x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Cardã

Cardã

Camaradas, mesmo trocando qse todos os componentes da transmissão (coxim, junta elastica, acoplamento homocinetico, cruzeta, assoalho, rolamentos cambio) ainda sinto um "coice" bem de leve na transmissão e a vibração esta bem pouca, analisando o cardã dianteiro vi que tem uma folga na luva estriada, não achei essa peça nova para comprar e um cardã completo do Niva e mto caro, alguem tem alguma solução (testada e aprovada)?

Vlw

Citação Postado originalmente por ferchina Ver Post
    Camaradas, mesmo trocando qse todos os componentes da transmissão (coxim, junta elastica, acoplamento homocinetico, cruzeta, assoalho, rolamentos cambio) ainda sinto um "coice" bem de leve na transmissão e a vibração esta bem pouca, analisando o cardã dianteiro vi que tem uma folga na luva estriada, não achei essa peça nova para comprar e um cardã completo do Niva e mto caro, alguem tem alguma solução (testada e aprovada)?

Vlw
    Você pode tentar (repetindo: tentar!) resolver o problema da seguinte forma:

Retire o cardã, com a luva, e leve a um funileiro, ou alguém que tenha equipamento de solda. Peça para aquecer o conjunto (NÃO tire a luva, ela deve ser aquecida juntamente com o eixo!) DE FORMA UNIFORME, ou seja, não em apenas um ponto, e sim em toda a volta do eixo. Deixe esfriar lentamente. A luva deverá encolher, ficando justa. Antes de montar novamente, é bom verificar se não ficou justa demais, o que também causa vibrações, deve haver uma pequeníssima folga. O Wilson fez isto com os dois eixos cardan de meu Niva e a coisa funcionou, espero que funcione também em seu caso!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Oi Girti, puxa legal saber vou fazer o teste, espero q funcione....o aquecimento e feito com o maçarico?

Oi Girti, puxa legal saber vou fazer o teste, espero q funcione....o aquecimento e feito com o maçarico?
    No caso do meu Niva, foi feito com um maçarico. Segundo o Wilson, precisa ser um bom maçarico, que forneça uma chama bem quente. Repetindo, o aquecimento deve ser uniforme, não se deve aquecer apenas um ponto da luva (não deixei claro, o maçarico deve ser "aplicado" sobre a luva).
    Gil Roberto

Oi Gil, falei com um torneiro ele me disse q não adianta passar o maçarico pois pode piorar, ele disse q já viu fazerem com solda eletrica uma argola na ponta da luva (mas não entendi direito), mas a solução melhor na opinião dele seria arrumar uma ponta e uma luva estriada nova, dai ele cortaria a ponta gasta e soldaria a nova, mas não achei nenhuma parecida para o Niva, vc tem alguma ideia ou onde eu poderia encontrar?
    Vi na sarancar um cardã completo usado por R$ 350,00, mas qria algo novo por um preço justo.
    vlw

Oi Gil, falei com um torneiro ele me disse q não adianta passar o maçarico pois pode piorar, ele disse q já viu fazerem com solda eletrica uma argola na ponta da luva (mas não entendi direito), mas a solução melhor na opinião dele seria arrumar uma ponta e uma luva estriada nova, dai ele cortaria a ponta gasta e soldaria a nova, mas não achei nenhuma parecida para o Niva, vc tem alguma ideia ou onde eu poderia encontrar?
    Vi na sarancar um cardã completo usado por R$ 350,00, mas qria algo novo por um preço justo.
    vlw
    Com o meu Niva, a solda com o maçarico funcionou...
    Gil Roberto

Camaradas, só para constar...em minhas pesquisas não achei luva e ponteira novas originais para o Niva, o que parece q daria certo, mas tb não achei, seria a ponteira e luva do opala/pampa/del rey, assim tb usaria a cruzeta deste, são as q mais se aproximam do tamnho da do Niva, mas tb teria q ver se a flange q acopla a caixa daria certo, então no meio dessas duvidas comprei um cardã completo por R$ 300,00 (usado)

Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Agradecimentos: 3
    Camaradas,

Na CardanRio por exemplo, o camarada lá é jipeiro e faz os cardãs 0Km pro Niva, balanceado e alinhado 100%. Ele utiliza os cardãs novos para jipe Willys, adaptados pro Niva. Custa R$ 300,00 cada.
    Acho a melhor opção, pois terá um cardã novo, "que nunca mais vai dar problema" como diz o próprio dono da CardanRio, que fica na Dutra, em direção ao Rio, na altura de S.J. Meriti . Essa empresa é no Rio de Janeiro, mas com certeza encontrará o serviço na grande São Paulo.

