Podem colocar estas molas, irá melhorar a altura da trazeira principalmente para quem tem GNV. O Cangaceiro esta com as molas da Pampa, calço e amortecedores do Troller, pois tem GNV, suporte e estepe na trazeira. Com pneus 235/85/16.
Podem colocar estas molas, irá melhorar a altura da trazeira principalmente para quem tem GNV. O Cangaceiro esta com as molas da Pampa, calço e amortecedores do Troller, pois tem GNV, suporte e estepe na trazeira. Com pneus 235/85/16.
Flugêncio, tem fotos da altura da sua viatura no fórum? Queria comparar com o meu, pois tô usando 225/70/15 e tá com calço nas molas, só que raspa fácil fácil, tanto que já tô perdendo aqueles alargadores de borracha (o pneu tá comendo tudo: rebite, chapa e borracha).
Pessoal , confiei cegamente nesta dica e coloquei esta mola. Aproveitei que o meu niva estava no elevador fazendo a lanternagem do assoalho e mandei trocar ( eu mesmo comprei ) . Putz ficou 10!! alto pacas , ele ja estava a tanto tempo arriado pelos 2x cilindros de 7,5! Apos uns 500km sendo uns 200km em estrada pessima surgiu 2 trincas naquele batente que prende aquela barra horizontal atras do diferencial trazeiro. Mandei soldar e pensei: "reflexo da má conservação do assoalho " Rodei mais 300km sendo 200km em estrada pessima. Com a pulga atras da orelha fui dar uma olhada embaixo do eixo traseiro , surpresa!!!! trincas embaixo do parafuso de fixação do amortecedor ( nas longarinas ) , novas trincas na peça recem soldada. Mesmo não sendo um especialista resolvi que tinha que cortar a mola . levei para uma oficina , ao retirar a segunda mola para cortar nos vimos que o amortecedor quebrou!!!!!!!!!! Aconselho a todos que fizeram esta adaptação e tem um uso continuo em estradas esburacadas a acompanharem atentamente o estado da fixação dos amortecedores traseiros , se aparecer trincas corte a frio um elo da mola. Não sei o estado dos carros que colocaram esta mola mas eu nunca tive trincas e passei 02 anos em estradas esburacadas . Ao fazer a lanternagem do assoalho ( um mês antes de colocar as molas ) eu passei um pente fino a procura de trincas e podres .
Chegade4x2,
não li o tópico todo, só sua mensagem, mas...
"surgiu 2 trincas naquele batente que prende aquela barra horizontal atras do diferencial trazeiro" tu alongou a barra ao levantar o carro?? Senão ela fica trabalhando na posição errada, aí "força"...
"trincas embaixo do parafuso de fixação do amortecedor ( nas longarinas )" tu alongou os amortecedores, ou então usou uns com mais curso? pra não dar fim de curso, principalmente com mais "pressão" nas molas...
Eu também rodo muito em estrada esburacada.... putz.... eita coisinha pra moer o niva heheheh
[]s
Gustavo.
OBS: Essas coisas que citei não sou eu quem está "inventando"... também li em algum lugar....
Quando li a menção de trocar por uma mola maior para compensar o peso do gnv eu não pensei 2x . Eu ja queria fazer isso para compensar a traseira que estava arriada. O meu objetivo não era levantar nem alterar , e sim compensar. Rodei 2 ANOS SEM PROBLEMA NENHUM DE SUSPENÇÃO , AGORA ESTOU COM O CARRO TODO SOLDADO.
Quando li a menção de trocar por uma mola maior para compensar o peso do gnv eu não pensei 2x . Eu ja queria fazer isso para compensar a traseira que estava arriada. O meu objetivo não era levantar nem alterar , e sim compensar. Rodei 2 ANOS SEM PROBLEMA NENHUM DE SUSPENÇÃO , AGORA ESTOU COM O CARRO TODO SOLDADO.
Quando adquiri meu niva a primeira coisa que eu queria fazer era levantar o bixo. Como eu tinha pampa, já tinha as molas guardadas pra quando comprasse um (já tinha lido muitas coisas). Foi a maior decepção. Comprei um e fui eu um dia deitar sobre o carrinho pra analisar o que teria de mexer pra levantar (desenhei e fui quebrar a cabeça um pouco). Cheguei a conclusão que para levantar com um mínimo de lógica, teria de fazer muita, mas muita coisa mesmo, então resolvi deixar como esta (na verdade acho lindo os levantados, mas como não quero dor de cabeça.......)... Só para exemplificar, muda angulo das homocinéticas, ângulo dos braços da suspensão (panhard, longitudinais..) curso do semieixo, dos cardãs, cambagem das dianteiras, angulo do braço de direção, etc... O que resulta em inúmeros locais e peças trabalhando forçado ou fora do padrão aceitável. Portanto desisti, mas graças a isso comecei a entender quando meu pai falava que os engenheiros não ficavam debruçados nas pranchetas projetando uma suspensão só pra vir um mechânico (eu) e achar que poderia fazer melhor.
Abraços.
A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
Fábio.
Quando adquiri meu niva a primeira coisa que eu queria fazer era levantar o bixo. Como eu tinha pampa, já tinha as molas guardadas pra quando comprasse um (já tinha lido muitas coisas). Foi a maior decepção. Comprei um e fui eu um dia deitar sobre o carrinho pra analisar o que teria de mexer pra levantar (desenhei e fui quebrar a cabeça um pouco). Cheguei a conclusão que para levantar com um mínimo de lógica, teria de fazer muita, mas muita coisa mesmo, então resolvi deixar como esta (na verdade acho lindo os levantados, mas como não quero dor de cabeça.......)... Só para exemplificar, muda angulo das homocinéticas, ângulo dos braços da suspensão (panhard, longitudinais..) curso do semieixo, dos cardãs, cambagem das dianteiras, angulo do braço de direção, etc... O que resulta em inúmeros locais e peças trabalhando forçado ou fora do padrão aceitável. Portanto desisti, mas graças a isso comecei a entender quando meu pai falava que os engenheiros não ficavam debruçados nas pranchetas projetando uma suspensão só pra vir um mechânico (eu) e achar que poderia fazer melhor.
Abraços.