Se for para tacar na lama sem dó, melhor escolher um CJ, só que este não se presta para o dia-a-dia. Ou seja, é necessário optar: ou é um carro para trilhas, ou é para o uso cotidiano. Carro de trilha quebra (não só o Niva, qualquer um), e aí vai fazer falta no uso normal, pois estará na oficina!

Entretanto, se você quer um carro barato, que tenha um conforto relativo e possa fazer trilhas leves, talvez o Niva seja uma boa opção. Um Niva em bom estado não é muito fácil de se encontrar, e irá custar a partir de uns R$12.000. Tenha paciência, exeprimente vários, para ter uma boa idéia do que é um bom Niva e do que é uma encrenca, para depois, com calma, escolher o seu. Não se deixe iludir por acessórios bonitinhos (quebra mato, bagageiro, faróis auxiliares, etc...), nem por adesivos coloridos, o importante é que o carro esteja em bom estado, os acessórios você poderá instalar aos poucos, e conforme o seu gosto e necessidade.
Quanto às suas perguntas:
Consumo: sim, ele tem um consumo relativamente alto, pois é 4x4 integral, o que o deixa algo "amarrado". Considere algo em torno de 6,5-7,0 na cidade e uns 9,0-10,0 na estrada, se a parte mecânica estiver OK e ele não tiver, por exemplo, enormes pneus lameiros, ou algo que o deixe mais "amarrado" ainda;
Conforto: considerando-se o seu preço e em comparação com os 4x4 mais baratos, ele é bastante confortável e espaçoso. Tudo é muito espartano, mas pode ser melhorado (bancos adaptados, melhora no isolamento termoacústico, etc...);
Adaptações como DH: não são fáceis, e nem sempre dão certo, ou seja, são arriscadas. Há, entretanto, uma direção aliviada da Gemmer francesa, que equipava opcionalmente muitos Nivas. Se você comprar um Niva com esta direção (chamada de "francesa") ou mandar instalar a mesma (mosca branca...) em seu Niva, terá bons resultados;
Comprar um Niva que fazia trilha: não compre, é dor de cabeça garantida!

[ ]s, boa sorte!
P.S.: posso passar com meu Niva em cima desta sua formiga?

