Pelo pouco que aprendi até agora, sabia que uma bobina plástica não pode ser usada com platinado, mas, com uma ignição eletrônica pooooode.
Não sendo para uso exclusivo com IE e nem impossível de usar com o carburador.
Ou estou errado?
Amigo Bacalhau, a zica do sistema com platinado é que a corrente pra energizar a bobina passa pelo platinado, e isso causa os problemas que já conhecemos. No sistema transistorizado, o distribuidor gera uma onda que serve como chave para que a caixinha ligue e desligue a energização da bobina, eliminando o problema comum do platinado. E o que tem a ver com a bobina de 4 saídas do nosso amigo?
É que mesmo usando uma ignição eletrônica, há apenas uma saída de potência para a bobina, e para uma bobina quádrupla como a da foto, são necessárias duas potências, uma para cada bobina que toca duas velas.
Resumindo, mesmo que fosse possível utilizar a potência da caixa de ignição eletrônica, apenas duas velas teriam centelha, pois uma segunda potência deveria ser aplicada à bobina para haver centelha nas outras duas velas, mas em fases difererentes. E ainda há um agravante. Se a entrada da bobina for de 4 pinos, é possível que ela tenha potência interna, e precisaria apenas de um sinal externo para autoenergização, e aí só um sistema de controle de ignição mais sofisticado para realizar o trabalho. Agora, se a bobina plástica tiver apenas 2 pinos de entrada (energização externa), e for pra ser utilizada com distribuidores, creio não haver problemas no uso com a ignição eletrônica convencional.
No meu projeto de IE, usarei uma bobina parecida com essa, como pode ser visto em http://forum.msbr.com.br/viewtopic.p...p=14349#p14349. É uma bobina que tem potência interna, e a central considerará uma faixa de dentes da roda para emitir um sinal para energização de um lado da bobina para os cilindros 1 e 4, e outra faixa de dentes para fazer o mesmo para os cilindros 2 e 3.
Pois é, Roberto, eu também ando por aqui com umas idéias meio malucas, mas quero ainda melhorar os meus parcos conhecimentos para não falar muita bobagem.
Fiz também uma consulta à Motor Spice.
Só que o meu "projeto" é bem mais modesto em relação ao seu.
Se por aqui eu falar em coletor Sevel...