação do painel e deixar a frente do rádio coberta para a luz não ficar refletindo no vidro, bem dobre o o espelho, então sem o dimer acho que NO MEU CASO, seria uma mudança inviável, apesar de tornar o painel muito mais bonito.

    Abraços...
    Edney, você não é o único, eu também reduzo a intensidade da iluminação do painel quando rodo em estradas à noite, pelo mesmo motivo, ou seja, reflexo no parabrisas.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #295
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    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post

    Uma dica: Dê uma passada nas lojas de material eletrônico da Rua República do Líbano, próximo ao Campo de Santana (Quartel General dos Bombeiros).

    COD,

    Memória boa hein ?


    Abraço

  • #296
    Citação Postado originalmente por edneyccruz Ver Post
    ...
    Bom o LED, não para de funcionar o dimer?

    ...
    Não. O dimmer na realidade é um potenciômetro, ou seja, uma resistência variável. Ao girar o botão para diminuir o brilho das lâmpadas aumenta a resistência o que causa uma queda da tensão. Por isso o brilho das lâmpadas enfraquece. Elas passam a ser alimentadas por menos 12 Volts.
    Você pode usar o mesmo artifício para os LEDs.

    Para quem não deseja colocar LEDs, mas, acha que a iluminação do painel está fraca mesmo com lâmpadas novas é aconselhável uma limpeza interna no potenciômetro do dimmer.
    Ele funciona da seguinte forma: um contato que desliza (ao girarmos o botão) em uma bobina de fio (niquel-cromo). Com o tempo, sujeira e oxidação provocam mau contato = aumento da resistência = aumento da queda de tensão = diminuição do brilho das lâmpadas.
    Para tentar limpá-lo, use generosos jatos de "spray limpa contatos elétricos" (encontrado na maioria das lojas de produtos eletrônicos e no ML) enquanto gira o potênciômetro de um lado para o outro.
    Dependendo do estado do potenciômetro, pode ser necessária a sua substituição, o que também não é nada difícil.



  • #297
    Citação Postado originalmente por Pinaudmaster Ver Post
    COD,

    Memória boa hein ?


    Abraço
    Tem coisas que a gente não esquece nem em mil anos.
    Mas, no caso da República do Líbano, fui frequentador assíduo daquelas lojas nos meus tempos de "Saber Eletrônica".

  • #298

    Instalação fárois do bagageiro

    ;Como o camarada jiuliano pediu, estou colocando umas fotos da instalaçao dos fárois do bagageiro. Na ordem das fotos:
    1- os fios saem de cada uma das lanternas e são colados com fita isolante preta pelo bagageiro, para eles não ficarem soltos, e vão passando pela parte da frente do bagageiro, se juntando os do primeiro farol ao do terceiro farol.
    2- Os fios juntos descem enrolados no prendedor do bagageiro para a porta. (visão pela frente)
    3- Os fios se conectam a outro fio vindo pela borracha da porta do motorista, que dá no painel, ligando-o a seu botão. O botão que utilizei para o conjunto de fárois foi o da direita, em cima do local do rádio, o da esquerda utilizei pro farol de milha.(visão lateral/traseira)
    4- Fio que entra pela borracha da porta. Quando bato a porta, devido a borracha, não amassa o fio.

    Devo prender o fio enrolado no prendedor do bagageiro com fita isolante, pra ficar menos solto. Ainda não fiz isso pq vou repintar esse prendedor com um X.

    Espero ter ajudado, se alguém precisar de mais explicações é só perguntar. O fato de não parecer que passam fios é o bagageiro, os fios e as fitas serem pretas. Só de perto se consegue ver os fios passando.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Mais um camarada se apresentando!-img_0347.jpg   Mais um camarada se apresentando!-img_0348.jpg   Mais um camarada se apresentando!-img_0346.jpg   Mais um camarada se apresentando!-img_0349.jpg  

  • #299
    Alex, tudo muito bonito, tudo muito bacana, mas...

    1 - Ao circular com o seu NIVA, mantenha o conector, que aparece junto ao prendedor (suporte) do bagageiro "X", desligado, para evitar problema com os "homi". Ou então, coloque capas nos faróis do bagageiro. Transitar nas vias públicas com faróis no bagageiro EM CONDIÇÕES DE USO é proibido e sujeita o infrator a multa e retenção do veículo.

    2 - Faróis de milha ("
    o da esquerda utilizei pro farol de milha") só podem ser acionados em conjunto com o farol alto. Ou seja, não podem acender de forma independentedo farol alto. A penalidade é a mesma sa situação acima.

    3 - Suponho que o acionamento, tanto dos faróis do bagageiro como os faróis de milha, seja através de relés (imagem 1) de potência adequada e seus circuitos protegidos por fusíveis compatíveis com a sua potência. Se estiverem ligados diretamente aos botões que você mencionou (e que é proibido), o contato dos mesmos e o fusível ao qual estão ligados (os botões) não vai aguentar. Haverá sobreaquecimento e risco de incêndio.

    4 - Me parece (olhando as fotos) que para os faróis do bagageiro só vai um fio (positivo), neste caso o aterramento se dá pelo bagageiro, correto? Nesse caso o bagageiro está bem aterrado? O contato dele com a lataria do veículo se dá de forma adequada? (a tinta é isolante)
    Um ponto de aterramento com mau contato (resistência elevada) provocará um aumento da corrente, criando um ponto quente no local o que ocasionará corrosão prematura, além de mau funcionamento dos faróis.

    5 - A fita isolante não vai descolar?

    O antigo dono do "Pangaré" teve uma idéia muito mais "intelijumente": Furou o teto (imagem 2). Tá certo que no Ceará chove pouco, mas chove.

    No mais, está de parabéns pelo capricho.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Mais um camarada se apresentando!-esquema-de-ligacao-rele-dni-8135.jpg   Mais um camarada se apresentando!-furos.jpg  

  • #300
    Alex, valeu pelo post.
    Fiz a instalação seguindo os moldes da sua e aproveitei para conferir se o eletricista estava fazendo conforme o camarada Bacalhau postou, e ele colocou o fusível antes do botão, ficou uma beleza, agora tenho ficar ligado em outra dica do Bacalhau para não tomar uma multa.

    valeu!!!!!

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