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

jeitinho

Camaradas, só para constar...em minhas pesquisas não achei luva e ponteira novas originais para o Niva, o que parece q daria certo, mas tb não achei, seria a ponteira e luva do opala/pampa/del rey, assim tb usaria a cruzeta deste, são as q mais se aproximam do tamnho da do Niva, mas tb teria q ver se a flange q acopla a caixa daria certo, então no meio dessas duvidas comprei um cardã completo por R$ 300,00 (usado)
    Ferchina,

Segundo o meu irmão, torneiro, dono de retífica/oficina de 4x4 etc. a solução pode ser a seguinte:

Desmonte o cardã no local das estrias (luvas) retirando o anel e a borracha de retenção. Lave bem ambas as partes, remonte sem o anel e a borracha.
    Feito isto, utilizando eletrodos de solda para aço inox, fazer um cordão de solda no sentido longitudinal na parte da luva onde se encaixa o estriado, esperar esfriar, verificar a folga, caso ainda exista, fazer outro cordão de solda no lado oposto do 1º cordão.
    Se ainda não resolver, vc poderá ainda fazer no máximo 2 cordões, sendo um de cada lado entre os 2 já existentes, sempre esperando esfriar para verificar a folga.
    Terminado, se resolvido a folga, desmontar novamente e tornear a parte da solda retirando todo excesso da luva e remontar. Ele tem feito isso em diversos 4x4 e tem resolvido o problema da folga no estriado.

Espero que possa ajudar!

Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Ferchina,

Segundo o meu irmão, torneiro, dono de retífica/oficina de 4x4 etc. a solução pode ser a seguinte:

Desmonte o cardã no local das estrias (luvas) retirando o anel e a borracha de retenção. Lave bem ambas as partes, remonte sem o anel e a borracha.
    Feito isto, utilizando eletrodos de solda para aço inox, fazer um cordão de solda no sentido longitudinal na parte da luva onde se encaixa o estriado, esperar esfriar, verificar a folga, caso ainda exista, fazer outro cordão de solda no lado oposto do 1º cordão.
    Se ainda não resolver, vc poderá ainda fazer no máximo 2 cordões, sendo um de cada lado entre os 2 já existentes, sempre esperando esfriar para verificar a folga.
    Terminado, se resolvido a folga, desmontar novamente e tornear a parte da solda retirando todo excesso da luva e remontar. Ele tem feito isso em diversos 4x4 e tem resolvido o problema da folga no estriado.

Espero que possa ajudar!
    Flugêncio, puxa era isso msm q um cara tava tentando me explicar, mas nem ele msm sabia ao certo...infelizmente acabei comprando um cardã completo, chegou hj....a luva esta boa mas as cruzetas e a luva não tem o bico para engraxar...vc sabe q tipo de graxa posso usar na luva, pode ser graxa de rolamento?
    vlw

Usuário Avatar de Savius
    Entrada
    24/02/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Flugêncio, puxa era isso msm q um cara tava tentando me explicar, mas nem ele msm sabia ao certo...infelizmente acabei comprando um cardã completo, chegou hj....a luva esta boa mas as cruzetas e a luva não tem o bico para engraxar...vc sabe q tipo de graxa posso usar na luva, pode ser graxa de rolamento?
    vlw

Olá camarada, use graxa de BISSULFETO DE MOLIBDÊNIO - MoS2, é um pouco mais cara, mas o resultado é exelente.(inclusive use também nos rolamentos de roda).
    Dê uma olhada nesse site:http://www.lubrificantes.net/fgr-006.htm

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ranger - Troca do eixo cardã
      Por Edintruder no fórum Ford
      Respostas: 37
      Última resposta: 03/02/2012, 21:05
    2. Eixo cardã Subaru Outback
      Por João Petersen no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/09/2010, 01:28
    3. Cardã dianteiro do T4 2.004
      Por carburador4x4 no fórum Troller
      Respostas: 19
      Última resposta: 21/10/2008, 19:35
    4. Respostas: 1
      Última resposta: 09/01/2004, 08:26
    5. Cardam traseiro
      Por Sergio Antunes no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 27/05/2003, 10:30