x
Convex Datacenter
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 96
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

O negócio então é, instalando uma i.e. no Niva, andar com as tabelas no porta-luvas. Assim vc "ensina" pro mechânico, rs.

Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Camarada Bacalhau, nosso camarada Gil tem razão quando diz que não é fácil, e eu posso afirmar que é difícil. Independentemente do sistema ser mono ou multi, os componentes periféricos são os mesmos, ou seja, sensor de temperatura de ar e água, de rotação, de oxigênio, e no que diz respeito aos atuadores, a diferença do mono pro multi é que um aciona um bico e o outro um por cilindro. Então, não se iluda! Seu projeto é tão complexo quanto o meu, senão mais, pois no seu caso, que vai usar uma injeção de Monza, ainda terá que dar um jeito no sensor de velocidade e também usar um distribuidor com o módulo HEI, como demonstra os materiais que enviei a você sobre a injeção Multec 700, para oferecer ao módulo 100% dos componentes previstos, e assim, reduzir a probabilidade de falhas.

Portanto, recaptulando, é difícil? É! Impossível? Não, mas é mais difícil ainda conseguir funcionamento adequado com uma injeção elaborada para um outro motor que não seja o do Niva, por questões óbvias, já que, analogamente falando, é como pegar um carburador com parâmetros originais de um outro motor e colocá-lo no motor do Niva, e obter 100% de compatibilidade. No caso do carburador, ainda se pode trocar um giclê, e no módulo de injeção só trocando ou ajustando o mapa de injeção, e com certeza tem bem menos pessoas que fazem bem isso que alguém que saiba trocar um giclê de carburador.

Como já falamos sobre a injeção Multec 700, é possível (não provável, ainda) que haja boa compatibilização considerando os parâmetros de rotação para potência e torques máximos, mas é só. Quem quer ter algo que possa ser ajustado baseando nos parâmetros originais do motor tem que apelar para módulos genéricos, caso contrário, é pura loteria, e com a injeção mono do VW AP 1.8 não seria diferente.

Adaptação de um TBI sobre o coletor original ou de um coletor de Fiat SEVEL MPi no cabeçote do Niva é o menor dos problemas.

[]'s
    França.

Gil, quando você diz: "Aliás, por experiência própria (tive um Niva 98 1.7i), posso afirmar que mesmo no caso de uma i.e. já instalada e funcionando, não é fácil se conseguir a sua manutenção, se não dispusermos de informações confiáveis sobre a mesma. Eu penei muito tentando encontrar alguém que se dispusesse a fazer uma revisão geral na i.e. deste meu Niva, ouvi muitos palpites e "eu acho que", mas nada que inspirasse confiança, pois não havia informações disponíveis sobre a i.e. Lada. Sabia-se que era "parecida" com a do Monza e do Kadett, sabia-se que era possível fazer algumas das verificações e regulagens necessárias, mas não era possível fazer um serviço completo e confiável. Esta acabou sendo uma das razões para a venda do Niva, pois, se algo acontecesse com a i.e. durante uma viagem por lugares distantes, a única coisa que eu poderia fazer seria sentar no chão e chorar , pois seria muito difícil encontrar alguém habilitado e disposto a mexer nesta i.e.. ", quando foi isso?
    Atualmente eu acho que a situação se inverteu. Vendi a minha Quantum pois a minha dificuldade era encontrar quem soubesse mexer "mais ou menos" no carburador da mesma. E não estou falando aqui, no fú do mundo. Em Salvador e em Fortaleza não encontrei quem soubesse fazer um serviço de regulagem aceitável. Agora, quando coprei o meu atual 4X2 (Saveiro 1.6 Mi), estava com problema na marcha lenta. Levei em uma oficina, próxima a Tamboril, o mexânico ligou o "computador" na tomada da central da IE e pronto (falha no atuador da marcha lenta). Lá mesmo comprei a peça, troquei e pronto. Na mesma loja/oficina comprei todas as peças para revisar a TBI que eu comprei para o Pangaré, inclusive o bico injetor. Agora, chega lá pedindo peças para carburador...
    Isso, no sertão do Ceará, NE. Pelas queixas de quem tem carro carburado, inclusive nossos colegas NIVeiros, encontrar quem faça uma regulagem aceitável nos carburadores no Sul e Sudeste, a situação não é diferente.
    Quem quiser ter seus NIVAs por mais alguns anos anos, não tem jeito: Vai ter que partir para uma IE. Por quanto tempo mais você acha que a Autovaz vai fornecer carburadores?

