x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 27

Hybrid View

Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Parafuso do câmbio

Olá pessoal !

Existe um parafuso que prende a primeira marchal á ré (ou a quinta à ré, não me lembro exatamente) que vive quebrando.
    Alguém sabe porque isto acontece e como faz para parar de quebrar ?

Abraço a todos !

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Olá pessoal !

Existe um parafuso que prende a primeira marchal á ré (ou a quinta à ré, não me lembro exatamente) que vive quebrando.
    Alguém sabe porque isto acontece e como faz para parar de quebrar ?

Abraço a todos !
    É o parafuso da quinta, geralmente quebra quando perde o aperto. Trava química nele!

Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Olá Flugêncio !

Toda vez que tiro o câmbio, eu verifico se este parafuso não está quebrado.
    Nesta última vez, quando troquei a embreagem, notei que o parafuso havia quebrado. Acontece que não consegui tirar a parte da rosca que ficou presa. Como não estava fazendo nenhum barulho, resolvi montar sem este.
    Rodei uns 5000 Km e só agora que o barulho apareceu (conheço o ruído porque já quebrou muitas vezes).
    Já sei que quando desmontar vou me deparar com esta rosca presa.
    Vc sabe como retira-la ?

nao conheço o sistema nem o material onde fica alojado tal parafuso,
    mas voce pode tirar de varias formas;
    primeira delas é dando um calor na peça onde ficou alojada a rosca quebrada e dai com uma chave de fenda voce tenta rodar o que sobrou do parafuso, pois o calor tende a dilatar a parte da rosca(nao aqueça demais e nao resfrie a peça apos aquecer para nao perder a tempera)
    segundo se a primeira nao der certo utilize uma furadeira e uma serie de brocas começando por uma bem fina e fure o meio do parafuso va a uma casa de parafusa e compre um parafuso rosca inversa compativel com o tamanho de furo que consegui fazer no pedaço de parafuso quebrado e assim va rosqueando no que sobrou ele provavelmente vai sair(qualquer coisa tente um calor junto no alojamento do parafuso quebrado)
    terceira voce pode ir com a furadeira aumentando a grossura das brocas até acabar com o que restou do parafuso e depois utilizar um macho com uma medida um pouco maior e assim utilizar um parafuso maior.

espero ter ajudado
    abraço

Caro amigo tenho experiencia com 4x4 a anos como mecanico de meus carros, boa parte eu faço, agora eu estou sempre pronto e querendo aprender algo mais facil para executar os serviços, entao se puder nos ensinar uma forma mais facil ou apenas outra forma de remover o parafuso agradeço pela aula.

[]"

O parafuso quebra pq é longo, sofre uma deformação elástica ao ser apertado. Ninguem aplica o torque adequado, ali na rosca, onde quebra, é uma área de grande stresse. Ideal é usa-lo apena uma vez, como a maioria dos parafusos que sofrem tração, como é o caso da engrangem intermediara que este parafuso prende.Usar parafuso de aço 10k ou 8.8. inox e ferro comum jamais.
    Normalmente, ao se retirar q engrenagem intermediaria, ve-se o pedaço dentro do eixo secundário. Ja tirei algumas vezes apenas com punção e martelo. Pode-se broquear e usar um extrator de parafusos. Tipo uma macho conico com rosca a esquerda. Não aconselho usar trava quimica de alto torque. Usar um de baixo torque e uma boa arruela de pressão.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Problema com parafuso cambio Engesa HELP!!!!
      Por gomila no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 25
      Última resposta: 15/04/2008, 08:41

Permissões de Postagem