x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 57
    Usuário Avatar de Snow Massao
    Entrada
    06/02/2008
    Agradecimentos: 0

Compro um Niva ou não!?

E aí pessoal tudo bom!?

Estou com uma grande dúvida, se compro ou não um Niva,
    não conheço muito bem o carro e como vai ser o meu primeiro Jipe pra tacar na lama sem dó e rodar no dia-a-dia... gostaria da opnião dos Niveiros de plantão!

Dá muita manutenção!??
    Bebe muito!?
    tem algum conforto!?
    ruído interno é intenso como dizem?
    as adaptações que fazem como direção hidráulica dá muitos problemas?!
    caso eu venha à comprar um niva que fazia trilha, devo me preocupar? e com oq!?

Obrigado desde Já!
    Abraço

Citação Postado originalmente por Snow Massao Ver Post
    E aí pessoal tudo bom!?

Estou com uma grande dúvida, se compro ou não um Niva,
    não conheço muito bem o carro e como vai ser o meu primeiro Jipe pra tacar na lama sem dó e rodar no dia-a-dia... gostaria da opnião dos Niveiros de plantão!

Dá muita manutenção!??
    Bebe muito!?
    tem algum conforto!?
    ruído interno é intenso como dizem?
    as adaptações que fazem como direção hidráulica dá muitos problemas?!
    caso eu venha à comprar um niva que fazia trilha, devo me preocupar? e com oq!?

Obrigado desde Já!
    Abraço
    Olá, Massao!

Se for para tacar na lama sem dó, melhor escolher um CJ, só que este não se presta para o dia-a-dia. Ou seja, é necessário optar: ou é um carro para trilhas, ou é para o uso cotidiano. Carro de trilha quebra (não só o Niva, qualquer um), e aí vai fazer falta no uso normal, pois estará na oficina! Neste caso, é melhor ter dois, um para trilhas, outro para o uso diário. Se você ainda tem o Jimny, está bem servido de 4x4, ele é valente e tem certo conforto (para duas pessoas). Se este carro ficou no passado (= Japão), e você está "duro", como escreveu em seu outro tópico, lembre-se de que manter um carro de trilha custa caro, pois essas inevitáveis quebras (repito, qualquer carro de trilha quebra!) quebram também as finanças de seus proprietários.

Entretanto, se você quer um carro barato, que tenha um conforto relativo e possa fazer trilhas leves, talvez o Niva seja uma boa opção. Um Niva em bom estado não é muito fácil de se encontrar, e irá custar a partir de uns R$12.000. Tenha paciência, exeprimente vários, para ter uma boa idéia do que é um bom Niva e do que é uma encrenca, para depois, com calma, escolher o seu. Não se deixe iludir por acessórios bonitinhos (quebra mato, bagageiro, faróis auxiliares, etc...), nem por adesivos coloridos, o importante é que o carro esteja em bom estado, os acessórios você poderá instalar aos poucos, e conforme o seu gosto e necessidade.

Quanto às suas perguntas:

Consumo: sim, ele tem um consumo relativamente alto, pois é 4x4 integral, o que o deixa algo "amarrado". Considere algo em torno de 6,5-7,0 na cidade e uns 9,0-10,0 na estrada, se a parte mecânica estiver OK e ele não tiver, por exemplo, enormes pneus lameiros, ou algo que o deixe mais "amarrado" ainda;

Conforto: considerando-se o seu preço e em comparação com os 4x4 mais baratos, ele é bastante confortável e espaçoso. Tudo é muito espartano, mas pode ser melhorado (bancos adaptados, melhora no isolamento termoacústico, etc...);

Adaptações como DH: não são fáceis, e nem sempre dão certo, ou seja, são arriscadas. Há, entretanto, uma direção aliviada da Gemmer francesa, que equipava opcionalmente muitos Nivas. Se você comprar um Niva com esta direção (chamada de "francesa") ou mandar instalar a mesma (mosca branca...) em seu Niva, terá bons resultados;

Comprar um Niva que fazia trilha: não compre, é dor de cabeça garantida! Sei que muitos irão estar em desacordo com esta última observação, mas você está procurando um carro para uso diário, e não para refomar, certo? Eu respeito os que acham válido comprar um carro barato em mau estado e reformá-lo, mas isto é para quem tem tempo, dinheiro e gosta de mecânica, não serve para quem quer usar o carro imediatamente.

[ ]s, boa sorte!

P.S.: posso passar com meu Niva em cima desta sua formiga?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Entrada
    06/02/2008
    E aí Girti!

Então, esse jimny assim como a mazda ficaram pra trás infelizmente!
    mas, qnd eu disse tacar na lama sem dó seria no caso do niva aguentar não que eu vá tacar... nem posso fazer isso, como vc disse vai ser meu carro do cotidiano e outra, "esporadicamente" vou fazer trilhas leves ou médias ... pra pescar, praia... etc.

E não descarto a possibilidade de pegar um niva pra da uma boa reformada, trocar paineis, bancos pra melhorar o conforto...

Mas a CJ eu consigo achar por um bom preço!?
    ou um Jimny ou Samurai!?

Valeu!!

e se vc conseguir pegar minha Formiga... pode passar!
    haha
    Falou!

Formigas

Gil, talvez a receita abaixo possa lhe ajudar com essas pragas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -formicidac.jpg  

...E não descarto a possibilidade de pegar um niva pra da uma boa reformada, trocar paineis, bancos pra melhorar o conforto...
    Neste caso, lembre-se de que você não terá o carro à sua disposição, enquanto este estiver em reforma, ou seja, não poderá ser o seu carro de uso diário! Além disso, comprar um carro em mau estado para reformar é como comprar uma caixa fechada sem saber o que há dentro dela: as $urpre$a$$$ pode ser bem ruins!

Mas a CJ eu consigo achar por um bom preço!?
    ou um Jimny ou Samurai!?
    CJs acha-se pelos mais diversos preços, tudo vai depender de como estão conservados, motorizados, equipados, etc...

Samurais você poderá, talvez, achar por preços ligeiramente superiores aos dos Nivas, mas leve em consideração que o Samurai, embora seja um ótimo 4x4, é beeeem menos confortável e espaçoso do que o Niva.

Jimnys irão custar bem mais do que os Nivas e os Samurais, pois são bem mais recentes, aqui no Brasil.
    Gil Roberto

Entrada
    06/02/2008
    Gil,
    se for-mos pensar só nas $urpre$a$ aí não compro nda!!
    hahaha

mas você acha que compensa!? mesmo com suas dores de cabeça!?
    afinal, tenho um "segundo carro", que posso usar em caso de emergência...

você usa o seu niva no dia a dia!?

Abraço

Gil,
    se for-mos pensar só nas $urpre$a$ aí não compro nda!!
    hahaha

afinal, tenho um "segundo carro", que posso usar em caso de emergência...

você usa o seu niva no dia a dia!?

Abraço
    Qual é o seu "segundo carro"? Pelas aspas presumo que seja o ônibus, o metrô, uma bicicleta, entendi corretamente?

Meu Niva é meu único carro. É o quinto que passa por minhas mãos, e todos eram os carros de uso diário e, salvo nos períodos em que eu estava com um para vender e um recém-adquirido, sempre foram meus únicos carros, para trabalhar, passear e viajar.

Gil Roberto

Usuário Avatar de [Fred]
    Entrada
    07/08/2008
    Local
    Barra Mansa/RJ

Thumbs up Bem vindo ao clube!

Massao.

Primeiro, seja bem vindo. Segundo, só tenho a dizer que, se começou a pensar no NIVA, não terá outra solução senão comprar um...

Eu não tenho tanta experiência como o Gil e diversos outros integrantes deste fórum, mas já passei (passo) pela mesma dúvida que você.

Porém, confesso, com um pouco de inveja, que você está numa grande vantagem: Mora na maior cidade do país com a possibilidade de testar diversos e diversos modelos de veículos e "modelos" (leia-se várias configurações, anos, conservação, etc) de nivas e com o Sr. Wilson "a disposição". Eu, ao contrário, moro no interior, com pouquíssimas opções de "motorização", mas ainda não perdi as esperanças.

Não quero desanimá-lo, mas estou a aproximadamente 1 ano procurando um carro (leia NIva) para comprar e nunca acho um de acordo, sempre com algumas coisas para fazer (fora as surpresas possíveis, previsíveis, etc), mas eu quero um carro para pegar e andar. Ou seja, quero um carro para uso imediato. Daí você perguntará, nesse um ano de procura não seria mais fácil comprar um mais ou menos e arrumar? Bom, realmente não sei. Hà momentos que penso que sim.

Eu, assim como você, procuro um carro para uso diário e para andar em caminhos alternativos (talvez algumas trilhas leves/médias). É muito bom amassar barro. Se o NIVA aguenta? Aguenta e muito bem (informação colhida na internet e nesse fórum - só me resta acreditar), mas será necessário uma manutenção preventiva (conselho dos grandes gurus desse carro aqui no fórum). Afinal, são aproximadamente 10 anos de vida para os mais novinhos.

Apesar de já ter me decidido por comprar um NIVA, não sei se ele seria a melhor opção como primeiro-único carro no momento, pois não tenho encontrado nada com qualidade suficiente para isso. Portanto, comprando um dos NIVAS oferecidos aqui na região eu não teria um carro imediatamente.

Mas, uma coisa é certa. Eu vou comprar um NIVA! Nem que seja igual ao Pangaré (para fazer do meu jeito...rsrs)

Disso, surgiu uma dúvida: Ser um "macho de respeito" ou comprar um NIVA? Explico! Ser um "macho de respeito" seria comprar um carrinho mais novo (qualquer que seja a marca) para poder andar/trabalhar/viajar e ficar sussegado ou comprar um NIVA e sempre ficar procurando/inventando o que fazer (leia-se no carro e viagens/trilhas).

Hoje (25-7-2009), estou pendendo para comprar um carro mais novo para usar no dia a dia e depois comprar o NIVA como o carro de lazer. Cada um tem um gosto né!?

Motivos para comprar um NIVA: barato, Tração integral (adorei essa idéia), construção robusta, mecânica simples, bloqueio de diferencial central e reduzida, confortável para 4 integrantes (talvez 5).

Motivos para não comprar um NIVA: dificuldade para encontrar, Direção não tão macia (aliás, pq não é hidráulica), não tem opção com AR (é possível instalar, mas fica caro), consumo razoavelmente alto (6/7 km/l), dificuldade de arrumar um mecânico (isso é complicado para mim).

Conclusão: Se você procura um TODO TERRENO BARATO, o NIVA é seu carro.

Porém, você não pode esquecer que o NIVA é um veículo COM MAIS DE 10 ANOS DE USO, globalizado e com muita tecnologia embarcada (não resisti), conforme se observa: um carro russo, com design italiano, conforto e resistência espartanos, versões específicas para Portugal, com nome exclusivo na américa latina (Uruguai!? Corrijam-me.) e com nova estreia programada no Brasil para esse milênio.

OU SEJA, a manutenção é mais alta que os carros "normais" e novos, mas tende a baratear se ele vier/voltar para o Brasil ainda nesse século.

Boa escolha/Boa Sorte
    Abs

afinal, tenho um "segundo carro", que posso usar em caso de emergência..
    Massao, não me perguntou, mas eu acho que compensa e que o niva vai te atender bem...