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    O negócio então é, instalando uma i.e. no Niva, andar com as tabelas no porta-luvas. Assim vc "ensina" pro mechânico, rs.
    Pessoal, não confundam injeção eletrônica com carburador.

Existem sim tabelas de giclês para carburadores, bem como altura da bóia, abertura do suplemento de ar para marcha lenta, alvo do esguicho de aceleração rápida etc., mas não há uma tabela dizendo que em rotação "r", com fator lâmba "y", pressão barométrica "k", temperatura do ar "a" e de água "h", com aceleração em "c"% para ajustar o tempo de abertura dos bicos em "t" milissegundos e avanço da ignição em "g" graus. Isso é puro processamento de dados, onde há entrada de dados (valores oriundos dos sensores), processamento (a partir do cruzamento dos dados de entrada encontrar no mapa de injeção ou calcular valores para os atuadores de marcha lenta, de injeção de combustível, avanço da ignição etc.) e saída (comando dos atuadores).

A coisa é feita para não ter manutenção. No máximo, trocar sensores e/ou atuadores (no caso de bicos, é possível até limpá-los), e só.

[]'s
    França.
    4X4 Brasil

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Gil, quando você diz: "Aliás, por experiência própria (tive um Niva 98 1.7i), posso afirmar que mesmo no caso de uma i.e. já instalada e funcionando, não é fácil se conseguir a sua manutenção, se não dispusermos de informações confiáveis sobre a mesma. Eu penei muito tentando encontrar alguém que se dispusesse a fazer uma revisão geral na i.e. deste meu Niva, ouvi muitos palpites e "eu acho que", mas nada que inspirasse confiança, pois não havia informações disponíveis sobre a i.e. Lada. Sabia-se que era "parecida" com a do Monza e do Kadett, sabia-se que era possível fazer algumas das verificações e regulagens necessárias, mas não era possível fazer um serviço completo e confiável. Esta acabou sendo uma das razões para a venda do Niva, pois, se algo acontecesse com a i.e. durante uma viagem por lugares distantes, a única coisa que eu poderia fazer seria sentar no chão e chorar , pois seria muito difícil encontrar alguém habilitado e disposto a mexer nesta i.e.. ", quando foi isso?
    Atualmente eu acho que a situação se inverteu. Vendi a minha Quantum pois a minha dificuldade era encontrar quem soubesse mexer "mais ou menos" no carburador da mesma. E não estou falando aqui, no fú do mundo. Em Salvador e em Fortaleza não encontrei quem soubesse fazer um serviço de regulagem aceitável. Agora, quando coprei o meu atual 4X2 (Saveiro 1.6 Mi), estava com problema na marcha lenta. Levei em uma oficina, próxima a Tamboril, o mexânico ligou o "computador" na tomada da central da IE e pronto (falha no atuador da marcha lenta). Lá mesmo comprei a peça, troquei e pronto.
    Aqui o Bacalhau está coberto de razão!

Então, vamos pontuar algumas coisas para não confundir o resto do pessoal.
    1) Manter qualquer carburador já não é tarefa tão simples, dado a dificuldade pra encontrar peças ou mecânicos que saibam ajustá-lo para o motor ficar redondo;
    2) Injetar um motor originalmente carburado não é tarefa simples, mas uma vez feito será melhor que o melhor dos carburadores, se o objetivo é o render mais e gastar menos.

Se o Gil vendeu seu Niva 1.7i com receio de que alguém não conseguiria ajustar sua injeção, foi uma pena, porque não há ajustes em um módulo de injeção original. Como falei, no máximo, vc troca os componentes periféricos. Ajustes só em módulos de injeção genéricos, que são idealizados para serem utilizados em qualquer motor, logo, ser ajustável já é uma premissa.

[]'s
    França.

Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Atualmente eu acho que a situação se inverteu. Vendi a minha Quantum pois a minha dificuldade era encontrar quem soubesse mexer "mais ou menos" no carburador da mesma. E não estou falando aqui, no fú do mundo. Em Salvador e em Fortaleza não encontrei quem soubesse fazer um serviço de regulagem aceitável. Agora, quando coprei o meu atual 4X2 (Saveiro 1.6 Mi), estava com problema na marcha lenta. Levei em uma oficina, próxima a Tamboril, o mexânico ligou o "computador" na tomada da central da IE e pronto (falha no atuador da marcha lenta). Lá mesmo comprei a peça, troquei e pronto. Na mesma loja/oficina comprei todas as peças para revisar a TBI que eu comprei para o Pangaré, inclusive o bico injetor. Agora, chega lá pedindo peças para carburador...
    Isso, no sertão do Ceará, NE. Pelas queixas de quem tem carro carburado, inclusive nossos colegas NIVeiros, encontrar quem faça uma regulagem aceitável nos carburadores no Sul e Sudeste, a situação não é diferente.
    Quem quiser ter seus NIVAs por mais alguns anos anos, não tem jeito: Vai ter que partir para uma IE. Por quanto tempo mais você acha que a Autovaz vai fornecer carburadores?
    Isto ocorreu por volta de 2.000, mas não vem ao caso. Bacalhau, o problema não é achar alguém que saiba mexer com i.e., e sim conhecer com exatidão os parâmetros da i.e. dos Lada. É o mesmo que pedir a um médico formado pela melhor faculdade de Medicina do país que faça um diagnóstico de determinado paciente, porém sem lhe informar quais os sintomas apresentados pelo mesmo. Ou seja, o comprovado conhecimento deste médico não irá ser útil, se não lhe forem passadas as informações das quais ele precisa para fazer um diagnóstico.

Só para exemplificar, quando eu tinha o Niva 1.7i, tentei recorrer à Bomer e à IPS, ambos especializados em Lada, e nenhuma das duas conseguiu resolver a parada.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Isto ocorreu por volta de 2.000, mas não vem ao caso. Bacalhau, o problema não é achar alguém que saiba mexer com i.e., e sim conhecer com exatidão os parâmetros da i.e. dos Lada. É o mesmo que pedir a um médico formado pela melhor faculdade de Medicina do país que faça um diagnóstico de determinado paciente, porém sem lhe informar quais os sintomas apresentados pelo mesmo. Ou seja, o comprovado conhecimento deste médico não irá ser útil, se não lhe forem passadas as informações das quais ele precisa para fazer um diagnóstico.

Só para exemplificar, quando eu tinha o Niva 1.7i, tentei recorrer à Bomer e à IPS, ambos especializados em Lada, e nenhuma das duas conseguiu resolver a parada.
    Era só dar uma olhada no manual de serviço da versão injetada. Tem o passo a passo para teste dos atuadores e sensores.

Inclusive, dando uma lida agora descobri algo interessante, que demonstra que cada caso é um caso

[]'s
    França.
    Arquivos Anexos

Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    E então França, como anda o Niva injetado?
    Partiu mesmo para o módulo GM?
    Eu não estava acompanhando muito este tópico pois meu Niva é diesel, mas como agora estou com dois amigos com Nivas, to querendo usar eles de cobaia, rs.
    Só que a idéia é tornar os carros tetra-fuel (ou ao menos flex).
    Falando nisso, será que o coletore de exaustão do Uno turbo também casam com o do Niva?
    Abraços!
    (Semana que vem começo a rodar ferro velho atrás de pecinhas para o meu e coletores SEVEL)

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    E então França, como anda o Niva injetado?
    Partiu mesmo para o módulo GM?
    Então, é o camarada Bacalhau que está tocando a empreitada de utilizar uma injeção GM baseado no módulo Multec 700 (Monza, Kadett, Ipanema etc.). Eu vou usar um módulo genérico, baseado na placa Megasquirt V2.2 com processador MS1-Extra.

Eu não estava acompanhando muito este tópico pois meu Niva é diesel, mas como agora estou com dois amigos com Nivas, to querendo usar eles de cobaia, rs.
    Só que a idéia é tornar os carros tetra-fuel (ou ao menos flex).
    Falando nisso, será que o coletore de exaustão do Uno turbo também casam com o do Niva?
    Então, eu não chequei o coletor de escape, mas considerando a semelhança com o coletor de admissão é possível que possa haver compatibilidade também com o coletor de escape, e sendo o do Uno Turbo fica fácil para pendurar uma turbina. Eu já tenho um coletor para turbina acoplável ao coletor original do Niva, pois eu turbinei meu primeiro Niva

[]'s
    França.

Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Red face

Então, to com dois amigos com Nivas agora ambos com kit-gás. Minha idéia está sendo de colocar caraminhola na cabeça deles para turbinar e/ou colocar uma injeção (melhor seria se gerenciasse inclusive o gás).
    Como um deles (o Igor) já está tendo dor-de-cabeça com o carburador (o carro dele só funciona no gás) acho que já tenho um candidato à cobaia para injetar. A injeção do Monza sei que não é flex, dai fica a pergunta, essa que vc está para instalar é?
    A turbina fica para depois e talvez para o outro (o Leandro) servir de cobaia.

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Então, to com dois amigos com Nivas agora ambos com kit-gás. Minha idéia está sendo de colocar caraminhola na cabeça deles para turbinar e/ou colocar uma injeção (melhor seria se gerenciasse inclusive o gás).
    Com a megasquirt, utilizando uns bicos de injeção de gás como os do Fiat Tetrafuel, talvez fosse até possível gerenciar, e também gerenciar outros bicos para injeção de combustível líquido. Isso porque a mega é semi-sequencial, ou seja, a injeção é banco a banco. É possível criar mapas distintos para cada banco, e assim, acho que é factível considerar usar um banco para combustível líquido e outro para gasoso, mas é só teoria. No forum Megasquirt Brasil não vi ninguém que tenha feito isso. Mas uma coisa é certa: seria possível gerenciar a injeção de combustível líquido e o avanço de ignição necessário para essa situação, e usar um mapa de ignição para ser usado apenas com o gas, fazendo algum circuito para desligar o acionamento dos bicos de combustível líquido quando fosse utilizado somente gás. Já melhoraria alguma coisa, mas é só suposição, baseando nas inúmeras possibilidades que a Megasquirt oferece.

Como um deles (o Igor) já está tendo dor-de-cabeça com o carburador (o carro dele só funciona no gás) acho que já tenho um candidato à cobaia para injetar. A injeção do Monza sei que não é flex, dai fica a pergunta, essa que vc está para instalar é?
    A turbina fica para depois e talvez para o outro (o Leandro) servir de cobaia.
    Como posso ter na megasquirt 2 mapas distintos, posso fazer um para gasolina e outro para álcool. Flex como é nos carros de fábrica não seria, mas poderia facilmente usar, exclusivamente, um ou outro combustível, bastando para isso trocar de mapa, o que já é um alento.

[]'s
    França.

Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Com a megasquirt, utilizando uns bicos de injeção de gás como os do Fiat Tetrafuel, talvez fosse até possível gerenciar, e também gerenciar outros bicos para injeção de combustível líquido.
    HUmmm muito interessante isso, admito que ainda não vi um fiat tetrafuel com o capô aberto, nem imaginava esse sistema. Tenho de rever meus conceitos!
    Isso porque a mega é semi-sequencial, ou seja, a injeção é banco a banco. É possível criar mapas distintos para cada banco, e assim, acho que é factível considerar usar um banco para combustível líquido e outro para gasoso, mas é só teoria. No forum Megasquirt Brasil não vi ninguém que tenha feito isso. Mas uma coisa é certa: seria possível gerenciar a injeção de combustível líquido e o avanço de ignição necessário para essa situação, e usar um mapa de ignição para ser usado apenas com o gas, fazendo algum circuito para desligar o acionamento dos bicos de combustível líquido quando fosse utilizado somente gás. Já melhoraria alguma coisa, mas é só suposição, baseando nas inúmeras possibilidades que a Megasquirt oferece.
    Era algo assim que eu havia imaginado, na realidade a centralina passaria a gerenciar apenas a curva de ignição meio "as cegas" e quem iria cuidar da injeção de gás seria um sistema de membrana convencional. Algo como ter uma ignição eletrônica com avanço de ponto, seria uma subutilização da injeção, masss...

Como posso ter na megasquirt 2 mapas distintos, posso fazer um para gasolina e outro para álcool. Flex como é nos carros de fábrica não seria, mas poderia facilmente usar, exclusivamente, um ou outro combustível, bastando para isso trocar de mapa, o que já é um alento.

[]'s
    França.
    Só dois mapas? Caramba, é pouco... Queria algo com uns 6 pelo menos. Um para a curva do gás, outro para gasolina 100%, outro para a "batizada oficial", mais um para a 50%, outro para a 30% e, por fim, uma para alcool hidratado. E ainda que mudasse de um mapa para outro sem apertar botões! Será que alguém já fez um módulo com essas possibilidades? Acho que to querendo demais né? rs

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem