Olá!
Encontrei no fórum das Sportage este original tópico, criado pelo Júlio, da São Francisco do Sul/SC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=18310), e, com o devido consentimento dele, estou criando um tópico semelhante para a comunidade dos niveiros. A idéia é divulgarmos as pequenas adaptações que podem ser feitas sem grandes dificuldades. Não estou me referindo a grande modificações, como, por exemplo, mudança de motores e outras adaptações mais trabalhosas, e sim a coisas simples de serem executadas, pequenas idéias para facilitar a vida do motorista, ou para substituir aquela peça original "impossível" de ser encontrada. Um bom exemplo foi dado pelo próprio Júlio, ao subtituir as tampinhas do braço do limpador de parabrisas de sua Sportage por pezinhos de borracha, daqueles utilizados em cadeiras de ferro.
No caso dos meus Nivas, posso citar algumas adaptações bastante fáceis:
- esguicho do limpador de parabrisas do Uno, com 3 jatos, ao invés de 1 só;
- motor do esguicho do parabrisas "universal", instalado no reservatório original do Niva;
- tampa de tinta spray colada (dupla face) no console do câmbio, para guardar pequenos objetos;
- botão de buzina adaptado no volante do Pantanal (este é um pouco mais trabalhoso);
- saco plástico impermeável, para guardar objetos dentro do estepe sem que se molhem;
- empunhadura do câmbio mais alta, para prolongar a alavanca, facilitando o engate da quinta marcha.
Tenho certeza de que outras "gambitechs" vão aparecer por aí, os niveiros são criativos!
[ ]s