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Além disso, comprar um carro em mau estado para reformar é como comprar uma caixa fechada sem saber o que há dentro dela: as $urpre$a$$$ pode ser bem ruins!
    Não é o "contrário"?? Se tá comprando um carro pra reforma, já sabe o que pode esperar... mas se compra um aparentemente bom esperando não ter problemas, pode ter surpresas?

É complicado alguém conseguir avaliar direito um niva sem antes conhecer bem... acho que o melhor jeito é dirigir vários e escolher o que mais gostou de dirigir...

Já vi mais que um pagar um "preço justo por um niva bom" e se meses em oficinas até o carro começar a ficar legal...

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Comprar um Niva que fazia trilha: não compre, é dor de cabeça garantida!
    Depende do nível, da frequencia, etc... mas se não abusar do carro e estiver com a manutenção em dia acho que pode ficar tranquilo... todos nivas são (ou pelo menos deveriam ser heheh) usados em situações que forçam mais do que o "normal"... inclusive os que fazem viagens longas em estradas ruins

Citação Postado originalmente por [Fred] Ver Post
    Motivos para comprar um NIVA: barato, Tração integral (adorei essa idéia)...
    ...a manutenção é mais alta que os carros "normais" e novos, mas tende a baratear se ele vier/voltar para o Brasil ainda nesse século.
    Acho que é o melhor custo benefício, é raro um carro se comportar bem (ou quase ) em tantas situações diferentes... e tração integral

A manutenção (peças) melhorou desde quando comecei a prestar atenção, a qualidade também... comparado a outros 4x4 o custo é "baixo"... se não abusar.........

[]s
    4X4 Brasil

Entrada
    06/02/2008
    Girti,

Não!!
    têm um Clio sedan aqui em casa que atualmente eu uso, e pelo fato do carro ficar mais tempo parado do que andando, posso pega-lo esporadicamente qnd meu Niva (acho que já me decidi...haha) quebrar.

E como disse anteriormente, se for pensar só nas dores de cabeça, provavelmente não compro nem um carro zero...(um amigo acabou de comprar um Voyage e já voltou duas vezes pra concecionária, em menos de 15 dias).

E como o Gustavo disse tbm, comprar um carro pra refaze-lo é uma forma de gastar agora e fazer todos os pontos críticos do carro de uma vez e não esperar que ele me surpreenda quando ele já estiver andando...

Voltando ao assunto, como vc usa o seu quinto Niva pra tudo aconselha!? já que eu tenho um reserva!

Muito obrigado!
    É de muita ajuda as dicas!

Entrada
    06/02/2008
    Fred,

Então decidiu não ser um macho de respeito então!?
    hahahahaha

Brincadeiras a parte,
    muuuito obrigado, foi bastante esclarecedor seu Post!
    mas qnd vc disse que a manutenção ser ser mais alta que aos outros carros devo me preocupar!?
    significa ser mais cara!?
    afinal, estou pensando em pegar um beeem baleado pra dar uma levantada nele...

Obrigado e Boa Sorte pra vc tbm!
    Abraço

Entrada
    06/02/2008
    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Não é o "contrário"?? Se tá comprando um carro pra reforma, já sabe o que pode esperar... mas se compra um aparentemente bom esperando não ter problemas, pode ter surpresas?

É complicado alguém conseguir avaliar direito um niva sem antes conhecer bem... acho que o melhor jeito é dirigir vários e escolher o que mais gostou de dirigir...

Já vi mais que um pagar um "preço justo por um niva bom" e se meses em oficinas até o carro começar a ficar legal...

[]s

Concordo com vc Gustavo!
    e obrigado peala ajuda!

mas qnd vc diz ter uma manutenção de baixo custo com relação aos outros, seria mais caro que os carros comuns ou seria mais caro!?

e ainda fica uma Dúvida!
    o conforto do Niva, pode ser comparado a qual carro!?
    um golzinho quadrado!? brasilia!? fuca!?
    hahaha

Obrigado!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem